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  • #1
    Usuário Avatar de Agrimensor
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    Question sintomas: cabeçote e arrefecimento - L200 Sport HPE




    Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.

    Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.

    Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
    Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.

    O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.

    Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.

    De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.

    Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
    L200 Sport HPE 2.5 4x4 CD DTI Dies. Mec. - A TEMIDA!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.

    Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.

    Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
    Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.

    O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.

    Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.

    De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.

    Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
    Agrimensor, você está aonde agora? Se ainda estiver no Piauí, leve o carro na oficina Bruthus (86-3232-0049). O Elzimar é especialista em Mit, você não vai se arrepender. Conhece muito e o serviço tem preço normal. Se estiver fora, então é melhor alguém indicar uma boa oficina na cidade em que você estiver.

    Abçs.
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

  • #3
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Agrimensor, primeiro da uma olhada nessa tampa do teu radiador. Ela pode não estar permitindo a volta do líquido do reservatório para o radiador, e a pressão que voce escuta quando frio não seria de excesso, e sim de vácuo dentro do sistema.

    Parece que ela está travada para o retorno.

    Agora, se a pressão for muita, aí sim ou é junta ou cabeçote. Mas cabeçote trincado o carro esquenta na hora!

    Teu óleo tá normal? Sem água?

    E a água do radiador, sem óleo? Sentiu alguma perda de potência?

    Vai com calma que teu problema pode ser simples.

  • #4
    Usuário Avatar de Moipessoa
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.

    Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.

    Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
    Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.

    O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.

    Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.

    De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.

    Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
    infelizmente é bem provável que o mecânico que avaliou a viatura esteja correto.
    "pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  • #5
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    infelizmente é bem provável que o mecânico que avaliou a viatura esteja correto.
    "pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
    Errado.

    A tampa do radiador trabalha com uma pressão máxima em torno de 0,9 psi, o excedente disso ela libera para o reservatório de expansão, independente se é ar ou água. Quando o sistema esfria, tanto a água quanto o ar interno diminuem de volume, criando um vácuo no sistema, o qual "puxa" a água do reservatório novamente pela válvula de retorno da tampa. Não existe pressão acima do normal dentro do arrefecimento caso a tampa esteja funcionando corretamente.

  • #6
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Quer saber se o problema é na junta ou cabeçote? Com o motor frio de manhã de a partida e rapidamente verifique a mangueira superior do radiador. Se ela estufar logo nos primeiros segundos, é porque está escapando compressão para dentro do arrefecimento.
    Outro teste é dar a partida, com o carro frio, e tirar a tampa do radiador. Se houver muitas bolhas, é compressão vazando.

  • #7
    Usuário Avatar de Agrimensor
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    Washington JÚNIOR, estou em Parnaíba/PI. Indicaria alguém na região?


    SergioMedeiros, Percebo uma espuma, bolhas, quando abro o radiador ainda quente. E está (estava) com mistura ok de aditivo verde.
    Não senti nenhuma perda de performance no motor, não há óleo no liquido e nem água no oleo do motor.

    Sinto uma leve baixa do nível do óleo, que o mecânico indicou ser devido minha tampa do óleo estar "melando" e deixando o óleo sair. Não tive tempo para garimpar isso no Piauí e acabei deixando passar. Para conferir se a L200 estava queimando óleo, não há saída de fumaça branca pelo escapamento.

    A tampa do radiador é de 1,2 bar, original Mit e com 4 meses de uso, que até então acreditava ser a pressão correta da tampa. Essa tampa foi indicada pelo vendedor e blablabla.. confere a informação?

    Amanhã cedo confiro se há pressão dentro do radiador, com o motor frio, e farei os testes que você indicou.. valeu Sergio!
    4X4 Brasil
    L200 Sport HPE 2.5 4x4 CD DTI Dies. Mec. - A TEMIDA!

  • #8
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    Agrimensor, a pressão da tampa não seria responsável por um problema desses, e sim o seu mal funcionamento. Da uma olhada nela.... tem duas válvulas, uma de liberação e outra de retorno. A de retorno deve ser bem mole, sem oferecer muita resistência quando puxada com os dedos.

    Quanto as bolhas, uma espuma é normal... tem que ver com o carro ligado, por isso tem que fazer quando frio. Dá a partida com o carro frio e a tampa do radiador aberta. Vai abaixar e subir um pouco a água, mas não pode borbulhar.

    Os dois testes são para ver a mesma coisa, pois se der a partida e inchar a mangueira, é pq tem ar no sistema oriundo do vazamento dos pistões. Nesse caso incha a mangueira se estiver com a tampa fechada, ou borbulha dentro do radiador se estiver sem a tampa.

    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Tem um meio ainda mais simples... anda com o carro, espera esquentar bem... Ai vc para, abre o capô e com MUITO CUIDADO, abre a tampa até expelir o excesso de pressão e água. Isso com o motor ainda ligado.


    Fecha novamente e roda com o carro por alguns minutos, de preferência dando uma "forçadinha". O sistema NÃO DEVE ficar pressurizado novamente quando vc parar o carro pra checar as mangueiras.


    Se ficar pressurizado novamente, certamente é junta do cabeçote queimada. E se der muito azar, pode ser até o cabeçote trincado...


    Um sintoma básico tb é com o motor quente, ao abrir a tampa do radiador ( novamente, com MUITO CUIDADO ), se estiver borbulhando no bocal do radiador, tb é mau sinal...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #10
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Em tempo: A pressão correta da tampa do radiador é 1.2bar mesmo... Tenho uma tampa dessas original em casa.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #11
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    Mais simples abrir uma tampa de radiador com o motor em temperatura normal de funcionamento sapo??? Não sugiro isso para ninguém que nunca fez ou viu alguém fazer antes....

  • #12
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Isso é o que eu faço, tomando os devidos cuidados, não tem problema. Claro que uso EPI's como luvas e óculos.


    Só recomendo fazer quem já tenha conhecimento do procedimento. O problema não é abrir a tampa do radiador com o motor quente, o problema é não saber tomar cuidado...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

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