Postado originalmente por
WCarlos_902
Desculpem o UP, mas essa semana recebi um telefonema da Mit e acho que vale divulgar aqui. Primeiro o curtíssimo e-mail resposta do SAC. Se fosse somente isso eu não iria nem me dar ao trabalho de postar, mas no longo contato telefônico foi possível arrancar, pelo menos, uma "confissão"; ainda que muito discreta.
Inicio pelo breve e-mail que recebi, após o contato telefônico:
Telefone toca na minha residência. Atendo; era uma pessoa se dizendo secretária do SAC MMCB. Sr Waldir Carlos? Sim. Por favor, um dos nossos gerentes do Depto. Técnico gostaria de falar com o Sr. a respeito das correspondências enviadas. Pode ser? Eu: Sim, pois não.
A seguir, parte da longa conversa por telefone:
Bom, inicialmente aquela apresentação super educada e tal: "Meu nome é fulano de tal"... Se apresentou falando que após tomar conhecimento dos meus e-mails, foi designado pela
área de engenharia para esclarecer as dúvidas "técnicas" sobre aquecimento. Disse falar do escritório de S. Paulo, mas que tinha sido orientado pela pessoal da fábrica. Fez questão de me informar o telefone [da sala] dele e se prontificou para eventuais necessidades.
No início ele ponderou que as
L200 2007 já contemplam uma nova
hélice e um
defletor e tal... isso ele escreveu no e-mail acima; outros detalhes, não! Questionei se isso garantiria o NÃO aquecimento nos motores das
A/T. Nesse instante ele foi muito cauteloso na resposta; claro. Apenas pontuou que por ser um veículo com câmbio automático,
dependendo das condições de uso, o motor trabalhará numa temperatura maior.
Nesse ponto da conversa [...acho que após uns vinte minutos] achei que deveria insistir um pouco mais. Perguntei: Então, se a
A/T for submetida a uma condição mais severa, exigindo potência e tal, iria "esquentar"? Ele respondeu: "Se for uma condição
extrema, sim". Nesse momento eu me fiz de ingênuo e perguntei o que seria uma condição extrema? Ele foi direto: Com carga total ou, em situações onde a potência requerida seja "alta" [...deu como exemplo o uso em
dunas!]. Arrisquei em seguida: Sim, e o que a Mit tem para apresentar como solução?
A resposta veio contornada de argumentos cuidadosos, e saiu assim: Nosso departamento de engenharia desenvolveu e está disponibilizando um
kit... Basicamente consiste em um novo arranjo de arrefecimento, onde o radiador passa a trabalhar selado. Nessa parte do diálogo [... a mais importante!] ele descreveu o tal
kit com termos, que por limitações minhas, não tenho condições de detalhar [...foi utilizada uma linguagem mais técnica por parte dele... citou algo com relação ao arrefecimento de óleo da "caixa"; se não me engano!?], mas me pareceu implícito que se trata da solução adotada no carro do
Alexandre.
Resumo da ópera:
Colegas mais experientes aqui já tinham adiantado que a Mit é conhecedora disso, mas como a imensa maioria que enfrenta problemas de aquecimento nas
A/T não reclama, ela fica esperando. Além disso, NEM TODAS
A/T são submetidas às condições nas quais o nosso colega utiliza o veículo, concordam? Mais [penso EU]: o percentual de picapes automáticas é relativamente pequeno, correto?
Por razões óbvias estou deixando de notificar aqui o nome e o número do telefone que me foi dado.
Alexandre [ou qualquer outro colega que queira maiores detalhes], caso necessite eu posso te passar por MP.
PS- Essa anta aqui, acabou "esquecendo" de perguntar se o tal
kit, seria disponibilizado SEM nenhum custo

.
[]s