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Comprando uma viatura para expedições... qual Land escolher??

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  • 21/06/2011, 19:33
    bello
    Citação:

    Postado originalmente por ka2 Ver Post
    Vc fez tudo que gostaria de fazer na minha... diminur o barulho e acertar os pedais.
    Como é que vc fez para reposicionar os pedais? tem uma receita para eu passar ao meu mecanico?

    abs
    Sergio

    Bom K2, o motor do 300Tdi fica posicionado mais a frente em relação ao 200 Tdi. Desta forma, existe espaço, e é possível mover os pedais mais para a direita e alinha-los. Para isso é preciso cortar um parte lateral direita junto a parede corta fogo e a cobertura do câmbio. Quem fez isso para mim foi o Ronald há uns 5 anos atrás e ficou ótimo, nunca me deu um problema sequer. A posição ficou excelente . Agora dirijo alinhado com o volante e isso , pelo menos para mim, fez uma enorme diferença no conforto em longas distâncias. Muita gente não se incomoda com a configuração original e outros torcem o nariz por ter tirado a "originalidade" do projeto mas eu considero uma das melhores coisas que fiz no meu Defender.
    Quanto ao ruido, fiz este isolamento logo que comprei o carro em 1998, e somado ao fato do 300 Tdi inglês ter a batida mais mansa do que o nacional ficou bem legal , dá para conversar e ouvir som numa boa.
    Abs
    Sergio
  • 21/06/2011, 23:14
    Renato Franco
    Amigo,

    A resposta é: DISCO 3 Diesel.

    Não precisa fazer nenhuma "lista de ajustes". É subir na viatura e ir.

    Em 10 meses: Peninsula Maraú, Atacama, Chapada Diamantina. Nenhum problema. Rodo 1.000 - 1.100 km no dia, sem ouvido zumbir, sem camiseta colar nas costas, e sem precisar de EPI (risos para o Ka2, que utiliza protetores auriculares para conduzir a viatura).

    Reconheço que, se quebrar, vai ser problema. Mas não quebra fácil não (risos).

    Abs.

    PS: ka2 - como vai a expedição Jalapão?



    Citação:

    Postado originalmente por gui_rmc Ver Post
    Olá pessoal

    Comecei a fazer algumas viagens longas com meu carro pela américa do sul e curti! Mas com R17 não dá, deixei de ir à vários lugares pois sabia que meu carro não ia chegar, tanto pela roda quanto pela altura dele...

    Então eu e meu pai decidimos comprar uma viatura 4x4 pra viajar em família, pois ele tbm curtiu muito viajar de carro pra longe (maior liberdade na escolha dos lugares onde podemos ir e tals).

    Lendo e pesquisando um pouco, decidimos que vamos de Land Rover. Meu pai está na segunda Land e desde que comprou a primeira (Disco3) nunca mais quis sair da marca... (claro, a Discovery tem os problemas normais de Land Rovers, mas é mais paixão do que pensamento racional). Agora a dúvida é em qual modelo!

    Temos os seguintes carros na lista:

    - Defender 110 - 2009, 38k km, 120k dilmas - Prós: Diesel, mais robusta. Contras: Menos confortável, motor mais fraco que as outras e pelo o que vi a altura da água (ao atravessar rios) não pode ultrapassar os 110mm, o que é pouco.
    - Discovery 3 4.0 S V6 - 2008, 26k km, 118k dilmas - Prós: Conforto. Contras: V6 a Gasolina (porém a versão Diesel costuma falhar as vezes, então gasolina é melhor)
    - Range Rover 4.4 HSE V8 - 2004, 66k km, 85k dilmas - Prós: é um Range Rover. Contras: é um Range Rover!!! heheheh


    Vou utilizar basicamente para viajar para longe (expedições pela américa), fazer algumas trilhas médias (não vou fazer a transamazônica, mas também não vou só andar em estradinha de terra), e exporadicamente no dia a dia, para nao deixar o carro parado a semana toda.

