Boa noite!
Tenho uma Triton 2009 que comprei no inicio de 2011 com 25 mil kms, e hoje ela está com 43 mil kms. Na época que comprei, isolei a valvula EGR para já não carbonizar nada. Só uso Diesel Podium BR, mas nunca botei nenhum tipo de aditivo no Diesel e rodo realmente muito pouco. Saio as vezes 1 ou 2 vezes por mês no carro, mas ligo toda semana na garagem.
Meu problema é o seguinte: Quase enchi o tanque em Novembro e usei pouco, ai no inicio de janeiro enchi o tanque e esse sabado ffui fazer uma pequena viagem e o carro começou a perder muita potencia na estrada, chegando a andar somente a 60 por hora e ter marcha lenta irregular, aparentando estar em 3 cilindros. Não tinha nenhuma fumaça como sempre. Após varios kms assim, acendeu a luz da injeção e do filtro de diesel.
Encostei e fiz a drenagem de agua do filtro. Além de desconectar a bateria para resetar o módulo. O carro voltou a andar a 100 por hora, mas percebia por algumas vibrações que algum cilindro trabalhava mal. Retornei pra casa e após mais 60 kms de volta, ja na porta da minha casa acendeu de novo a luz de injeção.
Guardei o carro e no dia seguinte fiz todo o processo de drenagem do filtro e resetar modulo. Ai coloquei um aditivo da mit no tanque do carro, pois tinha certeza que era entupimento do tanque de Diesel ou do filtro ou Diesel envelhecido. Andei com o carro e me parecia perfeito!! Mas após 10 kms o problema voltou e o carro ficou fraco novamente até acender novamente a luz.
Fui pra casa e refiz o processo todo. O carro ficou novamente perfeito. Porém um mecanico da mit me falou que poderia ser a bobina interna de algum bico, que quando aquece daria o problema e quando frio, o problema acaba... Resolvi testar! Fui pra pista e andei 10 kms até o carro começar tudo de novo! ai parei e deixei ele quieto por 3 hrs. Quando liguei o carro estava perfeito novamente!!
Fiquei com muitos questionamentos!
- se fosse algum entupimento, ao entupir, não voltaria ao normal após 3 hrs parado sem fazer nada
- Se for apenas Diesel velho, idem
- se for realmente a bobina de um bico, ao esfriar voltaria ao normal. Porém dificilmente daria problema elétrico em mais de um bico na mesma hora!
- será q UM bico só ruim deixaria o motor falhando e tão fraco assim?? Num carro a gasolina não!
Um amigo me disse q motores Common Rail sim, abalaria todo o funcionamento do motor.
Po, meu carro tem somente 43 mil kms! É impossível o bico estar mecanicamente ferrado! Apenas um problema elétrico seria possível mesmo.
Cada bico desse carro custa 2 mil reais! Disseram na mit q não há conserto ou manutenção em caso de problemas! Estou em pânico!
Alguém para dar uma luz ou alguma experiencia??
To com medo de levar na Mit pq não confio em CCS! Tenho medo de condenarem os bicos de bobeira!
Amanha pretendo andar até dar o problema e ir desligando os bicos pra pelo menos saber qual deles estaria ruim! Mas não tenho como conseguir um bico pra testar ou como botar esse em outro carro pra ver se tem problemas...
grato pela ajuda!