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  • #13
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    Respondendo ao Moipessoa: conversei com 2 mecanicos experientes recomendados, mas não eram Mit! Um é especializado em Troller e Fords e o outro é bombista experiente. Porém o 1o. Não tinha aparelho pra Mit e o 2o. Não mexi com Diesel eletronico.

    Na CCS Mit que levei, foi diagnoticado bico. Mas somente 1 ruim! 1 bom e 2 levemente alterados, mas funcionando perfeitamente.

    Respondendo a Universal Diesel: o preço mais barato do bico que achei é esse mesmo! 1.150 cada!

    Vou amanhã num ferro velho ver uma capotada ano 2014. Fechei os 4 bicos por 2.500.

    Pretendo trocar os 4 e guardo os que estão bons!

    Qt a passar o aparelho, a informação unanime que tive no Blog de reparadores Diesel é que existem 4 tipos de usinagem de bicos. E essa usinagem interfere diretamente na quantidade de Diesel injetada na camara. Então é necessário informar a usinagem ao módulo através da numeração do bico para que a queima ocorra perfeita, pois a vazão do bico está ligada a usinagem. E o módulo precisa saber qual foi a usinagem do bico para calcular a quantidade Diesel enviado. A grosso modo, seria a mesma coisa de você falar para uma pessoa tomar 50 ml de remédio por dia e dar um copinho bem pequeno pra ela. Ai no fundo do copo, vem escrito quantos ml que cabem naquele copo pra pessoa saber qts copos precisa tomar por dia! Rsrsr

    Se a numeração estiver errada, o carro poluirá mais e poderá emitir fumaça branca.

    Mas pode ser que coincidentemente os bicos antigos fossem da mesma usinagem, então nada mudou...

  • #14
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    Citação Postado originalmente por universal diesel Ver Post
    Boa tarde Inspetor! sou de contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. estou com uma l20 triton HPE que estava fraca, quando analisei os bicos estavam com injeção baixa. consegui comprar os bicos (unidades) completa e troquei os mesmo, resolvi o problema do veiculo. ficou R$ 1.150 cada bico e mão de obra cobrei R$ 350,00. não usei o scaner para registrar os numeros do injetor e nao deu problema nenhum.
    Qual era o ano e a km dela?

    Sou mecanico de motos! Abrir um motor 4 cilindros em linha a gasolina é mole pra mim! Mas Diesel nunca mexi!

    No caso dos bicos da Triton, tem que abrir a tampa do cabeçote, porém ali pegam os dutos de Diesel. Tem algum misterio ou macete pra trocar esses bicos ou se eu for desmontando vai ser tranquilo?

    E para "sacar" os bicos do lugar? É tranquilo também? To quase metendo a mão e fazendo isso em casa! Depois chamo o mecanico só pra reprogramar com o aparelho... Aconselha?

    abç

  • #15
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    Atualização: estive no ferro velho hoje e a tal "2014" era na verdade 13/13 e no acidente, um dos bicos perdeu a cabeça de encaixe da tomada... Ou seja, só tinham 3 e vai saber a quantos meses esse carro está parado lá... Não vou arriscar não...

    Comprei um bico zero na Leão Diesel hoje!


    O bom é que vi um motor desmontado e o mecanico de lá me deu todos os macetes da troca do bico que é super simples. Vou trocar eu mesmo e peço pra Mit só reprogramar pra mim!

