Cotton, voce deveria saber que o codigo do consumidor permite você devolver o veiculo e pegar seu dinheiro de volta no caso de ter sido engano e em muitos outros casos.
Versão Imprimível
Cotton, voce deveria saber que o codigo do consumidor permite você devolver o veiculo e pegar seu dinheiro de volta no caso de ter sido engano e em muitos outros casos.
Caracas...
Acho que estão fazendo muita confuzão por NADA !
Pelo que eu entendi o Cotton quer que o carro "bloqueie" em 4x4 não é isso ?
Se for, fica frio, assim que vc engatar a 4x4 ele já estará "bloqueado"
TODOS os carros, tem diferencial (direita / esquerda) para que qdo vc faça uma curva ( e cada roda anda uma distância diferente) vc não torça e arrebente tudo.
Pois é, no caso dos 4x4, da mesma maneira do direita / esquerda, deveriamos ter um diferencial frente/traz (afinal, as rodas da frente também fazem um percurso diferente das trazeiras)
Porém, grande parte dos 4x4 não tem este diferencial central (POR ISSO O FABRICANTE RECOMENDA SÓ USAR A 4X4 EM TERRENOS DE POUCO ATRITO)
Alguns modelos + modernos As novas Pajeros, Pajero TR4, Cherokka (automática) tem a opção de andar 4x2, 4x4 com diferencial funcionando (pode ser usado no asfalto) 4x4 bloqueado (fica exatamente igual aos que NÃO tem bloqueio) e reduzida.
Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômico
Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquear
Lama ? 4x4 bloqueado
FU*&¨? Reduzida
Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.
Outro caso de Bloquei de diferencial é o da LR, que "vende" isso como o bloqueio sendo uma vantagem! Na verdade, o que poderia ser uma vantagem, seria a 4x4 integral, o bloqueio só a deixa igual a uma Ranger, S10 ou mesmo sua Pajero, quando engatada a 4x4. (O niva tbém é 4x4 integral e tem bloqueio). Carro 4x4 integral TEM que ter diferencial central
Resumindo
Seu carro Não tem bloqueio de diferencial central porque Não tem diferencial central ! :wink: :wink: :wink:
Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4
Espero ter ajudado e não confundido + ainda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Citação:
Postado originalmente por reybelo
:lol:
:wink:Citação:
Postado originalmente por Wallace
Só se tiver roda livre ou similar, Na Cherokee não muda nada. :(Citação:
Também fica mais engraçado (e perigoso) para andar na terra e lama. 8)
Também é engraçado para fazer zerinho na terra sem aderencia onde os 4x4 full-time não conseguem fazer ... :D
Pode usar no asfalto seco que ganha em estabilidade e segurança, e para rebocar também.Citação:
Pode reduzir que fica mais seguro e com mais controle, uso mais essa opção em terra onde se pode andar mais rápido mas é mais escoregadia para não usar o 4x4 Full-time.Citação:
Não é para quem não tem essa opção, eu basicamente só uso 4x4, dificilmente uso a 4x2.Citação:
Errado, um bloqueado é que tem bloqueio em um ou mais EIXOS, nada a ver com o central.Citação:
Eu não sei bem separar o que eu escrevi o que foi o Wallace :oops:
Mas dá para entender (eu acho !)
Essa da Cheroka não ter roda livre eu não sabia !!! :roll: No caso da TR4 e demais Pajeros temCitação:
Postado originalmente por Wallace
Pode usar no asfalto seco que ganha em estabilidade e segurança, e para rebocar também..[/quote]Citação:
Poder pode, é justamente esta a vantagem do 4x4 com diferencial funcionando.
Pode reduzir que fica mais seguro e com mais controle, uso mais essa opção em terra onde se pode andar mais rápido mas é mais escoregadia para não usar o 4x4 Full-time..[/quote]Citação:
Bom, não estava ensinando o Cotton a dirigir :wink: , só explicando a grosso modo o sistema de tração / bloqueio
Não é para quem não tem essa opção, eu basicamente só uso 4x4, dificilmente uso a 4x2..[/quote]Citação:
Como o meu carro tem roda livre, eu uso + no 4x2, que gasta menos (embora ache a TR4 meio gastona para um carro 2.0 - e olha que eu estava acostumado com uma Ranger V6!!!)
Errado, um bloqueado é que tem bloqueio em um ou mais EIXOS, nada a ver com o central.[/quote]Citação:
Por isso eu disse que estava explicando "errado"
Não dá para bloquear o dif. central porque Não tem.
Mas quando ele aciona a 4x4, o sistema fica "igual" ao 4x4 lock da minha !
Blz, haha :shock: :shock: :shock: :shock:
PQP!! HAHA não tenho nem o que falar.. estou pasmo :shock:
Ok, recomeçando intão.. eu axei q eu tinha intendido.
Lá vai: :D :roll: :lol:
No sistema da minha pajero eu possuo a opção:
4x2 (com as rodas livres, "unlocked" :D mesmo pq elas são automaticas.)
4x4 e 4x4 reduzida. (não existe uma alanvanda de bloqueio nem nada assim, E o mecanico la da mitsubishi, informou ao meu pai, que não existe o bloqueio, porém não citou a presença do diferencial central em hipótese alguma.)
Até onde eu intendi, eu POSSUO um diferencial central SEM bloqueio, onde "levantou uma roda parou" (certo?).
