Postado originalmente por
caporto
Continuando a saga...
No forum 4x4community da Africa do Sul postado pelo foreiro MariusFourier de Londris encontrei uma outra solução para os mesmos sintomas que a minha Full está apresentando que é:
Liga e sai normalmente depois de um tempo quando esquenta começa a falhar o motor treme todo o carro quando está em marcha lenta ela fica oscilando a rotação.
Veja o post e a solução:
http://www.4x4community.co.za/forum/...d.php?t=231969
Pela manhã cedinho já enviei um Zap Zap para o Antonio da Mitsam verificar o sensor (idle butterfly) borboleta da marcha lenta.
A explicação do do Marius é que quando o motor esquenta e entra em marcha lenta a ECU envia comando para esta válvula (idle butterfly) que se fecha 95% ou seja passa menos ar para que a lenta fique rodando lisinha, se este ajuste estiver errado o carro funciona de modo anormal ou pode até vir a apagar.
Quando o Antonio chegou na oficina e mandou o mecânico ir verificar esta válvula, ela fica embaixo da capa protetora do motor, para surpresa do mecânico a mangueira estava solta e isolada a ponta com um parafuso o mesmo para a ponta da válvula estava isolada. Eu já tinha visto isto pois uma vez desmontei aquela capa para verificar e vi aquela mangueira isolada, mas como o carro funcionava normal nem liguei para aquilo.
Então o mecânico reconectou a mangueira e ligou o carro, o mesmo ficou quase uma hora ligada sem falhar em marcha lenta, ele me ligou e fui para lá, pegamos o carro abasteci e fomos almoçar em Valparaíso de Goias que fica a uns 45 km da oficina pois queria fazer um teste.
O carro foi e voltou normal sem nenhuma falha, deixei ainda o carro com o Antonio ainda para que ele fosse para casa com ela pois ele muito até a sua casa e pega um bom engarrafamento, mais tarde vou falar com ele para ver como o carro se comportou.
O que me intriga é porque isolaram aquela válvula e como o carro funcionava daquela forma? Acredito que isso tenha sido um GATO feito pelo mecânico do ex dono pois na Mitsam juram que ninguém mexeu nisso, e até hoje realmente nunca precisaram mexer em nada embaixo daquela capa de proteção, até me disse que se tivessem visto isso logo já teriam me mostrado para saber o porque estava daquele jeito.
Então até o momento é esta a minha situação.
Abs.