Powered by vBulletin

ajuda: motor maxxion 300 TDi, problemas sem explicação

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/12/2013, 23:49
    Marcelo-HPE
    Meu amigo, eu não acabei postar ali que eu estava falando do maxion 2.5 e não do Defender :
    "Fique frio que eu não estou falando da lenda imaculada chamada .... Defender !!!! e sim do famigerado maxion 2.5 porque já tive e sofri com um"

    Quem sou eu para condenar um projeto de 4x4 , meu amigo !!! eu só falei que o Defender pela sua tradição merecia um motor melhor assim como a l200 também !!!
    Em nenhum momento eu falei que a tração não prestava , que o chassi era ruim, que a caixa de marchas era fraca . só falei do motor pois já sofri com um de 2001 a 2004 .
    Um 4x4 não é feito só de motor , uma prova disso era a S-10 que tinha um excelente motor e deixava a desejar no restante , por isso digo que a l200, pelo menos a 2008 que eu tive era uma boa picape , apesar do motor ser limitado e não aguentar altas rpm´s . mas o resto da mecãnica era muito robusta .
  • 29/12/2013, 09:20
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por paulo.serejo Ver Post
    Caros amigos,
    agradeço a todos as respostas. Eu realmente adoro minha Defender, carinhosamente chamada Helga (a viking mulher do Hagar, o Horrível, lembram?). Já quis uma Disco, que não comprei por medo do custo da manutenção. Há três causas possíveis para o que aconteceu com o motor da minha Defender: culpa da minha má manutenção (o antigo dono é um amigo hiper cuidadoso, e tem outra Defender); alguma m...que fizeram na oficina; fragilidade do motor. Talvez as três coisas juntas. Não tenho nenhuma dúvida de que a Defender é um off road maravilhoso, como também a Disco. Sou piloto de ultraleves. Acostumado com a delicadeza dos aviões, imaginei que a Land era só brutalidade. Eu devia ter sido mais cuidadoso. Vivendo e aprendendo.
    Sobre a participação dos proprietários de outros veículos, só agradeço. Um amigo e instrutor com mais de 12 mil hs de voo, quando perguntado sobre qual o melhor avião, ele sempre responde - não importa, eu quero é voar. Da mesma forma, o importante, para nós, são as trilhas, os passeios, a cooperação para ir aonde poucos vão.
    Depois da opinião de todos, acho mesmo que vou transformar o motor em 2.8. Vai aliviar o motor, vou ter mais conforto e segurança.
    Feliz Ano Novo !

    Paulo.Serejo

    A cebolinha da pressão de óleo ascende quando a pressão é menor ou igual a 0,5 kgf/cm2, a pressão normal com o motor na temperatura de trabalho deve estar entre 1,8-3,9 kg/cm2. O teu motor teve problemas de lubrificação por miles de km, por isto aconselho instalar indicadores extras de variáveis, para poder identificar problemas antes de acontecer o pior.
    Não esqueça, o indicador de temperatura da Land indica três pontos:
    1º- Motor frio.
    2º- Motor temperatura normal.
    3º- Motor FUNDIDO!!!!!!!!
  • 29/12/2013, 11:28
    paulo.serejo
    Hugo,
    Boa informação! Quando a luz do óleo acende é porque já está com bem menos pressão do que o mínimo para lubrificar o motor. Não sabia disso. Começo a acreditar que a culpa foi só minha. Devo ter rodado uns mil km com pouca lubrificação. Além do indicador de pressão de óleo, você acrescentou mais alguma coisa? Já li em algum lugar que há uma luz de alerta para a temperatura da água também.
    valeu pela dica!
    abs.
  • 29/12/2013, 12:29
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por paulo.serejo Ver Post
    Hugo,
    Boa informação! Quando a luz do óleo acende é porque já está com bem menos pressão do que o mínimo para lubrificar o motor. Não sabia disso. Começo a acreditar que a culpa foi só minha. Devo ter rodado uns mil km com pouca lubrificação. Além do indicador de pressão de óleo, você acrescentou mais alguma coisa? Já li em algum lugar que há uma luz de alerta para a temperatura da água também.
    valeu pela dica!
    abs.


