Por falar em enquete, olha aí a kilometragem que a "cobiçada" atingiu ontem....
Versão Imprimível
Por falar em enquete, olha aí a kilometragem que a "cobiçada" atingiu ontem....
Amigo miguel, imagine que o óleo que lubrifica a parte baixa do motor, e os cilindros é o mesmo óleo que passa pela turbina que trabalha com a força dos gazes expelidos pelo cano de escape. Daí a exigência do radiador de óleo ( intercooler) para resfriar o óleo que retorna par a o motor.
se vc simplesmente desconectar a mangueira do radiador de óleo, vc vai enviar para o cárter mais óleo quente gerando cum ciclo de aquecimento dentro do motor de forma desnecessária.
Veja as s10 que não possuem o intercooler, elas trabalham com temperatura mais alta e com potência máxima de 95cv enquanto os 300tdt possui 111cv e os internacional com 115. Moral da história, esse ganho de até 20cv se dá em razão do resfriamento do óleo que viabiliza o aumento de potência através da BI. uma vez que todos os motores trabalham com 0,8 bar de pressão da turbina.
outrossim a minha disco 97 300tdi está com 186mil e tive que aplainar cabeçote porque o antigo proprietário foi um relaxado e deixou o radiador de óleo entupir porque só trocava o óleo esquecendo do filtro, e só completava com água de torneira o liquido de aferrecimento ..... pense numa melecagem.....kkkk são uns displicentes desses que falam que o 300tdi é ruim.....
A minha 2004 está comigo há dez anos e deixou para trás rastros de 220.000 km.
Amigo sua colocação esta equivocada!! O intercooler não tem nada a ver com o sistema de óleo. O intercooler resfria o ar pressurizado pela turbina antes de ser admitido pelo motor.
Acho que você esta se referindo ao trocador de calor ( óleo x água ). É um sistema em que o óleo do motor passa por dentro da radiador de água fazendo uma troca de calor. A principal utilização é de fazer o óleo chegar na sua temperatura de trabalho mais rapidamente, a água esquenta e esfria muita mais rápido do que o óleo.
Claro que um radiador seria muito mais eficiente, mas também o óleo demoraria muito mais a chegar na temperatura de trabalho.
Abs.
A minha 90tinha já está com 322kKm e ainda bem saudável, nunca abriram o motor para nada!!!
Não sei o antigo dono, mas eu troco o óleo do motor a cada 5kKm e todos os filtros (ar, óleo e diesel) com 10kKm.
Além disso eu utilizo o Molycote como aditivo do óleo (de 10k em 10kKM), ele sendo orientado para 20kKm.
Não vejo falta de disposição e força no 300 TDI. Quando chegar sua hora, nos 800kKm!!!
Eu penso em trocá-lo por um 3.0 ou 3.2 quando ele for para o saco, não por ele, mas as questões de emissões de gases vai ser uma M para que o 300 TDI atenda e mantenha o carro de acordo com as normas vigentes.
Abração.
Estou de olho em uma 110 ano 1996, 2º dono e 245Km.
O dono atual acabou de trocar a embreagem, turbina e bomba de óleo (por precaução).
A viatura não solta fumaça, não tem vazamentos ou nada que pareça estar para o final da vida.
Galera atualizando a enquete. Quando começou esta enquete o meu tdi300 estava com 200.000. Agora completou 250.000 e continua intacto, só uma troca de selos e as revisões normais de óleo e filtros, limpeza intercooler, etc. Ele continua com a mesma performance tanto da bomba injetora quanto da turbina. Gostaria de salientar que nos últimos meses o sensor de nível d´agua me salvou por 2 vezes, uma foi um selo que estorou e outra vez foi o vaso de espansão. Quem não colocou ainda tá marcando bobeira. abraço a todos.
Também atualizando a enquete, o meu TDi 300 está agora completando 200 mil km.
O motor não demonstra qualquer sinal de cansaço, está em boa forma. Rodo predominantemente em boas estradas e troco o óleo regularmente com filtros de boa qualidade.
Nestes últimos anos, fiz algumas viagens mais longas (média 3.000 km) sem qualquer problema.
Nesta semana tive problemas com embreagem e tração, sem relação com o motor; no início do ano passado houve o rompimento do bujão plástico do radiador, mas sem danos ao sistema de arrefecimento.
Não tenho - pretendo instalar - um segundo controle de temperatura. Mas nunca o ponteiro passou do meio, mesmo em subidas de serra ou condições de muito calor.
Agora a Defender está na oficina para a troca da correia dentada, a segunda troca. Espero rodar mais uns 200 mil km com este motor sem abri-lo.
At.
Antônio Ribeiro