  • #16
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    Resolucão final do problema:

    comprei o bico zero original Denso na Leão Diesel e troquei eu mesmo em casa! (Sou mecanico de motos, mas nunca tinha mexido em motores Diesel)

    O serviço em sí, é simples demais! Não tem como fazer errado! O problema são os acessos aos parafusos!! Pelo amor de Deus!! O que é aquilo!!! Rsrsr

    Sofri bastante pra tirar vários deles porque minha mão quase não entrava, as chaves quase não cabem e quando cabem, só é possivel rotacionar o equivalente a 3 minutos de um relógio!! Então calculem a dificuldade para se tirar um parafuso inteiro!! E olha que a principal chave utilizada no serviço (chave 10mm), eu tenho de varios tipos! Catraca, de caixa grande, mini, boca, estria, speed, reta, curvada... E acreditem! Tive que usar TODAS! Pois cada parafuso era um desafio diferente! Kkkkk

    Conclusão 1: O serviço de troca de bico custar 2.000 na CCS tem um "porque"

    Conclusão 2: Apesar de "todo motor é um motor", ou seja, é tudo a mesma coisa, Eu definitivamente ODEIO mexer em motor de carros por causa do dificil acesso a tudo!! Rsrsrs

    Mas no final tudo deu certo! O motor ficou perfeito! O Mecanico da Mit já veio aqui codificar o bico novo na ECU e ficou redondo!

  • #17
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    Foram 5 horas de serviço direto! fiquei "moído"!!

    Se o motor estivesse fora do carro, ou seja, sem o corpo de injeção, sem os "perifericos" ao lado, não teria levado mais que 1 hora...

  • #18
    Citação Postado originalmente por Inspetor22 Ver Post
    Foram 5 horas de serviço direto! fiquei "moído"!!

    Se o motor estivesse fora do carro, ou seja, sem o corpo de injeção, sem os "perifericos" ao lado, não teria levado mais que 1 hora...
    Parabéns garoto.
    Favor fique nos informando o comportamento da máquina.
    L 200 Triton HPE AT 14/15.

  • #19
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    Gugu, infelizmente não deu certo... Na verdade a troca de bico foi sim um sucesso! Mas no primeiro teste o carro apresentou os mesmo problemas de antes! Só que agora é o 1o. Bico que para... Até abri um outro tópico a respeito...

    Já tirei o tanque fora e vi que está tudo limpissimo e sem ferrugem alguma... Botei Diesel 100% novo e não era também...

    To com medo de trocar o 1o. bico e outro parar... Na verdade de não ser bico na verdade, de ser outro problema e estar dando erro mascarado por outra coisa... Acho muito azar dar no 3o. E logo em seguida no 1o.

    Resolvi mandar o bico que já troquei para um especialista em MG pra testar e dizer se realmente o bico está ruim... Se tiver, vou trocar logo os outros 3 bicos.

    Mas valeu a força!!

  • #20
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    Citação Postado originalmente por Inspetor22 Ver Post
    ... Acho muito azar dar no 3o. E logo em seguida no 1o.

    Resolvi mandar o bico que já troquei para um especialista em MG pra testar e dizer se realmente o bico está ruim... Se tiver, vou trocar logo os outros 3 bicos ...
    Caro Inspetor

    Considerando que você só utiliza Diesel Podium BR (em tese, o melhor), seria interessante, depois, você apurar o que pode ter causado danos neste(s) bico(s):

    - O fato de você utilizar pouco o veículo? Você informou “Saio as vezes 1 ou 2 vezes por mês no carro, mas ligo toda semana na garagem”. Só o fato de ligar e deixar funcionando na garagem é suficiente? Será que uma possível deterioração do diesel, armazenado por longo tempo no tanque, afetou os bicos?

    - O fato de você ter isolado a válvula EGR para não carbonizar, pode ter contribuído para isso?

    - No sistema common rail (seu caso), será que um bico danificado pode ter afetado os outros, por sobrecarga no sistema?

    Abs e acompanhando ...

    Boa sorte!!!!
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #21
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    Olá meu caro Inspetor22; hoje estava abastecendo e encontrei um sócio-funcionário da Pick-Up Center, grande amigo meu e quebrador de galhos de carros com problemas insolúveis; e eu falei deste seu caso, ao que ele me respondeu o seguinte:
    Tira o sensor de rotação e troca com um original, tem uns no mercado paralelo, mas que não funciona. Ele é o causador desta pane. Estou te vendendo o peixe como comprei. Mas acredito de que ele possa ter razão, visto que descrevi o comportamento da tua camionete e ele identificou e relatou mais duas com o mesmo problema neste ultimo mes.
    Boa sorte,

    Um grande abraço

    Flavio
    ENGESA 90/90 - MWM 2.8 (DRAGÃO VERMELHO)
    GURGEL 87/87 - DIESEL 1.9 (Guerreiro Cansado)
    Sprinter 2004 - (Minha Noiva) Motor Casa

  • #22
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    Enasor: Depois de conseguir descobrir qual o problema, vou fazer de tudo para responder essas questões ai também!

