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  • #1

    L200 AT - Quem já teve problemas de aquecimento?




    PESSOAL,

    Seguindo a sugestão de um colega aqui do fórum, resolvi abrir este tópico.

    Muito se houve falar sobre os problemas de aquecimento que existem nas L200 Automáticas. Tem um monte de gente que fala que teve problemas, que o amigo do amigo tem uma que esquentou e etc. Só que também existem muitos outros proprietários que nunca tiveram problemas de aquecimento em seus carros.

    Apenas para que as pessoas que visitem este tópico não fiquem perdidas ou postem coisas que já foram discutidas, peço que olhem os tópicos abaixo para saber o que aconteceu com a minha L200, do problema de aquecimento até a solução apresentada pela MIT.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103 e http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=341837&postcount=128


    Portanto, gostaria que este tópico fosse utilizado para que os proprietários das L200 AT deixem seus relatos, dúvidas, sugestões, questionamentos e etc. relacionados especificamente ao problema de aquecimento.
    - Será que só no meu carro é que foi apresentada a solução?
    - Será que os outros donos de L200 AT nunca tiveram o problema, pois não usam seu carro até o limite?
    - O que é limite para cada um?
    - Será que meu carro foi “premiado” e veio com algum defeito de fabricação?
    - Será que os donos de AT aprenderam a conviver com este problema?

    Enfim, espero que possamos reunir o maior número de relatos sobre as L200 AT para tentar entender se o problema de aquecimento é crônico e se for, qual o motivo das AT não saírem de fábrica com as alterações que foram feitas no meu carro.

    Um abraço a todos,
    Alexandre K
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  • #2
    Usuário Avatar de Loyer
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    Sei não, mas já tem muita coisa sobre isso no fórum. Se brincar tem até tópico sobre isso... Esse assunto já foi MUITO discutido e pelo que conclui as AT esquentam mesmo.
    Abraço.
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #3
    Citação Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Sei não, mas já tem muita coisa sobre isso no fórum. Se brincar tem até tópico sobre isso... Esse assunto já foi MUITO discutido e pelo que conclui as AT esquentam mesmo.
    Abraço.
    Pois é Loyer,

    Este é o problema. Como vc mesmo disse, pelo que você concluiu, elas esquentam mesmo. Ou seja, estamos concluindo coisas a partir de alguns relatos, que óbviamente são reais e que temos que levar em consideração. Mas e a grande maioria que compra L200 AT? Será que não têm problemas porque?

    Agora, além do meu caso, que foi real e comprovado, quais os outros casos reais que tivemos aqui no fórum? Foram apenas dois outros relatados aqui que não me lembro agora do nome dos proprietários e que infelizmente não postaram mais nada a respeito.

    E de todas as L200 que são vendidas todos os meses, quantas têm este problema? O fato que estou tentando levantar é: Da quantidade de L200 AT vendidas todos os meses, quantas realmente tem o problema de aquecimento?

    Você pode ver que aqui no fórum existem muitos usuários de AT que nunca tiveram problemas.

    Eu não estou mudando o meu ponto de vista com relação a MIT e muito menos estou interessado em defendê-los. Só estou querendo entender o que acontece com este carro. Este fórum é visto por muitas pessoas e ajuda, e muito, a formar opinião. Portanto, meu objetivo aqui é apenas tentar concetrar as informações sobre isto em um único lugar. Senão daqui a pouco vamos começar a falar aqui de outros carros, viagens e etc. E iremos fugir do assunto e perder o foco no assunto. Ai quando precisarmos de informação no futuro, teremos que ficar garimpando em um monte de outros tópicos.

    Um abraço,
    Alexandre K
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  • #4
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Alexandre,
    Levei impresso até a concessionaria tudo que foi feito no seu carro, a pessoa responsável pelos "pepinos" ficou espantada e até meio sem graça com a situação de um consumidor ter que mostrar a solução.
    Semana que vem vou levar meu carro lá, disseram que vão avaliar e ver o que a mit autoriza a fazerem no meu carro, a mesma ladainha de sempre.
    A minha diferença é que meu carro esta fora da garantia, não sei qual vai ser a decisão deles levando isso em conta.

  • #5
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    30/03/2004
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    Realmente acho que a grande maioria das AT não esquenta devido ao uso.
    Em uma prova de corrida de aventura tinha o meu caro e mais 3 l200AT fazendo apoio e em uma subida forte as 4 esquentaram e não conseguiram subir, vc acelera, ela geme e não sai do lugar, só esquenta.
    O meu problema começou da seguinte maneira
    Sempre forcei meu carro em subidas e carregado(comprei para isso) e ele nunca havia esquentado, em uma viagem com carreta, em uma subida de uns 10min a temperatura começou a subir, fui controlando até a luz da transmissão acender também, aí achei melhor parar e esperar esfriar.
    A partir daí ela começou a aquecer com muita facilidade em lugar que antigamente não esquentava.
    Outra coisa que sinto é que em alta temperatura, mesmo com o ponteiro no meio só que em dias quentes e forçando o carro, ele perde muito a força em baixas rotações antes de entrar o turbo. Acelero e o carro não sai do lugar e não ergue o giro, fica abaixo de 2000rpm. Para sair tenho que por em N acelerar e mudar para D para dar um tranco e sair da imobilidade.
    Alguém já sentiu isso também?

