Rodrygo,
Da um aolhada nesse fabricante. Instalei na minha TR4 e ficou perfeito. caso precise de mais agilidade para o off é só tirar e guardar.
http://www.artefactum.com.br
abraços
J Pinho
Versão Imprimível
Rodrygo,
Da um aolhada nesse fabricante. Instalei na minha TR4 e ficou perfeito. caso precise de mais agilidade para o off é só tirar e guardar.
http://www.artefactum.com.br
abraços
J Pinho
Pessoal, para mais informaçoes neste topico, estou copiando as informaçoes de preparaçao da TR4 para a expediçao transamazonica feita em abril deste ano.
Os detalhes estao no topico mitsubishi - TR4 mandando ver
abraços.
PS Nao consegui colar o topico para acesso direto. se algueSó agora depois de uma semana do termino da Expedição tive condições de parar para da uma olhada por aqui.
Sabem como é, chegada, pepinos, limpesa e revisão da viatura, remontar tudo, retirar equipamentos e barro, muuuuuiiiiiiito barro.
Bem, abaixo relaciono as principais alterções efetuadas na TR4 para a Expedição:
- Lift de 2,5” com calço na dianteria;
- Lift de 3”na trazeira;
- Colocação do guincho Work 9000;
- Confecção do bagageiro;
- Uso de pneus Cross;
- Retirar todos os tapetes;
- Retirar bancos trazeiros
- Proteger, impermeabilizando, todos os módulos sob o banco dianteiro do carona;
- colocar ganchos para telas de proteção e amarração da bagagem;
- Confeccionar central de distribuição de energia para faróis instalados no bagageiro, com tomada para carregador e inversor ligada direto da bateria.
Calço dianteiro feito com chapas e tubo de aço inox na medida do montante da suspensão dianteira.
Molas dianteiras do gol 97 com ar condicionado e base em borracha torneada para base inferior com 1”, com alongamento interno para o batente superior calçar quando compressão total da mola. ( caso contrario, pelo alongamento do curso, o calço perderia a função de amortecer, pois não alcançaria a base original)
Confecção da base para o guincho e suportes para instalar no chassi, sem retirar o para choque plástico, e bola de apoio para reboque com cambão ou cinta.
Bagageiro confeccionado em tubo de seção quadrada, soldado com solda mig e pintura texturizada, com base para 03 pneus presos por parafuso, suporte para 02 galoes de 30 litros de combustível, 04 farois de milhas dianteiros e 01 farol trazeiro de apoio.
Inicialmente o bagageiro foi preso na capota nos suporte originais da TR4. Porem, ficou trepidando e certamente iria trincar durante o percurso, o que me fez resolver prende-lo diretamente na capota, usando os trilhos de suporte. Esta solução proporcionou grande tranqüilidade, pois os pneus ficaram fixos, não apresentando problemas durante toda a expedição, e de certa forma dando mais dureza ao monobloco, pois são seis pontos de fixação no teto.
Registrar a competência e dedicação da oficina do Milton em João Pessoa, que trabalhou comigo até madrugada de alguns dias para encontrar soluções nas adaptações.
Pneus cross.
Montados em roda aro 15 da ranger, precisou apenas de pequena alteração no off set das dianteiras por conta das pinças do freio.
Foram acomodados 03 no bagageiro e 01 no local do suporte.
Tapetes
A retirada dos tapetes foi providencial, pois evitou o cuidado (impossível), com não sujar ou molhar.
Banco trazeiro
Como não iriam ser usados, preferi retirar o encosto e base do banco trazeiro, visando melhor acomodar toda a bagagem, que calculo em aproximadamente 300 quilos, fora o peso do bagageiro, pneus cross e combustível extra( 60 litros ).
Proteção dos módulos
Os módulos da CA e do Air bag, ficam localizados embaixo do banco do carona e são vulneráveis a qualquer água que entre no veiculo. Para evitar problemas, retirei os módulos de suas bases e protegi com plástico e silicone, de forma que, caso houvesse inundação os mesmos estariam minimamente protegidos.
Esta proteção foi providencial, pois como passamos por trechos com quase um metro de profundidade, entrou água pelas borrachas das portas, e como a TR4 é monobloco, o piso é mais fundo do que as travessas laterais, impedindo a saída da água. Tive água dentro do salão sem problemas com os módulos.
Central de distribuição de energia
Para alimentar os faróis do bagageiro e tomada de força, projetamos uma central, alimentada direto da bateria, com fusiveis e reles e com interruptores com leds de indicação de ligados. Pela central, podemos ligar separadamente os dois faróis externos do teto, os dois internos do teto, o farol de apoio trazeiro e acessórios na tomada de força tipo acendedor.
Todas estas modificações foram feitas na Oficina do Milton em João Pessoa, que tem todas as especificações técnicas dos calços da suspensão, do suporte do guincho e do bagageiro.
Abraços a todos
Julio Pinho
__________________
J Pinho João Pessoa PB
XJ 97 Preta
ZJ 98 Preta
TR4 2006 Preta
juliopin100757@hotmail.com
m quizer faca o favor de colar o link.
