
Postado originalmente por
Alberto Granville G Paula
Rapazes boa tarde.
Venho acompanhando o tópico, que é muito interessante e resolvi também comprar um scanner para minha F 250 2009 motor Cummins Maxi Power eletrônico. A tomada OBD dela tem os pinos 4,5 7 e 16 e pelo que vi em todos os anúncios de scanner, esta pinagem corresponde ao protocolo ISO 9141-2 & KPW, que é um dos indicados como suportados para todos os Scanners com chip ELM 327. Ou seja, pelas informações que estão nos sites de vendas dos scanners ele deveria servir na minha F 250!
Comprei no ML um Scanner mini, aquele pequeno, azulzinho (que outros já usaram aqui com sucesso!)
Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth Mini - Pronta Entrega!!! - R$ 59,90 no MercadoLivre e mesmo com o vendedor não dando certeza que funcionaria no meu caso, eu resolvi arriscar, pois pelo protocolo da pinagem deveria funcionar. O Scanner chegou, instalei, consegui parear o Bluetooth, mas o Torque não consegue achar o protocolo do carro e pergunta se eu tenho certeza se a chave está ligada.... já fiz de tudo, com carro ligado também, etc e ele fica checando todos os protocolos e diz que não há retorno da ECU e volta perguntar se a ignição está ligada. Os led verde até pisca, mostrando que ele e o Galaxy S4 estão trocando informações, na checagem dos protocolos. Ou seja, não funcionou!
Relendo outros posts em outros foruns estrangeiros, existem comentários que muitas vezes estes scanners podem não funcionar direito, pois são "xinglings", que a maioria é fabricado em massa sem teste final e este azulzinho mini estrá na lista dos não recomendados por apresentarem defeitos (parece que aqui neste tópico também tem um link sobre isso) e que existem alguns mais recomendados que outros.... Sendo assim, estou pensando em comprar outro, de outra marca/modelo e testar tudo de novo. O meu grande interesse neste scanner nem é pelo painel ficar legal com todas aquelas informações, mas sim porque anualmente faço viagens tipo expedição para áreas remotas na América do Sul, em países com pouco recurso para manutenção de motores eletrônicos, como Bolívia, Peru, etc e uma ferramenta destas seria de grande ajuda. Antes eu viajava com uma Land Rover com motor diesel mecânico, que dá pra consertar com chiclete e arame, mas esses motores eletrônicos, o buraco é mais embaixo.
Logo, peço ajuda aos amigos, com sugestões de como fazer o Torque funcionar, se tem algum macete que ainda não fiz, se realmente este scanner pode estar com problema, qual outro modelo mais confiável eu poderia tentar, enfim, qualquer sugestão que pudesse resolver meu problema seria muito vinda. Agradeço a todos de ante-mão.