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  • #1
    Usuário Avatar de leonardo andrade
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    16/02/2006
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    Eu tô "paquerando" uma TR4 2005, aparentemente está excelente, muito bonita, mas já tem 105.000 km rodados e eu perguntei ai atual dono e ele disse que nunca mexeu no câmbio pq nunca deu problema e que não se deve ficar mexendo em câmbio AT.
    Pela experiência de vocês devo fugir dela?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por leonardo andrade Ver Post
    Eu tô "paquerando" uma TR4 2005, aparentemente está excelente, muito bonita, mas já tem 105.000 km rodados e eu perguntei ai atual dono e ele disse que nunca mexeu no câmbio pq nunca deu problema e que não se deve ficar mexendo em câmbio AT.
    Pela experiência de vocês devo fugir dela?
    Leonardo,

    Cada caso é um caso. O que eu faria: levaria em um mecânico de confiança e que tenha experiência em caixa de câmbio automática, de preferência que seja especialista. Existe muito mexânico de caixa automática, que falam besteiras e acham que podem dar jeito em tudo. Fuja deles.

    SE a caixa está ok e o cidadão usava-a corretamente, a chance de ela estar boa é grande. Existe chance de ela estragar se trocar o óleo? É pequena mais existe, ainda mais se usar o óleo incorreto. Use SEMPRE o óleo original, encontra-se em concessionárias Mit. Mas saiba que SE não trocar o óleo, a chance de estragar será muito maior e geralmente ocorre quando não está preparado.

    Com caixa automática, NUNCA, JAMAIS usa-se "banguela" ou "ponto-morto". Nunca se coloca em N com o CARRO EM MOVIMENTO, é SEMPRE D, 3, 2 ou L (a nomenclatura pode variar). Só se coloca em N quando parado em engarrafamento e P somente com o carro totalmente parado. Quando se coloca em N a bomba de óleo para mas as engrenagens não param! É o mesmo que o motor rodar sem a bomba de óleo funcionar.

    E uso caixa alta e as palavras NUNCA e SEMPRE para enfatizar, porque é isto que detona a caixa automática: a maldita mania brasileira do jeitinho. Tenta-se "ignorar" a vida útil do óleo da caixa e usa-se o ponto morto como artifício para tentar economizar mililitros de combustível. Carro automático está sempre com a marcha engatada salvo exceção que citei acima e por isto ele consome mais combustível, normal. E todo óleo tem prazo de validade, ele não é eterno.
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #3
    [QUOTE=Digaum;2201412]Leonardo,

    Quando se coloca em N a bomba de óleo para mas as engrenagens não param! É o mesmo que o motor rodar sem a bomba de óleo funcionar.


    Não, não para!!
    Ela continua a funcionar, só não vai estar mandado a pressão correta para o conjunto, e isso pode comprometer a lubrificação.
    Tanto é verdade que o nível de óleo da caixa automática só se mede com o motor funcionando por aproximadamente 1 minuto, e o câmbio em N ou P.
    Medir o nível com o motor desligado vai constar sempre como óleo acima do limite (considerando que o nível esteja correto, claro).
    4X4 Brasil

  • #4
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    [QUOTE=Fabio_318;2201427]
    Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    Leonardo,

    Quando se coloca em N a bomba de óleo para mas as engrenagens não param! É o mesmo que o motor rodar sem a bomba de óleo funcionar.


    Não, não para!!
    Ela continua a funcionar, só não vai estar mandado a pressão correta para o conjunto, e isso pode comprometer a lubrificação.
    Tanto é verdade que o nível de óleo da caixa automática só se mede com o motor funcionando por aproximadamente 1 minuto, e o câmbio em N ou P.
    Medir o nível com o motor desligado vai constar sempre como óleo acima do limite (considerando que o nível esteja correto, claro).
    Obrigado pela correção!
    Digaum
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  • #5
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    Amigos, encontrei esta informação , falando que o motul seria um substituto perfeito para o famoso TQM SP3, alguém com mais conhecimento técnico sabe se essa informação está correta??

    Motul Multi ATF
    – Evolução do Dexron III, um fluido sintético para aplicações que requerem Mercon V, Jaso IA, ATF + 3/ +4, KIA ATF SPIII, Allison C4, Voith G607, ZF 03D/ 04D, MB 236.9 – PSF 3, também pode ser usado nas transmissões que requerem Dexron III com superior qualidade. Frequência de troca: de 70.000 a 100.000 Kms.Atenção: Este fluido é uma opção perfeitamente segura para as transmissões Mitsubishi que requerem o fluido Castrol TQM SP3 que é um fluido de base mineral, pois excede as especificações requeridas pela Mitsubishi e ainda tem preço mais baixo.





  • #6
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    Citação Postado originalmente por ettore Ver Post
    Amigos, encontrei esta informação , falando que o motul seria um substituto perfeito para o famoso TQM SP3, alguém com mais conhecimento técnico sabe se essa informação está correta??

    Motul Multi ATF
    – Evolução do Dexron III, um fluido sintético para aplicações que requerem Mercon V, Jaso IA, ATF + 3/ +4, KIA ATF SPIII, Allison C4, Voith G607, ZF 03D/ 04D, MB 236.9 – PSF 3, também pode ser usado nas transmissões que requerem Dexron III com superior qualidade. Frequência de troca: de 70.000 a 100.000 Kms.Atenção: Este fluido é uma opção perfeitamente segura para as transmissões Mitsubishi que requerem o fluido Castrol TQM SP3 que é um fluido de base mineral, pois excede as especificações requeridas pela Mitsubishi e ainda tem preço mais baixo.




    Com essa mudança pela MMB de Castrol para Lubax , deu uma pesquisada , Mas da Lubrax não encontrei nada , mas da Motul sim . Eu havia lido algo parecido , isso foi no site da Motul?

    Eu uso óleo e fluidos na Moto na moto e são sérios, se eles dizem que serve , eu fico feliz. Gozado é entrar no site da Lubrax e não ter informação parecida. Ia trocar o ATF antes da quilometragem certa e parei com medo de servir de cobaia pela MMB.


    Acho que vai encontrar poucas pessoas que possasm dizer se esse ATF MOTUL serve ou é compatível com TQSP3, , normalmente , o pessoal só vai de Castrol , essa caixa é sensivel , esse ATF tem uma especificação singular e se colocar algum atf com especificação só parecida no lugar de ser a mesma , corre o risco de quebra do sistema.

  • #7
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    O problema é que o óleo Motul sendo sintético em contato com o Castrol mineral, causa a formação de borra correto? Em motor isso é um fato, então o certo seria a total retirada de um óleo para adicionar o outro além da troca de filtro, portanto acredito que deve ser necessário abrir o cambio, trocar o filtro para então usar o novo óleo sintético. Procede?
    Triton HPE FLEX

    "... quando vc não compra nada, o desconto é maior..." Julius.

  • #8
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    Isso foi o que pensei diogo....Meu carro está com um DEXRON 3 comum por mais de 30.000km e até agora está normal o funcionamento, sem do que me queixar.... Mas vou trocar o óleo do cárter apenas ( 4L) e nesse caso devo continuar com um óleo mineral. Acho que este Motul é uma solução para quem está com o câmbio desmontado ou que precise efetuar a troca do sistema todo ( 10 L).

    Vou optar dessa vez pelo TQM SP3 pois consegui o mesmo a R$ 58 o litro na BRABUS.

    Aproveitando, a troca é simples? Apenas escorrer o óleo velho e completar o novo pela vareta ?/ ou tem algum macete??

    Abraço

  • #9
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    Uso esse motul ATF na minha L200 sport a 15k quilômetros, não encontrei o castrol para substituição, e esse foi o que mais se aproximou, ate agora nenhum sinal de problemas, câmbio aut com 160k quilômetros.
    L200 Sport HPE 2.5 esquentadinha.

  • #10
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    Olá


    encontrei as seguintes informações sobre o Motul e lá diz que pode utilizar em Mitsubishi que necessitam DEXTRO III, SPIII
    https://www.motul.com/system/product...pdf?1405590127



    sobre o Castrol TQM SP3
    http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/EE50517E3BB8B71E80257ABB0057EF85/$File/TQM-SP3%2026Sep2012%20PDS.pdf

    gozado que no site da CASTROL não há mais esse ATF, será que não estão mais fabricando?






    Olha só , encontrei especificações LUBRAX ATF SP3
    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    4X4 Brasil

  • #11
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    30/07/2012
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    Mas realmente , Motul é sintético , CASTROL Base Mineral e LUBRAX , só o engenheiro que fez sabe , porque não está na especificação.

    Também sempre ouvi que não pode misturar, mas tem as mesmas especificações , e aí, tem que ter coragem para misturar?
    4X4 Brasil

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Amatinho Ver Post
    Mas realmente , Motul é sintético , CASTROL Base Mineral e LUBRAX , só o engenheiro que fez sabe , porque não está na especificação.

    Também sempre ouvi que não pode misturar, mas tem as mesmas especificações , e aí, tem que ter coragem para misturar?
    Meu pensamento... assim como não se mistura água impura com potável, não se faz com óleos, seja de motor, caixa, diferencial e até fluído de freio. Óleo de caixa não se repõe; se troca. É caro? É. Tem que usar o óleo especificado pelo fabricante da caixa? Sim. E claro, uma vez usando óleo sintético, não se volta para mineral.

    Mas confesso que não sei o porque. Até imagino, mas não tenho certeza. Vou consultar alguns especialistas em química e caixas automáticas e lhes conto algo.
    Digaum
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