    E ai pessoal, o que vcs acham melhor?? Tendo em vista que como vou viajar para longe, o carro não pode quebrar. Mas não me importo de ter que mandar para a revisão antes de todas as viagens, já faziamos isso com a Disco3 do meu pai, andando só em asfalto :chorandoderir:
    Além disso, não sei o que é melhor para este tipo de uso, Diesel ou Gasolina??


    Ficamos mais interessados na Defender por aparentemente ser mais robusta, mas temos medo por causa do conforto, pois nunca andamos em uma...


    []'s

  • 22/06/2011, 10:06
    gui_rmc
    Valeu pela grande ajuda pessoal!!!!!!!!


    Notei que todos vcs falaram da 300TDi... as novas, 2.4, são tão ruins assim? Se tratando de uma 2009, é tão menos confiável?? Sendo que o amigo ali de cima disse que viajou com uma Discovery (1 milhao de vezes menos confiável que a Defender) e não teve nenhum problema...

    A Discovery acho que vamos descartar. Meu pai já teve uma e quer algo um pouco mais robusto, por isso preferimos a Defender também em relação à SW4 e Pajero Full, que são mais "eletronicas". Além de preferirmos câmbio manual para este tipo de viatura (de expedição, trilhas e etc).


    Agora a minha dúvida mesmo é porque as Defender 2.4 são tão ruins comparadas às 300TDi...
  • 22/06/2011, 11:20
    bello
    Na minha opinião, o 2.4 é ruim, pelo contrário, tem mais torque e potência, mais silencioso. O 2.4 também tem câmbio de 6 marchas, controle de tração, etc. Acho um senhor conjunto .
    O problema, como disse o Clemente, é a sensibilidade do sistema de injeção ao combustível ruim que temos aqui, juntamente com a sofisticação eletrônica que requer aparelhos especifico de diagnosticos em caso de pane. Pensando em lugares realmente inóspitos, o 300 Tdi pela sua simplicidade , é de mais fácil manutenção.

    Abs
    Sergio
  • 22/06/2011, 11:46
    bello
    Desculpem, onde se lê " 2.4 é ruim" , leia-se " 2.4 NÃO é ruim".
    abs
    Sergio
  • 22/06/2011, 11:56
    V@nder
    Olá pessoal

    Depois de tantas opiniões técnicas lá vai a minha totalmente leiga

    Comprei uma defender 110 2003 a pouco mais de 1 mes.

    Já rodei 4000 aqui pela cidade e neste feriado vou rodar mais uns 2000 pela estrada Real em Minas.

    é meu primeiro 4X4 e to adorando!!!

    abraço a todos


    h
    Citação:

    Postado originalmente por gui_rmc Ver Post
    Olá pessoal

    Comecei a fazer algumas viagens longas com meu carro pela américa do sul e curti! Mas com R17 não dá, deixei de ir à vários lugares pois sabia que meu carro não ia chegar, tanto pela roda quanto pela altura dele...

    Então eu e meu pai decidimos comprar uma viatura 4x4 pra viajar em família, pois ele tbm curtiu muito viajar de carro pra longe (maior liberdade na escolha dos lugares onde podemos ir e tals).

    Lendo e pesquisando um pouco, decidimos que vamos de Land Rover. Meu pai está na segunda Land e desde que comprou a primeira (Disco3) nunca mais quis sair da marca... (claro, a Discovery tem os problemas normais de Land Rovers, mas é mais paixão do que pensamento racional). Agora a dúvida é em qual modelo!