Ale...
Boas...
Não sei se é o mesmo motor... me parece que sim.... tenho este manual em ingles do motor da IO gasolina.... verifique se é o mesmo que procura.... depois dá um toque... que pode ser de grande ajuda ter um motor equivalente nos EUA....
Abraços
Parabens Pinho pelo passeio e pela preparação bem feita da TR.
Alguem tem manual mecanico da TR4 com motor 2.0 16v, ou sabe onde baixar?
Obrigado
Então...quem encomendou as peças foi o dono da Retífica, eu mm nem conhecia a Dom Bosco, mas procurei no Google e achei esse telefone, vê se é e se tem as Peças q precisa.
http://www.apontador.com.br/local/sp...a_motores.html
Abraços
Boa lembrança Marcão!
Mesmo sendo "primo" eu gostaria de compartilhar esses encontros!
Aos que procuram um 4x4 sugiro uma olhada no que acredito ser realmente o melhor custo/beneficio do mercado: O Galloper. Fui apaixonado por uma Cherokee laredo, mas na busca me deparei com o Galloper... Me pirou o cabeção por 3 semanas... Depois testei esta que comprei!
Recomendo!
E pra quem ainda não sabe, a mecânica é da Pajero na gasolina e da L200 na diesel!
Marcão, nesses encontros têm carvão em brasa com alguma coisa em cima? ;))
Olá Alyne, parabéns a vc e seu esposo pela aquisição. Seria interessante que além do óleo do motor e filtro de óleo, trocasse tb o filtro de ar e combustível e checar as pastilhas de freio e líquido de arrefecimento p/ vê se está tudo Ok.
Como a sua é automática é muito importante checar e se necessário, trocar o óleo do câmbio automático, que deve ser feito a cada 40 mil Kilômetros. Veja a quanto tempo atrás o antigo proprietário trocou esse óleo. Um conselho, caso haja a necessidade de troca-lo, ponha somente um igual ou com as mesmas especificações que recomenda o manual.
Tb sou de Natal/RN e adquirir uma TR4 Flex recentemente na troca de uma Pajero Sport a diesel 2002 que eu tinha.
Um bom mecânico aqui em carros 4x4 é o Lito. Qualquer dúvida manda uma Msg ou email: freitasjro@bol.com.br
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Fala Julio Pinho,
Pow fico vendo quase que todos os dias as suas fotos da transamazonica, com certeza ainda vou marcar de ir la o quanto antes.....é o meu sonho....
Pow vi que voce colocou um calço de 2,5" na dianteira, e mola de gol na traseira, a homocinética não ficou forçando muito não, digo isso porque no meu carro ela ja estala bastante em erosões, e olha q meu calço na dianteira tem só tem 2".....Não sei se com o guincho ela ficou mais ou menos na altura do meu carro, ou se voce fez alguma coisa para não forçar muito ela.....
Na traseira, com esta nova mola voce não precisou trocar os amortecedores não, pois ja vi algumas Tr com 3" na traseira que o amortecedor estourou porque ficava dando final de curso toda hora.......digo isso com o carro vazio neh, porque com ela cheia a suspensão fica bem mais baixa....
Vlw e parabéns pelo passeio....e acho q o mais maneiro d tudo foi voce ter ido de Tr4 e ter surpreendido todo mundo.....nas trilhas q eu vou o pessoal ja fica maluco com o carro, imagina nessa expedição!!!!
Abração
Bailune,
Esta preparação fiz especificamente para a Transamazonica. Realmente, nao recomendo para o uso diario pois fica muito alta e muito dura. Na expedição, apesar de ter retirado tudo de dentro do carro, o peso de bagagem , pneus suporte (4 ), guincho , bagageiro etc,
Baixaram mais a suspensao. Hoje mantive apenas o calço da trazeira com 1" .
Quanto ao estalo que voce falou, veja se nao é decorrente das bieletas (tive este problema e depois descobri que eram elas), pois mesmo depois de retirar todo o peso, ainda antes de remontar bancos e parte interna nao apareceu nenhum ruido nem estalo, apenas ficou muito alta e dura.
tambem é necessario refazer a cambagem tanto quando eleva como quando rebaixa.
realmente, sem peso o amortecedor bate no fim do curso, por isso tambem so usei o lift para aexpediçao.
De qualquer forma guardei todo o material e é fácil de recolocar.
Depois da pratica, com 3 horas da pra alterar tudo novamente, menos a cambagem que se for para grandes percursos precisa ser alterada.
Outra dica que melhora muito a performance em trilha e a retitada das bieletas. Aumenta em muito o trabalho da suspensao sem prejudicar a estabilidade. Logico que nao se deve rodar em alta velocidade nem curvas fechadas sem ela.
Quanto a forçar o carro, realmente ja tinha uma boa impressao da TR4, mas na expedição ela surpreendeu pois foi porrada todo o tempo, sem maneirar nada com relação aos outros veiculos.
abraços
Manfredi, a única coisa que eu encontrei a um tempinho atrás foi neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25595
Veja se serve.
Abraço