Powered by vBulletin

Triton Diesel perdendo força e falhando um pouco quando quente

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/05/2015, 20:23
    Inspetor22
    Atualização e ALERTA!!

Ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.

Segundo ele era raro mexer em Bicos de Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!!

Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...

Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.

Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...
  • 22/05/2015, 19:11
    red_shot
    Fiquei passado.....será todo S-10 assim não será alguma adulteração onde você costuma abastecer? Mas alguém já reportou isso? é bom saber e ficar de alerta então!! abraços e boa sorte!!!!
  • 22/05/2015, 19:24
    Andrejur
    Tenho alguns carros com bomba injetora projetados para usar o diesel S500 ou S1800, além da Amarok que só aceita o S10.
    Os postos que vendem ainda o S500 estão cada vez mais escassos nas cidades.
    Brevemente, não haverá o diesel S500 e todos os veículos serão obrigados a usar o S1o0.
    Questão de tempo. Já estou cogitando comprar o próximo carro com motor Flex.

Abs.

Citação:

Postado originalmente por Inspetor22 Ver Post
    Atualização e ALERTA!!

Ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.

Segundo ele era raro mexer em Bicos de Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!!

Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...

Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.

Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

• 23/05/2015, 22:26
    Jorgao
    Citação:

Atualização e ALERTA!!

Inspetor,

Quais são os anos das tritons que estavam lá? Todas são pós 2012?
    Será que houve alguma alteração por parte da mitsubish nesses bicos, talvez de 2012 em diante?

Mas, sinceramente, acredito que provavelmente você foi vítima de diesel adulterado. Ainda, mais, veja bem o diagnóstico que lhe foi dado: VEDAÇÃO do bico. Se fosse um problema de LUBRIFICAÇÃO, você teria alguns bicos com o retorno travado, e não com falha de vedação. Pois é lá que ocorre o atrito. Problema de lubrificação gera problemas em partes que se atritam. Não em partes que vedam. Se está com falha na vedação dos 4, alguma coisa corroeu a vedação. E só imagino um diesel adulterado capaz de corroer ou um diesel S500 / S1800, cheio de enxofre, que tenha recebido água. Com a água, o enxofre forma ácido sulfúrico. O segundo não é o seu caso, já que você só usa S10.

Não quero desmerecer esses técnicos. Mas a maioria sabe executar os trabalhos, fazer testes, e tudo mais que o curso de tecnólogo ensina, mas de fato, não tem capacidade de analisar os problemas com cabeça de cientista e engenheiro.

Cuidado com esse posto que você abastece. 4 bicos condenados com o mesmo problema!? Tem caroço nesse angú!
  • 24/05/2015, 09:47
    Inspetor22
    Jorgão, quando li o que você escreveu, me lembrei que ele usou esse termo também de "retorno travado", e o que causaria alguma falha no bico que fazia com que o bico, ao invés de jogar Diesel pro motor, ele retornaria ao tanque. Não sei se ele falou "vedação" ou se eu que usei esse termo. Agora fiquei na duvida! Como falei com ele por telefone e meio rapido, não tenho os registros da conversa. Lembro que o problema era no retorno do bico e que só acontece depois que o bico fica na maquina de teste durante um tempo para que o Diesel usado no teste aqueça e apareça o problema, pois tanto na maquina quanto no carro, no começo do uso o bico trabalha normal... Ai quando aquece o motor, bico e o Diesel atinge uma certa temperatura, (nao muito alta, acho que 35 graus) ele dá problema no retorno. (Acho que ele falou "trava o retorno" mesmo)

Os bicos novos vem chegar amanhã, e na terça vou levar lá no bombista. Ai vou tentar converar pessoalmente com ele e até ver se ele me mostra no bico onde é o problema (se possivel).

Já soube pela DENSO que esses bicos não tem nenhum tipo de borracha, são peças internas metalicas e que não tem reparo, pois se abrir, eles perdem sua calibração e tal. Só trocando mesmo. E quanto ao Diesel Adulterado, pode ser, mas acredito mais em Diesel velho. Já começando a envelhecer no posto, que o que eu usava não tem muita rotatividade, e no meu tanque, já que uso muito pouco o carro.

Assim que eu tiver algo mais concreto, passarei para vocês.

abc
  • 24/05/2015, 09:49
    Inspetor22
    Lá tinha uma que acho que era 2011 e uma 12/13 com certeza. E agora a minha 2009.

Sobre mudanças nos bicos, não sei se teve. Se acima de 2012 ou 13 só pode usar S10, acredito que tenha mudanças, mas não sei se nos bicos. Sei que o vendedor de bicos anuncia os bicos para Triton e Dakar "de 2008 a 2014", e não sei se esses bicos que comprei são proprios pra S500 ou se tem restrição para só usar S10, vou até ver isso!
  • 26/05/2015, 09:26
    Inspetor22

Hoje fui levar os Bicos novos que chegaram e conversando com o mecanico, ele me falou apenas que os bicos são colocados na maquina de teste e no primeiro momento, tudo parece normal com eles. Porém se deixar o óleo aquecer, ele disse que o que controla o retorno acaba travando gradativamente aberto, o que faz com que o carro comece a dar falta de Diesel por excesso de retorno pro tanque. (por isso que eu acho que eu começava a ouvir o motor "grilando", como se estivesse batendo pino no a gasolina, seria muito ar pra pouco Diesel talvez). Ai o problema ia se agravando a ponto do carro não ter força nenhuma e o bico até parar de injetar. Mas se o carro ficasse parado, ele "soltava" e o retorno voltava a trabalhar corretamente.

