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Hybrid View

  • #1

    Válvula termostática usar ou não?




    A minha viatura está sem a válvula termostática, o antigo dono (que comprou uma 2005, e disse que vai tirar também), jura que isso é recomendação da própria LR para lugares quentes... Eu acho que todo motor tem que ter a sua temperatura ideal de utilização, Por isso estou pensando em recolocar a válvula.

    Outra coisa, estou com o carro há pouco tempo, nunca vi o termômetro se manifestar, pensei que fosse defeito, mas o cara disse que é assim mesmo, que quando se "exige" mais do motor ele sobe um pouco!

    Como saber se o termômetro está marcando certo?
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

  • #2
    Usuário Avatar de Edu MB
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    Paulo , sem a válvula , o motor demora a chegar na temperatura ideal (88c) , a consequência é um funcionamento "quadrado" .. e aumento de vibração ..

    A válvula serve pra segurar a água dentro do bloco até chegar a essa temperatura , depois fica só regulando a entrada e saída de água refrigerada , por isso a estabilidade do marcador .



    Zé Marrara
    4X4 Brasil Razão: texto

  • #3
    Usuário Avatar de Edu MB
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    .. só completanto , se sua viatura tiver realmente sem a válvula , e se o marcador não se manifestar , principalmente em estrada .. deve ter alguma coisa errada !!

    Abç

  • #4
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Sem se esquecer do fato que o marcador da defender é meio "inutil", pois uma vez que o marcador passou do meio, provavelmente a junta do cabecote ja foi pro espaço. Isso quando nao leva a tampa do cabecote junto.

    []´s
    Rafael

  • #5
    Usuário Avatar de henrique wamser
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Sem se esquecer do fato que o marcador da defender é meio "inutil", pois uma vez que o marcador passou do meio, provavelmente a junta do cabecote ja foi pro espaço. Isso quando nao leva a tampa do cabecote junto.

    []´s
    Rafael
    quando a agua "foge", por algum motivo sério, por exemplo estouro de mangueira, realmente o marcador não cumpre com a sua função.mas, se há obstrução no fluxo da agua, acontece fácil no tal do "y" que vem do reservatório de axpansão, por acumulo de sujeira , aí o ponteiro avisa, e já fui testemunha disso.e tambem, se a valvula resolve aprontar, tambem avisa.
    abs
    4X4 Brasil Razão: complemento
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  • #6
    Pessoal, primeiro obrigado pela ajuda... E continuando...

    A viatura está realmente sem a válvula, o motor foi totalmente refeito a +/- 50 mil km, quando foi trocado também o radiador, o sistema de arrefecimento está ok, com aditivo e principais mangueiras novas.

    Entendo perfeitamente a função da válvula termostática, por isso pretendo reinstalá-la, mas como as vezes a prática não anda junto com a teoria, ficou a dúvida de se a retirada da válvula pode de alguma forma evitar o "aquecimento", pois mesmo funcionando corretamente a perda de carga e diminuição do fluxo de água com a válvula são inevitáveis.

    Quando ao marcador, a afirmação de que quando ele passa do meio o motor já está indo para o ferro é real? Ele marca errado? Só marca errado quando acaba a água? Tem alguma solução?

    Outra coisa, o antigo dono (e meu amigo) parece ter trauma de aquecimento, instalou um sensor que alarma quando o nível de água abaixa indevidamente, mas nunca viu funcionar, caso eu drene propositalmente a água dá para testar isso sem problemas? Para reabastecer tem algum procedimento especial tipo abrir algum vent ou encher por outro ponto senão o reservatório de expansão?
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

  • #7
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    Amigo Paulo:
    A válvula termostática deve ser usada em qualquer veículo, visto que a temperatura do motor estando estável, reduz o desgaste dos componentes do mesmo. Um motor trabalhando frio é tão prejudicial como trabalhando aquecido. Já vi caso de um jogo de anéis não passar dos 17.000 km, pela ausencia da válvula, estavam (os anéis) tão finos que pareciam agulhas, e a folga de todo motor era como se tivesse rodado dezenas de milhares de km. Não conheço a Land, mas com certeza se há um local para colocar a mesma, ela deverá estar lá. A abertura da válvula é suficiente para a refrigeração do motor em qualquer circunstancia, a menos que tenha algo errado com a refrigeração do mesmo, ou por um erro de engenharia a mesma não seja suficientemente adequada para o clima em que se encontra.

  • #8
    Flavio, concordo com vc em grau e genero, tanto que reinstalei a minha!
    LR 110-2000
    AMAROK TREND

  • #9
    Usuário Avatar de nicksalgado
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    Vou te responder meio ao contrário.
    Eu tinha uma S-10 Blazer com motor Maxxion, e como não achava a válvula dela, comprei e coloquei uma da Defender.
    NÃO FUNCIONOU.
    Pelo que lembro de ter pesquisado na época, as temperaturas de abertura e fechamento da válvula são diferentes nos dois motores, apesar de fisicamente elas serem aparentemente iguais !

    Uma abraço,
    4X4 Brasil
    Nick Salgado
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por nicksalgado Ver Post
    Vou te responder meio ao contrário.
    Eu tinha uma S-10 Blazer com motor Maxxion, e como não achava a válvula dela, comprei e coloquei uma da Defender.
    NÃO FUNCIONOU.
    Pelo que lembro de ter pesquisado na época, as temperaturas de abertura e fechamento da válvula são diferentes nos dois motores, apesar de fisicamente elas serem aparentemente iguais !

    Uma abraço,

    São iguais, a temperatura de abertura está estampada na v.t., é 88°C. Comprei na concessionária Ford, os funcionários entendem melhor se falar que é para o motor 2.5.
    Anexo foto da caixa comprada na concessionária Ford e das duas, Land Rover e Ford.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -image.jpg   -image.jpg  
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    São iguais, a temperatura de abertura está estampada na v.t., é 88°C. Comprei na concessionária Ford, os funcionários entendem melhor se falar que é para o motor 2.5.
    Anexo foto da caixa comprada na concessionária Ford e das duas, Land Rover e Ford.
    Bom dia amigos jipeiros!
    Vamos ajudar os iniciantes!Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
    Dei uma boa lida em todo o tópico e gostaria de saber dos amigos o passo a passo para a traca da válvula termostática e o procedimento para não ficar com ar no sistema? Desde de já agradeço pela atenção.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Alessandro

    1 - Transferir, fazendo sifão desde o depósito de expansão para um balde limpo, parte do fluido de arrefecimento e guardar para repor após o término da troca da válvula.
    2 - Retirar o bujão da caixa da válvula termostática e o bujão da parte superior do radiador.
    3 - Desengatar duas mangueiras, uma ligada no cotovelo e outra pequena ligada na caixa da válvula termostática.
    4 - Retirar o cotovelo sacando os dois parafusos que o seguram.
    5 - Retirar a válvula termostática.
    6 - Testar as duas válvulas mergulhadas num caneco com água, tem que abrir entre 85 °C - 89 ºC.
    7 - Colocar a válvula termostática nova com o furo/esferinha para acima.
    8 - Montar o cotovelo e as mangueiras.
    9 - Retornar o fluido pelo depósito de expansão, quando encher o radiador colocar o bujão do mesmo, continuar colocando até sair pela caixa da válvula termostática, colocar o bujão.
    10 - Verificar o nível, completar se necessário.
    11 - Andar com o carro, deixar esfriar e verificar o nível novamente.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

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