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  • #1
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    Já estou preparando a pipoca para assistir a novela até o fim.
    Ary
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  • #2
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    Gostaria de agradecer por esse post. Com as informações obtidas aqui, instalei o relê alemão 357…. na minha quadradinha, que mal limpava no lento e rápido. O resultado é mágico! É triste constatar que o ‘equivalente’ nacional dni0317 exclui a beleza de ser programável.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Lacer Ver Post
    [...] relê alemão 357…. [...]

    Olá, Lacer! Você pode confirmar o código do relé que instalou? É o 357955531? Legal que funcionou! Abraço!
    2020: Defender 110 SW 300 TDi 2004 Alpine White
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por ary nunes Ver Post
    Já estou preparando a pipoca para assistir a novela até o fim.
    hehehehehe pior que vai ser uma novela mesmo. Hoje dei uma estudada no circuito original e o fato da chave liga/desliga do limpador traseiro cortar o terra e não o positivo complica tudo... Mas não desisti ainda. Aguarde cenas do próximo capítulo. 😂

  • #5
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    A duras custas, mas deu certo instalar o relé de temporizador programável no limpador traseiro. Assim que possível eu posto aqui o que tive que fazer. Mas já adianto que não basta tirar o original e colocar o outro. Fazendo isso, no máximo se consegue um intermitente básico. Pra fazer programável, tive que alterar mais coisas. Em breve posto aqui.

  • #6
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    Lightbulb Como fazer o limpador traseiro ser intermitente programável

    Boa noite!

    Bom, pra início de conversa, como comentei nos posts anteriores, o limpador traseiro funciona diferente do dianteiro. No dianteiro, o interruptor corta o positivo, enquanto que, no traseiro, o interruptor corta o negativo. Isto inviabiliza simplesmente trocar o relé por um temporizável.

    ATENÇÃO: se for fazer a mesma coisa que eu fiz, recomendo desligar a bateria e retirar o relé do limpador traseiro ANTES de começar a função.

    O que eu fiz foi inverter essa lógica da chave liga/desliga do limpador traseiro para que, ao invés de cortar o aterramento, passasse a cortar o positivo. Para isso, emprestei um positivo da chave de acionamento do esguicho traseiro e fiz com que o fio que antes era aterramento se transformasse em alimentação +12V para o relé. Vejam o condutor vermelho na foto:

    -img_20220721_151253427.jpg

    Um problema nesta abordagem é que o LED de iluminação da chave liga/desliga faz uso do aterramento para se ligar. Então minha alternativa foi trocar o atual pino de aterramento para o pino 5, desconectar a perna negativa do LED e reconectar ela no pino 5. Deu o tamanho exato que eu precisava.

    Assim era o original:

    -img_20220721_105753993_hdr.jpg

    Assim ficou depois da alteração:

    -img_20220721_114128083_hdr.jpg

    Feito isso, foi hora de refazer a pinagem do porta-relé que fica logo abaixo do motor do limpador traseiro.

    Assim é o circuito do relé original:

    -screenshot-2022-07-25-19-21-43.jpg

    E assim é o que eu fiz:

    -screenshot-2022-07-25-19-22-37.jpg

    (perdoem o desenho tosco... hehehe)

    Bom, olhando pro circuito, é possível notar que foram apenas duas alterações:

    1. O pino 1 (31 no relé intermitente) - que antes ia até a chave liga/desliga e, em seguida, ia para o terra - passou ser terra direto. Fiz isso ligando ele no aterramento que vai até o park switch (fio preto do conector de 3 pinos acima do motor).

    2. O pino 2 ("T" do relé intermitente) ficou vazio e o fio que conectava nele (fio que vem da chave liga/desliga) passou a ser conectado no pino "I" do relé.

    Pronto!

    Tudo testado e funcionando melhor que a encomenda! 👍

    Espero ajudar algum outro nerd por aí.

    Abraços!
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