Os bicos não foram abertos, apenas testados na maquina apropriada por um bom tempo e apresentavam esse problema depois de um tempo. Na opinião dele, esse problema estaria relacionado com a pouca capacidade de lubrificação do novo Diesel S-10, já que antes não apareciam desses carros lá e agora tem aparecido com certa frequencia, inclusive carros mais novos (2013 com 58 mil kms! que eu vi lá com o mesmo problema no retorno). E tem dado NOS 4 AO MESMO TEMPO!! Ou seja, é um consequencia de alguma coisa realmente.

Agora a pergunta: Isso não tem conserto?? Tem que jogar fora esses bicos? Ninguem troca essas peças internas ou desmonta e limpa ou aproveita a carcaça e demais peças pra alguma coisa?

Pretendo usar somente o S500 com aditivo Teccon10, que dizem ser o melhor do mercado, pq trocar esses bicos é uma fortuna!
    Alguma sugestão ou observação?

Existe algum lubrificante melhor para adicionar no Diesel e afastar esse risco?

(Eu passei a usar SEMPRE Diesel S-10 Pódium da BR em um posto do lado de casa desde 2012 ou começo de 2013. E desde que comprei esse carro, NUNCA usei qualquer tipo de Aditivo.)
  • 26/05/2015, 16:02
    Jorgao
    Inspetor,

Só para te "tranquilizar" um pouco, vou fazer alguns comentários.

O common rail, ou seja, a tecnologia adotada pelos motores a diesel que vemos desde 2006 no Brasil, é adotado desde a década de 90 na europa, e o diesel S10, que recebemos agora em 2013-2014, é usado desde 2006 na europa. Não existe S500 mais por lá há quase 10 anos.

Eu não estou defendendo o uso de S10 ou de S500. Eu uso o que tiver na bomba, desde que eu confie no posto.
    E acho que você deveria se preocupar em não usar nem S10, nem S500 do posto que você costumava abastecer. Aditivo, acredito que mal não faça, mas ele também não te salvaria desse estrago na minha opinião, que pra mim, foi causado por diesel adulterado.
  • 27/05/2015, 07:32
    Glaicon
    Inspetor, apesar de eu ser um "defensor" do S500, por causa da diferença de lubricidade para com o S10, não acredito que este diesel tenha a capacidade de prejudicar tão rapidamente a sua viatura.
    Além disto, as pesquisas e teses apresentadas sobre a diferença de lubricidade falam em desgaste diferenciado na bomba injetora, e não nos bicos.
    Considero simplista demais os mecânicos colocarem a culpa no S10.
    Por isso pergunto, você tem certeza que sua viatura tinha apenas 25.000 Km´s quando a comprou?
    Já poderia ter uma Km maior quando comprou e existir algum problema.
    Ou então de você rodar pouquíssimo com a viatura, como relatou no 1º post.
    Com a deterioração do diesel no tanque da mesma, acho que nem precisa abastecer com combustível adulterado.
    Você mesmo pode ter estragado seu veículo.
    Outra coisa: lendo seus relatos você fala apenas que drenou o filtro de combustível. Não trocou?:pipoca:
    Sugiro trocá-lo. Depois, se continuar o problema, troque os bicos e vá ser feliz!:concordo:
  • 27/05/2015, 11:53
    Inspetor22
    Glaicon, certeza da km ser original! O antigo dono era amigo de confiança, o carro é zero demais, os 4 pneus ainda tem as datas de fabricação anteriores ao ano do carro (são os mesmos até agora) e a km bate certinha com todas as datas das revisões e cronologias da concessionaria.

Vocês tem razão! O Diesel foi o vilão do meu caso! Era S10, mas se fosse o S500 também ocorreria! Leiam meu outro post, onde eu conto a conversa que tive com o Engenheiro da Teccon e onde tudo que imaginamos bateu! Troquei o filtro depois sim, mas não era!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2280676

abç
  • 28/05/2015, 06:58
    Glaicon
    Citação:

Glaicon, certeza da km ser original! O antigo dono era amigo de confiança, o carro é zero demais, os 4 pneus ainda tem as datas de fabricação anteriores ao ano do carro (são os mesmos até agora) e a km bate certinha com todas as datas das revisões e cronologias da concessionaria.

Vocês tem razão! O Diesel foi o vilão do meu caso! Era S10, mas se fosse o S500 também ocorreria! Leiam meu outro post, onde eu conto a conversa que tive com o Engenheiro da Teccon e onde tudo que imaginamos bateu! Troquei o filtro depois sim, mas não era!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2280676

abç

Bom, então #partiutrocarbicos!:mrgreen:
  • 28/05/2015, 14:33
    Inspetor22
    kkkkkk,

Tomara que o seu não tenha nada prejudicado Glaicon!

Só pra tranquilizar o pessoal, ontem a tarde finalmente peguei a viatura com os 4 bicos novos! Realmente é outro carro! Eu nem lembrava que era tão bom!! rsrsr Agora é cuidar para que nunca mais aconteça!

Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:11.