Anexo 471626 Anexo 471627
Enfim.. começou a busca do problema de arrefecimento, espero que seja apenas a junta do cabeçote.
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Anexo 471626 Anexo 471627
Enfim.. começou a busca do problema de arrefecimento, espero que seja apenas a junta do cabeçote.
o mecânico me ligou:
mecânico: já resolvi o problema.
eu: ótimo, o que aconteceu?
mecânico: o cabeçote empenou.. você deve ter esquentado ele. Empenou e não trincou, que bom.
eu: eita! e agora... é bom empenar o cabeçote?!
mecânico: sim, mandei pra retífica. Já está aqui plainado.
eu: já?! to indo aí conversar com você.
Cheguei lá.. já estava começando a montar o cabeçote que foi "plainado", com a junta do cabeçote novo e sei la mais o que que precisava.
Custos em peças/serviços:
plaina/retifica -> 100
junta cabeçote -> 150
sei la oq -> 70
Fiquei intrigado, e não sabia da possibilidade de "empenar" ou "torcer" o cabeçote... diz o mecânico que o ar escapava para o sistema de arrefecimento nessa fresta que causou entre junta e cabeçote.
Enfim.. com o motor ok de novo, colocarei aditivo no arrefecimento, troca de óleo/filtro e crer que dê tudo certo. O que acham?
fotos:
Anexo 471655 Anexo 471656
Certifique-se de que TODA a linha de arrefecimento está livre de sujeira ou vazamentos. Incluindo o radiador e a tampa.
Eu no seu lugar, trocaria logo todas as mangueiras pequenas ( vc compra mangueiras de alta pressão para água-óleo no metro ).
Eu lembro que comprei 1,5m por uns 50 reais, deu que sobrou pra todo o motor.
As mangueiras superior e inferior tb são baratas, troque logo.
Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.
Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.
Cara, se a junta está queimada, ela deveria esta fumaçando, ela esta fumaçando "azul"? se estiver, bem provável que seja essa junta, cabeçote trincado? só removendo o mesmo para avaliar. Mas você diz que esta dando pressão, me parece que a válvula termostática não está abrindo, substitua esta válvula, ela deve está abrindo uma vez ou outra. E se você substituiu ou vais substituir a junta, leva em uma pessoa que é sábia do ramo, porque é um saco, e use silicone loctite preto, é o melhor.
O "Sei la oque" É o selante Loctite" kkkk
U
tanto não tem a ver com uma pressão acumulada no radiador, que quando se abre a tampa, ela é DESPRESSURIZADA para o ambiente ou para o reservatório, caso quem o faça segure um pouco a tampa só a ponto de "dar passagem" para essa pressão. Ar, Sergio, tb é pressão, basta que ele seja comprimido ou não aliviado.
a água do carro do Matheus podia não voltar por 2 motivos: uma pq o que restou no vaso de expansão foi pouco e pode ter havido transbordamento do vaso, ou a opção 2, que é a já citada.
a pressão do arrefecimento pode subir tanto acima de 1,2 bar, e expulsar a água do radiador a ponto do reservatório de expansão não ser suficiente e transbordar. a água vai estar quente, mas não fervilhando, por conta da pressão a que ela estiver submetida. (só procurar na net a tabela).
tenho... é o que tinha, e já está lá montada. Quando me ligaram o serviço já estava quase feito :neutral:
pergunta: há como trocar o reservatório de expansão da sport hpe por um maior?