Não, esquentar de fato, é chegar na faixa vermelha.
Em algumas L200, em situações de carga como a que você mencionou, 3/4 do ponteiro é normal...
Versão Imprimível
Não, esquentar de fato, é chegar na faixa vermelha.
Em algumas L200, em situações de carga como a que você mencionou, 3/4 do ponteiro é normal...
Quando eu ando pelo Ceará na minha, o ponteiro fica entre mais de 1/2 e 3/4 também, mas nunca chega no vermelho.
Se você quiser pode colocar um ventilador extra ou colocar uma chave na ventuinha do ar condicionado, mas não é necessário, seu motor parece estar normal. Essa "gambi" é para os motores que já ferveram.(precisam ser reformados)
Anexo 355656
ola amigos,tenho uma l200 outdoor 09\09 preta gls,comprei com 10mil km hj esta com 50 mil.Sempre ouvi falar sobre o aquecimento mas nunca tive nenhum problema quanto a isso tanto no 4x4,reduzido ou em altas velocidades.Se vc quer correr com uma camionete compre uma ford velociraptor , elas nao foram feitas para correr mas no asfalto ate 130km\h eh seguro nada mais que isso,muito forte em trechos de subida tambem, no 4x4 entao uma delicia.Logico que deve manter a manuntecao,bom combustivel,pneus etc.
Adoro o carro,infelizmente talvez eu a venda em breve.
vou da rum pitaco de quem trabalha em area industrial, mas nao ligado a mecanica...
alguem ja pensou em alterar a posição do sensor de temperatura (ou outro mecanismo que comanda a abertura da valvula termostatica). de forma que ela possa "sentir" a real temperatura do motor e nao a temperatura de onde o sensor está localizado, abrindo mais rapido em condicoes de uso mais pesado.
pq faço esse questionamento... pq alguns falam que o motor sobe a 3/4 do ponteiro e depois ela cai, mesmo mantendo as condicoes de uso pesado, e algum tempo depois, sozinha ela cai. quando ela cai, pode-se dizer que foi em funcao da termostatica estar toda aberta, suprindo a refrigeracao necessaria para a queda de temperatura. entao, pq nao antecipar essa abertura plena, enviando o sinal real da temperatura do motor.
É só trocar a Valvula termostática de 82° ou 76° por uma de 71° como eu fiz
Nunca mais esquentou, trabalhou sempre na mesma temperatura, fiz testes nos mesmo lugares onde ela esquentava e não esquentou mais.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
O problema de trocar uma valvula por uma de menor temperatura, é que o motor vai trabalhar em uma temperatura um pouco abaixo da ideal, que também é prejudicial de certa forma. Em todo caso, descobri o motivo do aquecimento da minha. Duas coisas, radiador sujo na parte externa, e acoplamento viscoso da hélice.
Radiador varetado e acoplamento trocado, l200 com ponteiro de temperatura travado no meio!!!
Do jeito que o aquecimento é rapido, essa diferença de temperatura compensa se vier existir um desgaste que diminua a vida util do motor, já que é a longo prazo e o aquecimento leva no minimo um cabeçote pro saco antes de tu perceber.
Olha só essa questão de temperatura abaixo do normal e tals, e que vai acabar com o motor pode até ser que a longo prazo acabe, mas é muito a longo prazo mesmo.
Eu já tive caminhão grande, 1932, 1933, todos eles trabalhavam abaixo da temperatura, e nunca deu problema algum.
Outro caso é a minha Full, ela demora no minimo 15 min pra poder chegar a temperatura ideal, que fica abaixo do meio e sempre foi assim, e já vi muita gente falando que algumas Full já passaram de 300.000KM sem mexer em nada.
A L200 com 3 min ela já está com a temperatura no meio, a minha depois de colocar a valvula ela ficava uma minima coisa abaixo do meio, ligeiramente inclinada para baixo, e nunca me deu apurrinhação.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
André, obrigado pela dica. Vou fazer isso na minha também após os seus relatos e a opinião do outro colega logo acima.
Agora a duvida, a VT que voce colocou, é da l200 mesmo? Onde acha essa vt? A troca é do tipo "tira uma e coloca a outra"?
Abs
Marca: Wahler
Numero: 3035.71
Aplicação: Trator Ford 6600/6610 até 1987 - Diesel
Pra colocar ela você terá de bater a lateral dela para poder ficar no tamanho certo da original.
Ela vem com um detalhe em alto relevo na base da valvula, ai é só bater que esse detalhe some e ela fica do mesmo tamanho.
Pode usar uma prensa hidraulica que funcionará também.
Você também pode furar uma chapa que tem na bomba d'agua pra aumentar a passagem de agua.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
pra quem usa o carro no extremo (dunas, areia, terreno bastante acidentado, trilha brava), acho que é valida a alteração, pra quem usa "normal" e nao sobe acima do meio, "em time que esta ganhando nao se mexe"...
Salve,
A minha não esquentou e tomara que nunca esquente.
A temperatura sobe muito rápido, mas não passa do meio. Graças a Deus.
Sou novo no assunto L200 Outdoor, Comprei a minha recentemente com 80.000 Km. Troquei óleo de motor ( Turbo Diesel BR ), Filtro de óleo Tecfil, Filtro de Dieseil Tecfil, Filtro de Ar estava novo mesmo, nao sei porque, mas estava. Na troca coloquei o aditivo de limpar antes de trocar o óleo, verifiquei os níveis dos óleos do cardan de traseiro, dianteiro, caixa de marcha e 4x4, todos no nível ok (inclusive vazou algum óleo quando verificado na caixa 4x4) e textura com liga ainda, apesar do manual mandar trocar nos 80.000 dos cardans. Não troquei desta vez!
1. Fiz direitinho?
2. Devo trocar o óleo dos Cardans?
3. Devo Trocar as correias e os tensores com essa Quilometragem? 80.000?
4. Há um pequeno vazamento de óleo(Suado) pela junta da tampa de válvulas, devo retirar a mesma e isolar com selante 3m alta temperatura?
Minha maior preocupação é sobre a troca das correias e tensionadores, vocês mais experientes em L200 do que eu poderias me ajudar nesse assunto?
Agradeço desde já suas atençoes,
Gustavo Lopes
L200 GLS 2010/2010 OUTDOOR