    Eu realmente uso muito pouco o carro, tem mês que não sai da garagem! Tenho 2 carros e 3 motos! Transito dos infernos no RJ! E carência de vagas boas na rua! Uso ela mais para viajar mesmo... Se preciso usar carro, uso um Smart! Que é aquele mini carro da Mercedes. Bem mais pratico! Mas ligo toda semana "religiosamente". Pelo estado do tanque, não acho que pode ter deteriorado tanto o Diesel, se não teria ferrugem no tanque! Tenho um amigo que tem uma Hilux ano 97 desde zero km e tem 100 mil kms. Ele roda bem pouco também. Perguntei sobre problemas e ele disse que nunca teve! E que nunca se preocupou com Diesel armazenado no tanque... Só que esse ano de Hilux não é eletronica...

    Sobre EGR isolada, eu só rodei 12 mil kms com ela isolada... Por mais nociva que fosse, não teria como danificar nada com essa KM. Conheço gente que já rodou 100 mil kms e não deu problemas.

    Sobre Commam Rail, não sei, temos que descobrir mesmo! Obrigado pela ajuda e com certeza trarei as soluções!

    Caro Flavio! Muito obrigado pela ajuda! Fiquei realmente feliz de saber que existem pessoas que se preocupam com o problema dos outros a ponto de se lembrar do caso e comentar com alguém que possa ajudar!

    Desde o começo do problema, achei dificil ser bico injetor... Mas ninguém pode me dar uma dica de alguma outra coisa. Essa sua dica é muito importante, pois realmente pode ser a causa de todo o problema, e os bicos estarem bons. O unico problema é que o sensor de rotação original é bem carinho e não sei se tem como testar essa peça fora do carro. Vou tentar me informar. Caso não consiga testar o sensor, vou enviar o bico que já troquei para teste. Se estiver bom, vou direto no sensor... Se estiver ruim, é provavel que o outro tambem esteja e os outros 2 a caminho de ficarem...

    Você chegou a falar com esse amigo meio por alto ou chegou a falar em detalhes do problema que está dando?

  • #23
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    Citação Postado originalmente por Inspetor22 Ver Post
    Enasor: Depois de conseguir descobrir qual o problema, vou fazer de tudo para responder essas questões ai também!

    Eu realmente uso muito pouco o carro, tem mês que não sai da garagem! Tenho 2 carros e 3 motos! Transito dos infernos no RJ! E carência de vagas boas na rua! Uso ela mais para viajar mesmo... Se preciso usar carro, uso um Smart! Que é aquele mini carro da Mercedes. Bem mais pratico! Mas ligo toda semana "religiosamente". Pelo estado do tanque, não acho que pode ter deteriorado tanto o Diesel, se não teria ferrugem no tanque! Tenho um amigo que tem uma Hilux ano 97 desde zero km e tem 100 mil kms. Ele roda bem pouco também. Perguntei sobre problemas e ele disse que nunca teve! E que nunca se preocupou com Diesel armazenado no tanque... Só que esse ano de Hilux não é eletronica...

    Sobre EGR isolada, eu só rodei 12 mil kms com ela isolada... Por mais nociva que fosse, não teria como danificar nada com essa KM. Conheço gente que já rodou 100 mil kms e não deu problemas.

    Sobre Commam Rail, não sei, temos que descobrir mesmo! Obrigado pela ajuda e com certeza trarei as soluções!

