x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50

Válvula termostática usar ou não?

A minha viatura está sem a válvula termostática, o antigo dono (que comprou uma 2005, e disse que vai tirar também), jura que isso é recomendação da própria LR para lugares quentes... Eu acho que todo motor tem que ter a sua temperatura ideal de utilização, Por isso estou pensando em recolocar a válvula.

Outra coisa, estou com o carro há pouco tempo, nunca vi o termômetro se manifestar, pensei que fosse defeito, mas o cara disse que é assim mesmo, que quando se "exige" mais do motor ele sobe um pouco!

Como saber se o termômetro está marcando certo?
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

Usuário Avatar de Edu MB
    Entrada
    24/05/2006
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimentos: 0
    Paulo , sem a válvula , o motor demora a chegar na temperatura ideal (88c) , a consequência é um funcionamento "quadrado" .. e aumento de vibração ..

A válvula serve pra segurar a água dentro do bloco até chegar a essa temperatura , depois fica só regulando a entrada e saída de água refrigerada , por isso a estabilidade do marcador .

Zé Marrara
    4X4 Brasil Razão: texto

Usuário Avatar de Edu MB
    Entrada
    24/05/2006
    Local
    São José dos Campos/SP
    .. só completanto , se sua viatura tiver realmente sem a válvula , e se o marcador não se manifestar , principalmente em estrada .. deve ter alguma coisa errada !!

Abç

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Sem se esquecer do fato que o marcador da defender é meio "inutil", pois uma vez que o marcador passou do meio, provavelmente a junta do cabecote ja foi pro espaço. Isso quando nao leva a tampa do cabecote junto.

[]´s
    Rafael

Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Sem se esquecer do fato que o marcador da defender é meio "inutil", pois uma vez que o marcador passou do meio, provavelmente a junta do cabecote ja foi pro espaço. Isso quando nao leva a tampa do cabecote junto.

[]´s
    Rafael
    quando a agua "foge", por algum motivo sério, por exemplo estouro de mangueira, realmente o marcador não cumpre com a sua função.mas, se há obstrução no fluxo da agua, acontece fácil no tal do "y" que vem do reservatório de axpansão, por acumulo de sujeira , aí o ponteiro avisa, e já fui testemunha disso.e tambem, se a valvula resolve aprontar, tambem avisa.
    abs
    4X4 Brasil Razão: complemento
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

Pessoal, primeiro obrigado pela ajuda... E continuando...

A viatura está realmente sem a válvula, o motor foi totalmente refeito a +/- 50 mil km, quando foi trocado também o radiador, o sistema de arrefecimento está ok, com aditivo e principais mangueiras novas.

Entendo perfeitamente a função da válvula termostática, por isso pretendo reinstalá-la, mas como as vezes a prática não anda junto com a teoria, ficou a dúvida de se a retirada da válvula pode de alguma forma evitar o "aquecimento", pois mesmo funcionando corretamente a perda de carga e diminuição do fluxo de água com a válvula são inevitáveis.

Quando ao marcador, a afirmação de que quando ele passa do meio o motor já está indo para o ferro é real? Ele marca errado? Só marca errado quando acaba a água? Tem alguma solução?

Outra coisa, o antigo dono (e meu amigo) parece ter trauma de aquecimento, instalou um sensor que alarma quando o nível de água abaixa indevidamente, mas nunca viu funcionar, caso eu drene propositalmente a água dá para testar isso sem problemas? Para reabastecer tem algum procedimento especial tipo abrir algum vent ou encher por outro ponto senão o reservatório de expansão?
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

Henrique, por coincidência esse amigo meu está aí (22/06) em Curitiba, negociando uma 110 2005, verde com bancos de Scénic, guincho etc... Parece estar muito nova, vc conhece essa viatura?
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    olá, Paulo
    com certeza , já devo ter visto por aí , mas não me ocorre agora de quem seja...
    abs
    Henrique
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Paulo Quintal Ver Post
    Pessoal, primeiro obrigado pela ajuda... E continuando...