  • #6
    Citação Postado originalmente por ferramenteiro Ver Post
    Realmente acho que a grande maioria das AT não esquenta devido ao uso.
    Em uma prova de corrida de aventura tinha o meu caro e mais 3 l200AT fazendo apoio e em uma subida forte as 4 esquentaram e não conseguiram subir, vc acelera, ela geme e não sai do lugar, só esquenta.
    O meu problema começou da seguinte maneira
    Sempre forcei meu carro em subidas e carregado(comprei para isso) e ele nunca havia esquentado, em uma viagem com carreta, em uma subida de uns 10min a temperatura começou a subir, fui controlando até a luz da transmissão acender também, aí achei melhor parar e esperar esfriar.
    A partir daí ela começou a aquecer com muita facilidade em lugar que antigamente não esquentava.
    Outra coisa que sinto é que em alta temperatura, mesmo com o ponteiro no meio só que em dias quentes e forçando o carro, ele perde muito a força em baixas rotações antes de entrar o turbo. Acelero e o carro não sai do lugar e não ergue o giro, fica abaixo de 2000rpm. Para sair tenho que por em N acelerar e mudar para D para dar um tranco e sair da imobilidade.
    Alguém já sentiu isso também?
    Nossa!!!! Agora fiquei surpreso com este relato seu. Acelerar no neutro e depois passar para D para o carro sair!!! Tá estranho isso ai hein!!! Tá mais parecendo algum problema na embreagem do que referente ao aquecimento. Vc já levou em algum mecânico para mostrar isto?

    Quando estávamos testando meu carro, perguntei para o técnico da fábrica sobre a perda de desempenho quando o carro esquenta e a explicação foi simples e pra mim fez sentido: Como o motor esquenta muito, consequentemente o intercooler não consegue resfriar o ar da forma apropriada, visto que todos os componentes do motor ficam mais quentes que o normal, e com isso entra menos ar no motor e ai perde-se potência. Mas não acredito que seja isto que está acontecendo no seu carro. Muito estranho.
    Alexandre K
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  • #7
    Citação Postado originalmente por ferramenteiro Ver Post
    Alexandre,
    Levei impresso até a concessionaria tudo que foi feito no seu carro, a pessoa responsável pelos "pepinos" ficou espantada e até meio sem graça com a situação de um consumidor ter que mostrar a solução.
    Semana que vem vou levar meu carro lá, disseram que vão avaliar e ver o que a mit autoriza a fazerem no meu carro, a mesma ladainha de sempre.
    A minha diferença é que meu carro esta fora da garantia, não sei qual vai ser a decisão deles levando isso em conta.
    Ferramenteiro,
    Desculpe-me pois não me lembrei que vc foi uma das pessoas que estão tendo problemas de aquecimento e já disseram isso aqui no fórum. Sorry!!!!
    Quanto ao fato do seu carro estar fora da garantia, realmente não sei opinar sobre o que a fábrica poderá fazer. Vamos ver quem poderá ajudar. Talvez o Marcello Ladeira, por já ter tido uma "briga" contra uma fábrica poderá dar algum pitaco pra gente.

    Um abraço,
    Alexandre K
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  • #8
    AKPG, seu carro não tá com o problema solucionado.
    Você é que está dirigindo feito moça, hehehehehee.

    Qualquer L200 esquenta. Seja ela GL, GLS, HPE ou Sport HPE.
    Só depende de como você usa ela.

    Na que tive, tentei uma ventoinha elétrica de Santana, disparada DIRETO, não adiantava. Ela realmente esfriava a água do radiador, mas os dutos do motor são muito pequenos e a vazão não dá conta de resfria-lo.
    Seu carro não é excessão, o motor é o mesmo e problema continua.

    Abraços.

  • #9
    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    AKPG, seu carro não tá com o problema solucionado.
    Você é que está dirigindo feito moça, hehehehehee.

    Qualquer L200 esquenta. Seja ela GL, GLS, HPE ou Sport HPE.
    Só depende de como você usa ela.

    Na que tive, tentei uma ventoinha elétrica de Santana, disparada DIRETO, não adiantava. Ela realmente esfriava a água do radiador, mas os dutos do motor são muito pequenos e a vazão não dá conta de resfria-lo.
    Seu carro não é excessão, o motor é o mesmo e problema continua.

    Abraços.
    AbreU,
    Tô não!!!!
    Se eu tivesse dirigindo feito moça, o consumo da minha AT estaria entre 8 e 9 como dos outros colegas que tem por aqui no fórum.
    A minha tá fazendo entre 5 e 6 . E está regulada, sem soltar uma fumacinha sequer do escapamento!!!! A marcha lenta não oscila, o carro pega sempre de primeira e etc.

    Continuo usando o carro no limite, principalemente nos finais de semana. Puxo reboque de 900 kg, com ar ligado, carga na caçamba e etc, por estradas de terra e asfalto, subida e descida e sem dó!!! E o ponteiro da temperatura nem se mexe.

