[QUOTE=Fabio_318;2201427]Obrigado pela correção! :D
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Amigos, encontrei esta informação , falando que o motul seria um substituto perfeito para o famoso TQM SP3, alguém com mais conhecimento técnico sabe se essa informação está correta??
Motul Multi ATF– Evolução do Dexron III, um fluido sintético para aplicações que requerem Mercon V, Jaso IA, ATF + 3/ +4, KIA ATF SPIII, Allison C4, Voith G607, ZF 03D/ 04D, MB 236.9 – PSF 3, também pode ser usado nas transmissões que requerem Dexron III com superior qualidade. Frequência de troca: de 70.000 a 100.000 Kms.Atenção: Este fluido é uma opção perfeitamente segura para as transmissões Mitsubishi que requerem o fluido Castrol TQM SP3 que é um fluido de base mineral, pois excede as especificações requeridas pela Mitsubishi e ainda tem preço mais baixo.
Com essa mudança pela MMB de Castrol para Lubax , deu uma pesquisada , Mas da Lubrax não encontrei nada , mas da Motul sim . Eu havia lido algo parecido , isso foi no site da Motul?
Eu uso óleo e fluidos na Moto na moto e são sérios, se eles dizem que serve , eu fico feliz. Gozado é entrar no site da Lubrax e não ter informação parecida. Ia trocar o ATF antes da quilometragem certa e parei com medo de servir de cobaia pela MMB.
Acho que vai encontrar poucas pessoas que possasm dizer se esse ATF MOTUL serve ou é compatível com TQSP3, , normalmente , o pessoal só vai de Castrol , essa caixa é sensivel , esse ATF tem uma especificação singular e se colocar algum atf com especificação só parecida no lugar de ser a mesma , corre o risco de quebra do sistema.
O problema é que o óleo Motul sendo sintético em contato com o Castrol mineral, causa a formação de borra correto? Em motor isso é um fato, então o certo seria a total retirada de um óleo para adicionar o outro além da troca de filtro, portanto acredito que deve ser necessário abrir o cambio, trocar o filtro para então usar o novo óleo sintético. Procede?
Isso foi o que pensei diogo....Meu carro está com um DEXRON 3 comum por mais de 30.000km e até agora está normal o funcionamento, sem do que me queixar.... Mas vou trocar o óleo do cárter apenas ( 4L) e nesse caso devo continuar com um óleo mineral. Acho que este Motul é uma solução para quem está com o câmbio desmontado ou que precise efetuar a troca do sistema todo ( 10 L).
Vou optar dessa vez pelo TQM SP3 pois consegui o mesmo a R$ 58 o litro na BRABUS.
Aproveitando, a troca é simples? Apenas escorrer o óleo velho e completar o novo pela vareta ?/ ou tem algum macete??
Abraço
Uso esse motul ATF na minha L200 sport a 15k quilômetros, não encontrei o castrol para substituição, e esse foi o que mais se aproximou, ate agora nenhum sinal de problemas, câmbio aut com 160k quilômetros.
Olá
encontrei as seguintes informações sobre o Motul e lá diz que pode utilizar em Mitsubishi que necessitam DEXTRO III, SPIII
https://www.motul.com/system/product...pdf?1405590127
sobre o Castrol TQM SP3
http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/EE50517E3BB8B71E80257ABB0057EF85/$File/TQM-SP3%2026Sep2012%20PDS.pdf
gozado que no site da CASTROL não há mais esse ATF, será que não estão mais fabricando?
Olha só , encontrei especificações LUBRAX ATF SP3
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
Mas realmente , Motul é sintético , CASTROL Base Mineral e LUBRAX , só o engenheiro que fez sabe , porque não está na especificação.
Também sempre ouvi que não pode misturar, mas tem as mesmas especificações , e aí, tem que ter coragem para misturar?
Meu pensamento... assim como não se mistura água impura com potável, não se faz com óleos, seja de motor, caixa, diferencial e até fluído de freio. Óleo de caixa não se repõe; se troca. É caro? É. Tem que usar o óleo especificado pelo fabricante da caixa? Sim. E claro, uma vez usando óleo sintético, não se volta para mineral.
Mas confesso que não sei o porque. Até imagino, mas não tenho certeza. Vou consultar alguns especialistas em química e caixas automáticas e lhes conto algo.
Mitsubishi Diamond ATF SP III (1 quart) - MAPerformance
Original da mit SP III, ainda envia para o Brasil sai uns 22,00 reaiz o litro
Deem uma olhada na história. Sucesso que tudo terminou bem, mas começou com o fato de ter negligenciado a troca do óleo, seja pelo não conhecimento do proprietário, não indicação da Mitsubishi, etc.
Reclame Aqui - Mitsubishi - CAMBIO AUTOMÁTICO L 200 TRITON 2012 NUNCA MAIS MITSUBISHI