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  • #1



    Tem uma Defender PUMA parada há 18 meses em Roraima por absoluta falta de PEÇAS e CONHECIMENTO.

    Uma SVX de um amigo médico que infelizmente afundou durante uma travessia de rio.

    Dinheiro não falta.

    E o cara simplesmente não consegue arrumar.

    Gastou 18k entre módulos e outras peças. E nada de funcionar ainda.

    Se eu tivesse tempo disponível já tinha arrastado lá para a garagem de casa para ajudá-lo!

    Os mexânicos daqui não sabem muita coisa... o carro ferveu na estrada porque o mecânico mudou a tampa do reservatório de expansão e colocou outra com especificação diferente. Entre outras estripulias.

    Ou seja, mundão a fora, IMHO, o 300tdi ainda é imbatível! Melhor ainda se bem cuidado pelo próprio dono.

    Abraços.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #2
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    Amigos,

    Desculpem o tom de brincadeira do post anterior, mas minha visão sobre o tema diz respeito à PROBABILIDADE das ocorrências.

    Não nego que um sistema diesel eletrônico é mais suscetível a falhas por conta do combustível e também de reparos mais difíceis, especialmente em condições de expedição.

    A questão que coloco é se a PROBABILIDADE da ocorrência de falha justifica toda essa preocupação, pois as desvantagens do sistema tradicional, no tocante à desempenho, consumo, nível de ruído e conforto é realmente abissal.

    Destaco que, na maior parte das expedições, o deslocamento se dá por regiões "civilizadas", somente por pequenos trechos (pequenos aqui na proporção com o total da viagem) ficando realmente em condições "inóspitas".

    Como já dito nos posts anteriores, uma correta manutenção preventiva e o cuidado no abastecimento tornam pouco provável a ocorrência de problemas, como pude constatar diretamente, após três viagens com mais de 5.000 km cada.

    Quando adquiri a viatura, observei muito os comentários desse forum, e resolvi arriscar. Não nego que, no início, tive uma certa insegurança, mas hoje encaro qualquer parada em relação à expedição, pois adquiri confiança no carro.

    Abraços a todos.

  • #3
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    19/06/2011
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    Diante dos posts, quer um bom conselho,

    Compre qualquer carro 4x4 zero, a gasolina, customize-o e faça sua expedição!!! Certamente não terá problemas...

    Quando retornar, com alegrias, fotos inesquecíveis, experiência, desfaça-se do carro rapidamente e troque por outro...se for preciso...

    Abraços

  • #4
    Seguindo a linha de raciocinio do carro gasolina... vai de bicicleta.



    O conceito de "expedição" é muito variável entre as pessoas.

    Alguns loucos fazem questão de andar com o veículo mais lento, velho e desconfortável possível, pois a probabilidade de quebra e necessidade de reparos, o desafio mecânico é PARTE da viagem. Aprender a lidar com esse imprevisto é até mesmo desejado.

    Outros viajam no carro moderno, 0km, praticamente inquebrável, porque o foco de sua viagem é curtir os lugares e não a viatura.

    Alguns viajam 5.000km para andar 300km em áreas realmente isoladas. Outros viajam 800km dos quais 650km em áreas realmente isoladas.

    Não generalizem. Defender não é o 4x4 mais adequado para expedição. Toyota também não. Depende. De um MONTE de coisas.

    Ou seja, escolha aquele que mais se encaixa no SEU PERFIL VIAJANTE. E seja feliz!

    No MEU CONCEITO de expedição, tenho algumas exigências fundamentais:

    - diesel, bomba injetora mecânica;
    - eixo rígido dianteiro, pneus 285 pelo menos;
    - suspensão com molas helicoidais;
    - facilidade para o "do it yourself" na estrada se necessário;
    - boa capacidade de carga e passageiros (02 adultos + 02 cachorros + bagagem + 02 bicicletas);
    - velocidade de cruzeiro de pelo menos 90km/h;
    - ar condicionado (exigência da co-piloto);
    - autonomia para pelo menos 800km sem galão externo;
    - possibilidade de instalação de barraca de teto;
    - possiblidade de instalação de guincho dianteiro;

    Minhas opções atuais: Defender 110, Marruá 4 portas e algumas raras Toyotas.

    Já andei de Defender. Aproveitei cada minuto! Recomendo, se encaixar em seu perfil.

    Mas hoje, confesso que prefiro uma viatura menos "dengosa".

    Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #5
    Usuário Avatar de scadufax
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    para expedição vou de Defender 300 tdi

    Em 2004 também estava com dúvida de qual 4x4 comprar ... meus requisitos eram: quero ir para qualquer lugar que um carro possa ir e quero algo confiável (nunca andei em comboio, apenas sozinho ... acho q sou muito chato - já o pessoal daqui de casa tem certeza). Escolhi a Defender 1999 300 TDI, 80mkm ... agora está chegando aos 170 mkm, só foi escolher o destino e pé na estrada (Chile e Argentina em julho, nevando - Peru via Transoceanica em construção, atravessando os Andes por estrada de terra ainda e alguns riachos - todas as capitais do nordeste, jericoacoara x fortaleza via praia, etc).
    E quando você estiver em Camocin - CE e der problema, é só procurar que alguém vai dar conta do serviço, mesmo vc achando que não (veja foto anexa da oficina que arrumou o alternador ... rsrsrs).
    Tive um Explorer (maravilha de carro), mas tive que ficar 3 dias parado em Rolândia - PR para arrumar coroa e pinhão do diferencial traseiro - e olha que só tinha rodado 5mkm no asfalto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -oficina.jpg  

  • #6
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    Pessoal, agradeço muito as respostas! Principalmente ao CGAUER, que fez um texto sobre 4x4 heheheh

    Então, se vcs dizem que o 300TDi é tao melhor que o PUMA, acho que vou de 300 mesmo!


    Mas quanto ao consumo, ruidos e conforto (itens principais de uma viagem longa), o que vcs me dizem??

    OBS.: Baseado no que falaram, então, uma SW4 modelo novo seria o pior carro para viagens longas né? Pois é totalmente eletrônica e a maioria possui câmbio automático

  • #7
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    Defender TDI 300, só lembre de comprar EPI, como disse um membro acima, principalmente protetor auricular e dos bons, pq a bixa faz muito barulho, alias, inclusive, a Land Rover é 8 ou 80... Defender: um onibus dos anos 70; e a D3: vc não ouve a buzina do carro do lado....

  • #8
    Citação Postado originalmente por Totino Ver Post
    Defender TDI 300, só lembre de comprar EPI, como disse um membro acima, principalmente protetor auricular e dos bons, pq a bixa faz muito barulho, alias, inclusive, a Land Rover é 8 ou 80... Defender: um onibus dos anos 70; e a D3: vc não ouve a buzina do carro do lado....

    Exagero. Faz barulho, mas, com o rádio ligado, não se percebe, ou seja, quem tem um rádio instalado no carro acaba com o problema do barulho.

    De resto, faça um teste drive com um amigo que possua uma defender. Como sempre digo, gostou, leva, não gostou, parte para outra.

    e.t.: Tenho a minha desde 2008, rodei 70.000 kms, tive problemas, como qualquer outro com um carro de, atualmente, 198.000, mas não troco por outro.

    []

  • #9
    Usuário Avatar de CGAUER
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    O meu 110, a 100km/h é muito silencioso. O problema de barulho normalmente é o bagageiro.

    Mas nada que um bom revestimento não resolva. Mas a mim pouco incomoda o barulho...

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Lothar Ver Post
    Exagero. Faz barulho, mas, com o rádio ligado, não se percebe, ou seja, quem tem um rádio instalado no carro acaba com o problema do barulho.

    De resto, faça um teste drive com um amigo que possua uma defender. Como sempre digo, gostou, leva, não gostou, parte para outra.

    e.t.: Tenho a minha desde 2008, rodei 70.000 kms, tive problemas, como qualquer outro com um carro de, atualmente, 198.000, mas não troco por outro.

    []
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #10
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    Pessoal, basendo no que vcs disseram, então, uma SW4 modelo novo seria o pior carro para viagens longas né? Pois é totalmente eletrônica e a maioria possui câmbio automático

  • #11
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Gui, não é bem assim...

    Infelizmente não existem mais 4x4 novos com injeção mecânica, logo a SW4 é sim a melhor opção no que diz respeito a tolerância ao nosso Diesel ruim e suporte da marca. E também tem tração integral, algo muito importante para a segurança, no caso ativa, prevenindo acidentes.

    Agora se quiser "O" 4x4 de expedição, por aqui no Brasil é o Defender 300TDI com as modificações que sugeri anteriormente. Aí sim é um carro para sempre e qualquer lugar, com espaço, autonomia, e facílima manutenção. Mas é bom que tudo seja feito com critério, paciência e responsabilidade, do contrário você terá muita chateação.

    Se estivesse na Europa, Africa, Nova Zelândia e Austrália, o caminho racional seria o supremo Toyota HZJ76 ou 78 com o fantástico motor 1HZ.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gui_rmc Ver Post
    Pessoal, basendo no que vcs disseram, então, uma SW4 modelo novo seria o pior carro para viagens longas né? Pois é totalmente eletrônica e a maioria possui câmbio automático
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #12
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Se estivesse na Europa, Africa, Nova Zelândia e Austrália, o caminho racional seria o supremo Toyota HZJ76 ou 78 com o fantástico motor 1HZ.
    Rapá, aqui em Brasilia vejo dessas Toyota com alguma frequencia. Todas com placa azul, consular....
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

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