    Temos os seguintes carros na lista:

    - Defender 110 - 2009, 38k km, 120k dilmas - Prós: Diesel, mais robusta. Contras: Menos confortável, motor mais fraco que as outras e pelo o que vi a altura da água (ao atravessar rios) não pode ultrapassar os 110mm, o que é pouco.
    - Discovery 3 4.0 S V6 - 2008, 26k km, 118k dilmas - Prós: Conforto. Contras: V6 a Gasolina (porém a versão Diesel costuma falhar as vezes, então gasolina é melhor)
    - Range Rover 4.4 HSE V8 - 2004, 66k km, 85k dilmas - Prós: é um Range Rover. Contras: é um Range Rover!!! heheheh


    Vou utilizar basicamente para viajar para longe (expedições pela américa), fazer algumas trilhas médias (não vou fazer a transamazônica, mas também não vou só andar em estradinha de terra), e exporadicamente no dia a dia, para nao deixar o carro parado a semana toda.

    E ai pessoal, o que vcs acham melhor?? Tendo em vista que como vou viajar para longe, o carro não pode quebrar. Mas não me importo de ter que mandar para a revisão antes de todas as viagens, já faziamos isso com a Disco3 do meu pai, andando só em asfalto :chorandoderir:
    Além disso, não sei o que é melhor para este tipo de uso, Diesel ou Gasolina??


    Ficamos mais interessados na Defender por aparentemente ser mais robusta, mas temos medo por causa do conforto, pois nunca andamos em uma...


    []'s

  • 22/06/2011, 13:06
    Tatafender
    A 2.4 sinceramente e infinitamente superior ao 300 tdi... Elas tiveram problemas de adaptacao ao nosso diesel como todo outro motor eletronico como as tritons ou frontiers. Acredito que hoje em dia ja devem haver resolvido. O pessoal de curitiba que posta no forum e tem new defender nao tem reclamado das novas nao. Se pegar uma 2010 pra frente acredito que voce nao vai ter dor de cabeca, vai poder viajar a mais de 120 de sexta marcha, vai ter controle de tracao(nao vai precisar bloquear) vai ter um ar condicionado decente. ABS... Enfim e outro carro!
    Agora quer pegar um 300 tdi veio chumbado e fazer um frankenstein como eu fiz e o clemente recomenda. Vai fundo! Bota um motor de ranger, bloqueia, etc etc...
  • 22/06/2011, 13:42
    Fernando da Terra
    Orra Loras, não inflaciona o mercado.......

    Vendo a minha por 179.000,00...........kkkkkkkkkkkkkkkkkk.......

    Fernando
  • 22/06/2011, 13:47
    Fernando da Terra
    Citação:

    A 2.4 sinceramente e infinitamente superior ao 300 tdi...
    .......
    .......
    Agora quer pegar um 300 tdi veio chumbado e fazer um frankenstein como eu fiz e o clemente recomenda. Vai fundo! Bota um motor de ranger, bloqueia, etc etc...
    O cara tá viajando......:roll::roll::roll:....

    Fernando
  • 22/06/2011, 14:19
    walter77
    Acredito também que o 2.4 seja um bom motor, e muitos tem essa dúvida entre a Puma e o 300 Tdi. Tô na meu quarto Defender e ainda tô com um 300 tdi 2005, e ainda não estou convencido de pegar uma Puma. Pensando em expedições, em destinos distantes e muitas vezes desprovidos de qualquer concessionária LR a kms de distância, me conforta saber que é difícil encontrar um mecânico que nunca teve contato com um maxxion 2.5 HS na América do Sul, ou como já aconteceu, de eu mesmo resolver algumas pêndencias. Sou mecânico fajuta de fim de semana e já sei o que geralmente dá problema ou idéia de como resolver, geralmente em Lands alheias e geralmente a gente observa um pouco de negligência na manutenção preventiva, como mangueiras, correias... Se eu estiver no meio do nada com uma Puma e ela ligar uma luz no painel e parar, o que fazer além de chamar a plataforma e levar pra concessionária mais próxima?, e não digam que com Puma não acontece isso. Tenho muita curiosidade em ver uma Puma trabalhando daqui há 15 anos. Provavelmente eu ainda vou comprar um Defender eletrônico, Puma ou com algo melhor embarcado, mas sem me desfazer do 300 Tdi.

    abraços,

    Walter
  • 22/06/2011, 19:23
    CGAUER
    Segue uma mistura do que já escrevi até agora sobre tão acalorado debate.

