Caros colegas do mundo Off-Road, abaixo segue o relato de um amigo que adquiriu recentemente ( 2008 ) uma Pajeiro Sport e está com dificuldades em fazer valer seu direito de garantia junto à autorizada e fábrica.
Acho importante divulgar esse tipo de situação, pois como lado fraco da corda, nós consumidores não temos muitas opção de reinvidicar nossos direitos, portanto o mínimo que podemos fazer é divulgar esse tipo de comportamento das empresas para ajudar a comunidade no que refere-se as opções de escolha na hora de comprar um carro zero.
Abaixo a descrção na íntegra e em anexo o documento enviado à Fábrica.
Logicamente as informações do proprietário estão preservadas.
"
Fortaleza, 22 de julho de 2009.
À MMC Automotores do Brasil Ltda.
Sou proprietária de uma Pajero Sport ano e modelo 2008, adquirida em 04 de abril de 2008, chassis 93XPRK94W8C810638, placas HYL6283, e levei meu carro para a concessionária Mito, em Fortaleza-CE, devido ter apresentado falha no funcionamento da trava elétrica das portas.
O DEFEITO: o defeito apresentado consiste no não travamento elétrico das portas quando acionada pelo comando manual interno da porta do motorista, ou acionamento involuntário das travas com o veículo parado ou em movimento.
No final de junho de 2009, levei o carro à concessionária Mito, o veículo teve a porta desmontada e a trava retirada, e constatado que o pino do contado elétrico da tomada da trava com o chicote elétrico estava rompido por oxidação, causando mal contato elétrico. A peça danificada é de código MR 473987.
O concessionário Mito alegou que a garantia não cobria este tipo de defeito, mas devido análise detalhada julgou que caberia solicitar um “good whell” para conseguir autorização da reposição da peça junto a MMC Automotores do Brasil Ltda. Após seis dias obtive a resposta negativa com a justificativa que a peça danificada não apresentava defeito de fabricação.
Gostaria que tal problema fosse analisado de uma forma analítica para que ficasse evidenciado a causa da causa do defeito, pois é necessário entender o que causou a oxidação do contato elétrico. Para tal, segue abaixo as fotos para auxílio do entendimento.
A PEÇA DANIFICADA, CÓDIGO MR 473987.
VISTA FRONTAL DA PORTA DIANTEIRA ESQUERDA.
VISTA SUPERIOR DA PORTA.
A CAUSA DA CAUSA ( a causa da oxidação)
Concluímos que devido as evidências de sinais de penetração de água devido a falta de vedação do friso de borracha junto a coluna da porta, a água causou a oxidação do contato elétrico da trava, e por conseqüência, causando a oxidação do pino de contato elétrico.
Tal falha na vedação é observada em todos os veículos Pajero Sport zero quilômetro expostos no salão da concessionária.
Reivindico a reposição da peça devido a proprietária não ter ação para evitar que a água oriunda de chuva penetre na parte interna da porta e caia sobre o contato elétrico da trava da porta.
Diante dos fatos incontestáveis, solicito a substituição da peça defeituosa sem custo para a proprietária do veículo.
Atenciosamente,
"