Postado originalmente por
Artemário
Caro colega ; estou passando pela mesma dificuldade que você com relação ao problema de acender a luzinha laranja da injeção e simultaneamente ocorrer a perda de potência.
Minha viatura é uma Savana 2011 , que peguei zerada e até os 90.000 Km foi tudo muito bem . As primeiras revisões ( enquanto estava na garantia ) foram feitas em concessionárias: Rio , Juiz de Fora , Niterói e por fim ; após a inauguração , aqui mesmo em Petrópolis; terminada a garantia , entreguei aos cuidados de um "mecâmigo" ( mecânico + amigo ).
O que ocorre é o seguinte :
A luz de cor laranja no painel , indicativa de problemas na injeção eletrônica , se acende e simultaneamente o motor perde muita potência.
Então eu ligo o alerta , encosto o veículo , desligo o motor e aguardo uns 30 segundos , em seguida ligo o motor e o mesmo funciona perfeitamente normal.
Mas é um defeito intermitente que ocorre de maneira aparentemente aleatória ; mesmo que eu tente repetir as condições em que tenha ocorrido já uma vez , não tenho nunca a garantia de que vou conseguir reproduzir a situação de falha. As vezes em subidas , mas , várias vezes também em retas horizontais.
A única certeza é que ; só ocorre em velocidades acima de 100 Km / h , porém sempre na faixa verde do conta-giros , sempre abaixo dos 4.000 R.P.M.
Levei a viatura à concessionária de Itaipava - Petrópolis - R.J. , fui muitíssimo bem atendido , gente muito atenciosa e prestativa , porém infelizmente não conseguiram resolver o problema.
Foi passado o " SCAN " , que acusou os códigos de erro 12 e 49 , ambos relacionados à pressão de ar da turbina , cheguei a trocar uma peça , um dos sensores de pressão que comandam uma certa válvula solenóide , peça cara ; 840 reais , digo cara porque foi totalmente em vão ; não resolveu nada ; após alguns dias o problema voltou a ocorrer , se tivesse resolvido ; seriam talvez os 840 reais mais bem gastos dos últimos tempos .
Depois voltei várias vezes a concessionária , onde fizemos vários testes , substituindo outros sensores , porém sem nunca lograr resultado.
Desisti da concessionária , pois apesar de ter constatado boa vontade da equipe de manutenção ; não sabiam mais o que fazer .
Alguém teria uma sugestão ?
[ ]`s a todos !