    Caro Flavio! Muito obrigado pela ajuda! Fiquei realmente feliz de saber que existem pessoas que se preocupam com o problema dos outros a ponto de se lembrar do caso e comentar com alguém que possa ajudar!

    Desde o começo do problema, achei dificil ser bico injetor... Mas ninguém pode me dar uma dica de alguma outra coisa. Essa sua dica é muito importante, pois realmente pode ser a causa de todo o problema, e os bicos estarem bons. O unico problema é que o sensor de rotação original é bem carinho e não sei se tem como testar essa peça fora do carro. Vou tentar me informar. Caso não consiga testar o sensor, vou enviar o bico que já troquei para teste. Se estiver bom, vou direto no sensor... Se estiver ruim, é provavel que o outro tambem esteja e os outros 2 a caminho de ficarem...

    Você chegou a falar com esse amigo meio por alto ou chegou a falar em detalhes do problema que está dando?
    Inspetor, bastam 3 meses para deteriorar o diesel no tanque. Mesmo um bom diesel aditivado, não vai durar mais do que 4 meses.
    Nesse meio tempo, não haverá ferrugem em lugar algum e o diesel estará completamente impróprio para consumo.
    E isso independe de ser um diesel eletrônico ou mecânico. Ambos vão sofrer grandes prejuízos.

    E para efeito de comparação, vi uma bomba injetora de MWM 2.8 mijar todo o diesel no chão e dar um prejuízo de R$ 7-8 mil para o proprietário. Tem bomba de alta pressão de NGD 3.0, por exemplo, sendo vendida nova, original por R$ 2900, sendo que no caso de diesel batizado, essas bombas de alta pressão do common rail costumam estragar 2 válvulas apenas, bem caras (que juntas devem somar R$ 2000). Já as mecânicas, extremamente dependentes de lubrificação, pode sobrar só a carcaça, como foi o caso desse MWM 2.8, que trocou 19 peças da bomba (de 20 e poucas).
    No seu caso, que só usa o veículo no fim de semana, com certeza você tem diesel impróprio para consumo no tanque, pois rodando tão pouco é impossível gastar todo esse diesel. Rodar pouco, é a pior desvantagem de um veículo a diesel, pois esse combustível estraga muito rápido e isso pode detonar bicos injetores e as válvulas da bomba de alta, que são as partes mais caras da injeção.

    Enfim, espero que seja só o sensor de rotação, mas eu não me surpreenderia se você encontrasse mais bicos estragados. Não foi uma partícula isolada que estragou 1 dos seus bicos. Provavelmente foi diesel estragado, e isso deve ter afetado todos os bicos e sua bomba de alta.
    4X4 Brasil

  • #24
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    JipeiroMT: Eu também acho que o Diesel pode ser o grande vilão dessa história. Eu sempre tomei cuidado com o Diesel. Sempre abasteci pouco para dar uma renovada e sempre Diesel Pódium BR.

    Claro que torço para ser um problema nesse sensor de rotação, pois além de gastar bem menos, eu não ficaria tão preocupado com o Diesel impróprio como vou ficar se for esse o causador do problema.

    Se for constatado problemas nos bicos por uso do Diesel impróprio, vou ver se instalo um dreno no tanque para poder trocar 100% do Diesel a cada 2 meses. Ai abasteço pouco e troco inteiro a cada 2 meses o resto. Eu não sei porque esses tanques já não vem com isso de fábrica!

    Bomba de alta acho que basta testar a vazão com o scanner conectado ao carro e andando em vários regimes de rotação, eu consigo ver se ela está mantendo as pressões dentro dos parametros indicados.

    Com certeza carro Diesel não é pra mim... Só não vendo e pego uma a gasolina porque o estado de conservação do meu carro é de um carro zero km! Pois além de usar pouco, não ter andado em lama, uso com muito cuidado e ele fica em garagem coberta, sempre lavado e encerado e com capa de tecido! Ai pra pegar outro nesse estado de conservação, só um zero km mesmo! Mas a próxima será a gasolina!

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