A viatura está realmente sem a válvula, o motor foi totalmente refeito a +/- 50 mil km, quando foi trocado também o radiador, o sistema de arrefecimento está ok, com aditivo e principais mangueiras novas.

Entendo perfeitamente a função da válvula termostática, por isso pretendo reinstalá-la, mas como as vezes a prática não anda junto com a teoria, ficou a dúvida de se a retirada da válvula pode de alguma forma evitar o "aquecimento", pois mesmo funcionando corretamente a perda de carga e diminuição do fluxo de água com a válvula são inevitáveis.

Quando ao marcador, a afirmação de que quando ele passa do meio o motor já está indo para o ferro é real? Ele marca errado? Só marca errado quando acaba a água? Tem alguma solução?

Outra coisa, o antigo dono (e meu amigo) parece ter trauma de aquecimento, instalou um sensor que alarma quando o nível de água abaixa indevidamente, mas nunca viu funcionar, caso eu drene propositalmente a água dá para testar isso sem problemas? Para reabastecer tem algum procedimento especial tipo abrir algum vent ou encher por outro ponto senão o reservatório de expansão?
    Paulo,

Funcionar sem a válvula termostática (motor frio) é tão prejudicial como trabalhar com o motor esquentando. A válvula da Defender é igual as da Ranger com motor 2,5, tem estampado o número 88 que significa a temperatura de abertura da mesma. Testa a tua colocando numa panela com água a 100 °C para ver se está abrindo.
    O indicador de temperatura original é ruim, compra um bom e coloca o sensor no lugar do bujão que está do lado da válvula, aproveita e troca o outro bujão de plástico do radiador por um de metal.
    Para testar o sistema de proteção do nível do vaso de expansão, com o motor frio retira a tampa e faz sifão do fluido num balde limpo até descobrir o sensor. Coloca a tampa e liga o carro por pouco tempo, deve tocar o alarme. Desliga o carro e retorna o fluido para o vaso.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

Usuário Avatar de Edu MB
    Entrada
    24/05/2006
    Local
    São José dos Campos/SP
    bom .. se a válvula abre a partir de 88 c , e fecha quando diminui a temperatura , entende-se que essa é a temperatura ideal de funcionamento !!

O motor não foi projetado pra trabalhar frio !

No teste da panela , a vávula tem que tá completamente aberta antes da água ferver , caso contrário a coitadinha tá condenada.

Quanto ao indicador de temperatura , concordo com o Hugo .. tem alguns modelos com números , que podem facilitar o monitoramento .

p.s.: a válvula é bem barata , e de fácil subistituição .. vale a pena trocar com certa frequência .

Citação Postado originalmente por zemarrara Ver Post
    bom .. se a válvula abre a partir de 88 c , e fecha quando diminui a temperatura , entende-se que essa é a temperatura ideal de funcionamento !!

O motor não foi projetado pra trabalhar frio !

No teste da panela , a vávula tem que tá completamente aberta antes da água ferver , caso contrário a coitadinha tá condenada.

Quanto ao indicador de temperatura , concordo com o Hugo .. tem alguns modelos com números , que podem facilitar o monitoramento .

p.s.: a válvula é bem barata , e de fácil subistituição .. vale a pena trocar com certa frequência .
    Ok, devo instalar uma nova válvula amanhã depois de testá-la na panela! O bujão já foi trocado por um de metal !

Agora quanto a instrumentos, o termômetro sugerido se encaixa no lugar do original? Poderiam me recomendar uma marca e modelo já testados e aprovados?

Obrigado pelas dicas !!!
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Paulo Quintal Ver Post
    Ok, devo instalar uma nova válvula amanhã depois de testá-la na panela! O bujão já foi trocado por um de metal !

Agora quanto a instrumentos, o termômetro sugerido se encaixa no lugar do original? Poderiam me recomendar uma marca e modelo já testados e aprovados?

Obrigado pelas dicas !!!
    Tem dois bujões, um no radiador e outro na parte superior do alojamento da termostática, a minha sugestão é retirar este último e colocar um adaptador para o novo sensor do segundo medidor de temperatura, deixa o original no lugar.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem