mecânico: já resolvi o problema.
eu: ótimo, o que aconteceu?
mecânico: o cabeçote empenou.. você deve ter esquentado ele. Empenou e não trincou, que bom.
eu: eita! e agora... é bom empenar o cabeçote?!
mecânico: sim, mandei pra retífica. Já está aqui plainado.
eu: já?! to indo aí conversar com você.
Cheguei lá.. já estava começando a montar o cabeçote que foi "plainado", com a junta do cabeçote novo e sei la mais o que que precisava.
Custos em peças/serviços:
plaina/retifica -> 100
junta cabeçote -> 150
sei la oq -> 70
Fiquei intrigado, e não sabia da possibilidade de "empenar" ou "torcer" o cabeçote... diz o mecânico que o ar escapava para o sistema de arrefecimento nessa fresta que causou entre junta e cabeçote.
Enfim.. com o motor ok de novo, colocarei aditivo no arrefecimento, troca de óleo/filtro e crer que dê tudo certo. O que acham?
fotos:

