Postado originalmente por
LuizPR
Boa tarde a todos. Contribuindo com a enquete: tenho uma Defender 110 2004 desde zero, e cuido muito bem dela. Está com 250.000 km rodados. Com 194.000 km tive que fazer o motor devido à uma trinca no cabeçote, que aconteceu como consequência de um superaquecimento ocorrido quando minha Defender tinha 75.000 km: o rotor da bomba d'água quebrou e eu não percebi o superaquecimento do motor. O rotor original do motor 300 TDi, ao menos os de 2004, era de material plástico e quebrou por fadiga.
Tive que dar um passe no cabeçote e troquei o rotor por um metálico, não sei se de aço ou outro metal, que está rodando até hoje.
Apesar de não ser especialista em motores de combustão interna sou engenheiro mecânico, e sei que cuidar muito bem do sistema de arrefecimento de seu motor (cuidar de verdade, não só olhar o nível de água), trocar os filtros com a frequência que o uso de seu veículo exigir e cuidar do sistema de lubrificação são ações que farão com que sua Defender passe fácil dos 300.000 km, podendo chegar ou até mesmo ultrapassar os 500.000. Outros cuidados são necessários, obviamente, mas estes 3 pontos (temperatura, filtros e óleo) são vitais para qualquer motor.
Recomendo que troquem o rotor da bomba d'água, se for de material plástico, por um metálico, e que instalem sistemas dogwatch. Com isto chegar nos 500.000 com seus 300 TDi não será nenhuma surpresa.
Abraços.
Luiz