Ok ok, parto do seguinte princípio: (mas isso eh o q eu tenho na minha cabeça.. deve estar errado :roll: )
Se possui a Roda livre, necessariamente deve existir um diferencial central, pois o 4x2 é o que seria "opcional", e o 4x4 seria o "padrão".
Então me respondam por favor, de forma simples e direta,
Minha pajero possui a opção 1 ou 2 ????
1) Diferencial Central SEM bloqueio.
(o que seria 4x4 full-time, acredito).
2) SEM Diferencial Central.
(4x4 part-time)
(essa seria a de mais vantagens .. certo?)
Seja la como for, ja deu pra "testar" o bixo. haha
Um teste humilde :oops: hahaha
Meu pai axou uma subida "forte" la no meio dum mato la em Joinville (sou de ctba) com uma tilha de pedra.. e tavam molhadas.. pois estava garoando... com 6 pessoas no jipe, subindo devagar (~10-15 km/h) não deu uma derrapadinha! nenhuma volta em falso de nenhum pneu !! EEETA me deixou tão feliz :oops: :lol: 8) :lol: 8) :D
Mas é isso, eu to em duvida de novo agora huahuahauh
E o que vai ser então ? opção 1 ou 2 ?
[]'s cheios de duvida :wink:
hmmm, esqueci de falar:
No "teste" usamos 1º reduzida :shock: :shock:
mas ia sem 2º se meu pai não tivesse em duvida do q ele tava fazendo hauhauah
...............................................
.........................................
..................................
.........................
..................
.....................
.........
.......
......
....
..
..
.
Dois !!! :lol: :D :mrgreen:
Nossa, depois de tanta mgem, já não tenho mais certeza nem se meu carro é 4x4 :shock: :D
Bobagens a parte, até onde eu sei, seu carro (do seu pai), NÃO tem diferencial central.
Então funciona igual a maior parte os 4x4 (CJ, Ranger, S10, Samurai...)
Na terra, não é desvantagem nenhuma. Na verdade, Vc só perde a opção de usar o 4x4 no asfalto, que como o Wallace falou, pode ser interessante em determinadas condições, ou sempre, como no caso dele :wink:
Acho que seria uma leitura muito interessante, o livro Técnica 4x4 ou mesmo fazer o curso da Dpaschoal.
Com certeza, vcs iriam sanar por completo todas as dúvias e aprender a tirar o máximo da nova viatura
http://www.tecnica4x4.com.br/
Belo
A sua não tem diferencial central.
Como não tem diferencial centra não tem como ter um bloqueio para o diferencial central.
A sua tem então, 4x2 que vai usar no asfalto e mesmo em pisos de terra dura.
4x4 que pode usar para melhor tração, dirigibilidade e segurança em pisos mais escoregadio.
4x4 reduzida que vai usar quando além de tudo estiver em velocidade mais baixa e desejar mais controle e força.
Na duvida entre 4x4 e 4x4 reduzida use a reduzida, pois ao contrario que muitos acham a reduzida poupa o carro.
Eu tenho diferencial central na minha Cherokee, assim alem de 4x2 eu posso usar o 4x4 full time no asfalto sem quebrar nada já que o diferencial central acerta a diferença de rotação entre os eixos.
Mas no piso escoregadiou o 4x4 full time não é muito eficiente não, pois se uma roda perder tração as outras 3 podem ficar sem tração pois os diferenciais vão mandar toda a tração para a roda que esta escoregando.
Por isso que eu tenho a opção 4x4 part time que simplemente no meu caso bloqueia o diferencia central, assim fico como o seu 4x4 NÂO reduzido.
Eu tenho uma Pajero IO, e me lembro de ter visto no manual que a versão com câmbio automático possui diferencial central, portanto 4 opções de tração na seguinte ordem:
-4x2
-4x4 sem bloqueio central
-4x4 com bloqueio central
-4x4 reduzido com bloqueio central
A versão com câmbio manual não possui diferencial central, e consequentemente toda vez que a tração 4x4 for solicitada, esta já entra blocada:
-4x2
-4x4
-4x4 reduzido
Não sei se vale para todas as pajeros
[]'s
Citação:
Postado originalmente por Lucianom38a1
Pois é justamente este o assunto.
NÃO vale para todas a s Pajeros.
A do Cotton, não tem diferencial central, logo não existe a possibilidade de bloquea-lo. E justamente esta "falta" do bloqueio que o deixou confuso :roll:
Acho que agora, lendo as mgens anteriores, o assunto já foi esgotado.
A TR4 as Full e alguns modelos + antigos já tem esse diferencial central, mesmo nos modelos com cambio manual. é por isso que a Mitsubishi fala na propaganda 20 opções de marcha.
São 5 marchas e 4 opções de tração
4x2H - Tração traz. normal
4x4H - 4x4 Com diferencial funcionando (pode usar em qq piso)
4x4HLc - 4x4 Lock (dif. central travado - só pisos de baixo atrito)
4x4LLc - 4x4 (Reduzida e com dif. travado)
O ideal, é ler o manual do veículo para saber aproveitar melhor suas características.
Sobre a Io, já me disseram que existe cambio manual com dif. central !
Será !?!? :?: :!:
Olha... por véia das duvidas....
Ai tá uma foto da parte de baixo da pajero...
hehe
eu não intendo nada o q se passa nessa foto
então.. segue a pergunta
tem ou não tem diferencial?
http://www.geocities.com/eu_sou_henrique/eae.jpg