A participação de todos com opiniões e orçamentos está sendo valiosa para todo o grupo.
Eu pessoalmente, já experimentei situações diversas na relação com ccs.
Nas Mit, troquei diversas peças de suspensão (amortecedores, molas, buchas, etc) sempre compradas na Fox de Porto Alegre. Nunca me senti lesado.
Entretanto, nenhuma das vtrs jamais entrou na oficina de nenhuma ccs. Os serviços foram feitos em oficinas especializadas de cada assunto. Uma para freios, outra para suspensão, motor, e por aí vai.
Com a Land Rover, a situação é similar. Comprei várias peças (de motor, de suspensão, calços, ...) na Eurobike sem susto.
Recentemente, fiz cotação de umas pecinhas de motor que custam £5,00 na UK. A ccs me pediu R$ 240,00 e dez dias para chegar. Desta vez, não deu para encarar. Comprei de um conhecido fornecedor inglês. Aproveitei e pedi um filtro de oleo rotativo que não tem na ccs. £ 9,00 de peças; £6,40 de Royal Mail e 25 dias de espera.
Temos que cotar sempre e denunciar os abusos.
Quanto a cartel, óbvio que existe. Conheço os dois donos de ccs de POA. Conheço tb o de Chapecó-SC. Não acredito que estejam com participações cruzadas. Mas a associação deles, como de todas as marcas, trabalham para garantir o seu lado preservado da concorrencia.
Abraços a todos.