    Se vc acompanhou o caso do meu carro, dentre as alterações realizadas, eles fizeram uma alteração interna em algum componente próximo da bomba d'água, para permitir que fosse aumentado o fluxo dentro do motor.

    Por tudo que tenho feito com o carro, considero sim que o meu não esquenta mais. Pelo menos nas mesmas condições de uso que qualquer outra pkp.
    É esperar pra ver. E pode ficar sossegado que se o carro esquentar alguma vez, vou colocar aqui e em mais um monte de lugares. Não vou deixar barato não!!!

    Um abraço esperando porradas dos outros colegas que tem L200 AT "econômicas".
    Alexandre K
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  • #10
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    AbreU,

    Um abraço esperando porradas dos outros colegas que tem L200 AT "econômicas".
    Eu nao vou reclamar nao hahah, ainda bem que a minha, do jeito que eu ando, faz 8 a 9 mesmo hahahah, ainda bem

    Esquenta nao senta a bota na L200

  • #11
    Eu conheço bem esse carro Alexandre...
    Inclusive tenho o orgulho de dizer que tive a PRIMEIRA L200 Sport HPE do Brasil a apresentar aquecimento!

    Pois eh, meu carro foi a primeira L200 Sport HPE vendida para um cliente.
    Logo no primeiro dia, sem placa, meu carro deu uma boa esquentada subindo uma ladeira de terra na 4x2 (destracionando bem...).

    Fui na Mitsubishi, até então ninguem sabia que a L200 Sport tinha problemas de aquecimento. Na concessionária não tinham conhecimento do problema, então ligaram para a fábrica que mandou 2 tecnicos para "averiguar" o caso. Andaram comigo nas dunas e viram que não era necessário mais que 15s com pé no fundo subindo uma duna para que ela topasse a temperatura do motor e cuspisse fora toda a água do reservatório.

    Mexeram bastante e não acharam nenhuma solução.
    O diagnóstico foi claro: Os dutos internos do motor não dão conta de refrigera-lo com 141Cv.

    Esse problema persistiu por uns 6 meses, até que me ligaram dizendo que o problema tinha sido solucionado na fábrica e como eu tinha sido o primeiro caso de esquente, se eu queria ser a "cobaia" para a tal modificação.
    Aceitei. Meu carro teve a central remapeada, para a HPE 2.0...

    Resultado: Acabaram meu carro. Ficou fraco, não chegava mais a 180Km/h como fazia antes (no mesmo trexo ele só chegava a 165Km/h) e continuou esquentando da mesma forma.

    Pedi PELO AMOR DE DEUS que voltassem minha central para o mapa original. Não fizeram isso.

    A conserionária, vendo que meu problema era grave (tive o prazer que estragar 3 cabeçotes e 2 turbinas) resolveu por conta propia achar uma solução para meu carro. Foi ai que instalaram uma ventoinha elétrica do Santana 2.0...
    Esse foi a unica solução que amenizou o problemas, mas não acabou com ele.

    Se eu fosse fazer o que eu fazia com a Ranger na L200, ela pegaria fogo com certeza.

    Eu tenho amigos que tiveram L200 Sport e todos tiveram o mesmo problema, mesmo as GLS e HPE Manual. Demoravam mais a esquentar, mas tambem esquentavam.

    O problema é claro e não tem solução, se tivesse, a Mitsubishi teria feito.
    Os dutos internos do motor são projetados para uma potencia de 70Cv no clima do Japão.
    Estamos com 141Cv (o dobro da potencia) e no nordeste a 40º...

    Abraços.

  • #12
    Usuário Avatar de freitasjr
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    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    ...O problema é claro e não tem solução, se tivesse, a Mitsubishi teria feito.
    Os dutos internos do motor são projetados para uma potencia de 70Cv no clima do Japão.
    Estamos com 141Cv (o dobro da potencia) e no nordeste a 40º...
    Abraços...
    Abreu, ninguém estar questionando ou dizendo o contrário de que as L200 AT não esquentam, e sim que o problema do AKPG foi resolvido.

    Vc não acompanhou o outro tópico ? No carro dele foi feito bem mais modificações(por um técnico que foi enviado pela montadora) do que simplesmente colocar uma ventuinha elétrica de Santana.
    Foi mudado uma série de coisas e pelos testes feitos pela Alexandre(AKPG) em situações onde anteriormente ela esquentava, parou, não esquenta mais.

    Tudo foi monitorado, pressão, bomba, temperatura, etc por um Laptop conectado ao motor, e foi constatado que a temperatura após modificações caíu bastante.

    Nesse mesmo tópico senão me engano, tem o relato de um mecânico da Mit que trabalha na montadora em Catalão, de que a Mit tem sim conciência e solução(coisa de 1 ano e pouco) do aquecimento das L200, porém não adotam o mesmo procedimento efetuado na L200 do AKPG pois isso demandaria em um aumento de custos na produção, então eles vão empurrando com a barriga e só solucionam o problema(como fizeram com o AKPG), daqueles que realmente reclamam do ocorrido com a montadora.

    Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
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