5 Anexo(s)
Como fazer o limpador traseiro ser intermitente programável
Boa noite!
Bom, pra início de conversa, como comentei nos posts anteriores, o limpador traseiro funciona diferente do dianteiro. No dianteiro, o interruptor corta o positivo, enquanto que, no traseiro, o interruptor corta o negativo. Isto inviabiliza simplesmente trocar o relé por um temporizável.
ATENÇÃO: se for fazer a mesma coisa que eu fiz, recomendo desligar a bateria e retirar o relé do limpador traseiro ANTES de começar a função.
O que eu fiz foi inverter essa lógica da chave liga/desliga do limpador traseiro para que, ao invés de cortar o aterramento, passasse a cortar o positivo. Para isso, emprestei um positivo da chave de acionamento do esguicho traseiro e fiz com que o fio que antes era aterramento se transformasse em alimentação +12V para o relé. Vejam o condutor vermelho na foto:
Anexo 579413
Um problema nesta abordagem é que o LED de iluminação da chave liga/desliga faz uso do aterramento para se ligar. Então minha alternativa foi trocar o atual pino de aterramento para o pino 5, desconectar a perna negativa do LED e reconectar ela no pino 5. Deu o tamanho exato que eu precisava.
Assim era o original:
Anexo 579414
Assim ficou depois da alteração:
Anexo 579415
Feito isso, foi hora de refazer a pinagem do porta-relé que fica logo abaixo do motor do limpador traseiro.
Assim é o circuito do relé original:
Anexo 579416
E assim é o que eu fiz:
Anexo 579417
(perdoem o desenho tosco... hehehe)
Bom, olhando pro circuito, é possível notar que foram apenas duas alterações:
1. O pino 1 (31 no relé intermitente) - que antes ia até a chave liga/desliga e, em seguida, ia para o terra - passou ser terra direto. Fiz isso ligando ele no aterramento que vai até o park switch (fio preto do conector de 3 pinos acima do motor).
2. O pino 2 ("T" do relé intermitente) ficou vazio e o fio que conectava nele (fio que vem da chave liga/desliga) passou a ser conectado no pino "I" do relé.
Pronto!
Tudo testado e funcionando melhor que a encomenda! 👍
Espero ajudar algum outro nerd por aí. :news-coffee:
Abraços!