    Por expedição eu entendo:

    ir a lugares com pouco ou nenhum suporte e onde poucos estiveram antes. Lugares muitas vezes totalmente desabitados, sem sinal de celular, desprovido de estradas e muitas vezes sem condições para pernoite em razão do frio e altitude.

    O Puma e sua eletrônica existem em razão das rigorosas exigências de emissões, do contrário estariam todos ainda no confiável e simplório e barato sistema mecânico. Não podemos culpar o Puma, mas sim a legislação e a qualidade do Diesel.

    Como já escrevi em outros postos; os bicos dos motores eletrônicos trabalham com pressão 7 vezes mais alta que o 300TDI (2mil vs 200 bar) e seus furos são 7 vezes mais finos, entupindo com maior facilidade e demandando filtros de malha mais fina, que por sua vez também entopem mais facilmente, colocando o motor em modo de proteção até encontrar um computador. Nem invente de tentar trocar o filtro, no Defender o procedimento não é simples, até mais complicado que na Disco 3 e 4.

    Vejam o preços dos filtros do 300TDI e de um Puma ou TD5. Com o preço de um único filtro dos irmãos eletrônicos, pode-se comprar mais de um jogo para o 300TDI. Ao preço de um bico injetor de um TD5 ou Puma, pode-se comprar um cabeçote inteiro de um 300TD com 4 injetores novos. Motor do Defender Puma novo: R$ 59 mil.

    Não bastante, existem muitos casos, ainda que velados, de Pumas engasgando e soltando fumaça azulada quando frio.

    Amigo meu está no segundo motor (defeito na montagem de uma biela), câmbio (arranhava a marcha), embreagem (arranhava a marcha) e agora segundo turbo (apito forte) e módulo do ABS/TC (luz de alerta não apagava). Um total de 210 dias de concessionária para um carro ano 2009. Basta ir na Autostar ou Calmac e perguntar sobre a 110 do Fernando. Este é seu 5º Defender, ele começou no 200TDI. Agora entrou com processo contra a LR Brasil e anda com um Tucson alugado pela concessionária. Em breve deve tornar a questão publica para o deleite de todos foristas. Eu prefiro acreditar que ele é muito azarado, apesar de ter passado ileso pelos TDI.

    Em resumo, o problema não é só do Puma, mas sim e principalmente a porcaria do Diesel do nosso país junto com as leis cada vez mais severas. As novas leis exigem sistemas ULTRA complicados e delicados para gerir as emissões. Isso só é viável com eletrônica pesada. Logo, um 4x4, que deveria ser fácil de reparar e resistente a qualquer combustível, passa a ser delicado e caro de manter.

    Um motor movido a gasolina tem injetores com furos muito maiores e pressão de apenas 13 bar!

    O diagnóstico eletrônico é simples para qualquer um que transite no universo dos computadores, etc, etc.. Porém ninguém leva em consideração falhas nos chicotes e conectores, cujo diagnóstico é dificílimo e errático. Nem falar de sensores encantados, que apresentam valores dentro dos corretos mas sem qualquer parcialidade com sua função. Vide o caso de um colega do Clube LR que levou meses para diagnosticar um mal contato num simples fusível. Nem falar da turma de Brasília que não tem concessionária capaz de rodar o sistema da LR.

    A triste realidade é que qualquer Fiat UNO tem um motor mais confiável que QUALQUER Diesel Euro 4 ou superior.

    Onde o funcionamento do motor é questão de vida ou morte, como na aviação, os onipresentes motores de aviação Lycoming que equipam quase todos os monomotores ao redor do mundo ainda usam tecnologias totalmente extintas para garantir total segurança. Os Lycoming em sua absoluta maioridade, operam com sistemas de ignição por magneto, sistema ignição rudimentar do século XIX, que por sua vez não requer qualquer energia elétrica para sua operação. A pioneira foi a Bosch e até hoje sua logo exibe o esquema de um magneto.

    Nos automóveis, em busca de maior eficiência e menores emissões, o magneto foi substituído pela bobina, depois pelo platinado c/ distribuidor e finalmente pelo sistema eletrônico direto. Nos aviões a pistão, onde segurança nunca é demais, os magnetos ainda imperam e sempre em dupla (A ou B e A+B), assim como bombas de combustível elétricas por diafragma, como nos LR Series (com o tradicional barulho "toc.toc.toc.toc" e giroscópios mecânicos.

    O Land Rover assim como denominado em seu início, um veículo de uso agrícola, de fácil reparo e minimalista simplicidade, faleceu com o advento das rigorosas regras de emissões e a implícita necessidade de migrar para o eletrônico.

    O que temos agora é uma pseudo tecnologia, o último suspiro de uma tecnologia que caminha em direção aos sistemas híbridos e finalmente 100% elétricos. Saudoso e feliz aquele que puder exibir daqui 30 ou 40 anos seu arcaico, barulhento e fumacento TDI. Será tão pitoresco quanto uma maria-fumaça. Já as locomotiva Diesel-Elétricas, ninguém sequer se incomoda com elas.


    Se olharmos um pouco para o passado e analisarmos o sistema de injeção de um Mercedes Pagode, por meio de bomba injetora Bosch mecânica em linha, como nos motores Diesel pesados; fica claro quais veículos viram ou não raridades colecionáveis, a maioria ainda em pleno funcionamento até hoje com valores surpreendentes. O mesmo não se pode dizer dos Mercedes 600 e da sua complicada suspensão pneumática, veículo que apesar de receber as mais ilustres e também grotescas personalidade dos anos 60 até início dos 80, hoje os poucos exemplares que restam e são vendidos ao peso.


    Se cabe um conselho; comprem ou mantenham seus TDI como verdadeiros veículos de coleção, o mais careta e originais possíveis. No futuro serão os "Mercedes Pagode" dos 4x4. Alguns acessórios de "época" valorizam, outros não, vejam os Fuscas.

    A reação dos clientes é diversa com os novos Defender, vejam alguns tópicos preocupantes de apenas 3 das primeiras páginas do Defender2.net sobre o Puma:

    Defender2 - View topic - They can wade rivers and climb mountains, but not a car wash
    Defender2 - View topic - Puma reliability?
    Defender2 - View topic - Clutch!!!!!
    Defender2 - View topic - nasty whistle from turbo/manifold
    Defender2 - View topic - Gearbox issues
    Defender2 - View topic - Strong vibration in the gear shift lever
    Defender2 - View topic - Rattling clutch, transfer box leak
    Defender2 - View topic - Engine knocking? hydraulic lifters??
    Defender2 - View topic - Frequent Powerloss
    Defender2 - View topic - nasty rattle
    Defender2 - View topic - power loss.
    Defender2 - View topic - Defender Puma Glow Plug Error Code
    Defender2 - View topic - Cracked Manifold
    Defender2 - View topic - Rusty Fuel Rail
    Defender2 - View topic - Puma temperature gouges, do all lie ?
    Defender2 - View topic - P1103 MAF in range but higher than expected - translation?

    Abraços
  • 22/06/2011, 19:40
    CGAUER
    Faltou elegância... Mas é por aí.

    Resta dizer que todas as modificações que fiz são com peças originais, utilizadas nos modelos militares, ou superiores. Tudo limpo e sem detalhes.

    Tem muito Defender usando em estado de novo à venda. A nem falar que a vedação dos modelos 2004-2005 foi feita com muito mais critério no Brasil que os modelos hoje importados.

    Abs

    Clemente

    Citação:

    Postado originalmente por Tatafender Ver Post
    Agora quer pegar um 300 tdi veio chumbado e fazer um frankenstein como eu fiz e o clemente recomenda. Vai fundo! Bota um motor de ranger, bloqueia, etc etc...

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