    Utilizo o Madman, mede temperatura da água de refrigeração, nivel do depósito de água, pressão do óleo do motor, temperatura do óleo da reduzida, temperatura dos gases de escape (muito importante isto), tensão da bateria, nível horizontal e vertical do carro. Veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...s-mad-man.html
  • 29/12/2013, 18:57
    CGAUER
    Paulo,

    quando a luz do óleo acende, quer dizer que não existe mais pressão de óleo, que no caso do Diesel em poucos segundos termina por destruir o motor. Prolongar a troca de óleo também é um grande risco. O excesso de carbono acumulado no óleo, um abrasivo, termina por travar os anéis e finalmente acelera o desgaste dos cilindros.

    Em resumo, se a luz do óleo acendeu e você rodou muito tempo com óleo velho, estas são mais evidentes explicações do desgaste do motor.

    Retifique o motor e siga à risca a manutenção preventiva e os conhecidos gatilhos do 300tdi.

    Abraços

    Clemente


    Citação:

    Postado originalmente por paulo.serejo Ver Post
    Caros amigos,
    Não sei o que fazer. Postei meus problemas no tópico "bombas injetoras", mas a coisa piorou. Minha Defender é de 2001. Agora tem 245 mil km. Começou a fumaçar lentamente, com uns 220 mil km. Foi piorando. Na revisão anual, troquei todos os filtros. Levei ao bombista. O carro, que originalmente era de SP, estava (eu já sabia) com a bomba um pouco fechada. Feita a revisão, o carro saiu andando muito mais! Mas a fumaça piorou. Há um ano e meio que o carro ficava com gotejamento de óleo. Muito pouco. Algumas gotas. Eu já tinha notado que por duas vezes o óleo havia baixado muito (uma vez chegou a acender a luz). Mas nas duas vezes havia uma explicação: a primeira eu desgraçadamente esqueci de trocá-lo, de modo que rodei 15 mil km sem troca nenhuma (podem xingar à vontade, eu mereço). Mas o motor jamais esquentou. Na segunda, o retentor da correia dentada soltou e escorreu óleo. Voltei à oficina e tudo foi reparado. Ok. Mas a fumaça (até aqui, sempre preta), firme...
    Voltando ao início da história, retornei ao bombista: depois de 15 dias com o carro lá parado, o sujeito me devolve o carro, com o suspiro (aquele que sai da válvula acima do motor e vai ligado à turbina) ligado a uma garrafa de coca-cola espirrando óleo para todo lado! Tapando o suspiro, a fumaça que sai pelo escapamento é branca e espessa como a que sai da chaminé de um trem a vapor. Eu andando na rua e as pessoas fechando os vidros dos carros. Uma vergonha.
    Levei a outro mecânico, que mediu a compressão do motor. Deu 200 alguma coisa (não sei qual a unidade de medida). Parece que o mínimo fica em torno de 400. A explicação pelo que entendi é esta: a compressão do motor é sempre a mesma. Se os ajustes dos anéis, pistões etc. não estão corretos, a pressão passa para onde não deveria ir. Isso explicaria o retentor ter saído do lugar e o fato de o motor estar soprando pelo suspiro, como também a queima de óleo.
    Fui aconselhado a abrir o motor, trocar tudo, camisas, anéis, pistões. Disseram-me que era melhor passá-lo, para aproveitar o trabalho, para o 2.8.
    Minhas perguntas: se estava saindo fumaça preta, como agora está saindo fumaça branca? O bombista pode ter colocado pressão excessiva e danificou o motor? Como o motor pode ter piorado tão repentinamente?
    Acho 240 mil km pouquíssimo, para um carro que quase não pega engarrafamento, não carrega carga como um caminhão e faz poucas trilhas, sempre leves (nunca pus o carro na bagaceira). A falha na troca de óleo, sem aquecimento, não explica um desastre desses, ainda mais que a fumaça preta já estava saindo. O motor parece ser fragilíssimo. O primeiro carro que tive, a long long time ago, foi um chevette, com o qual rodei 500 mil km. Pô, um motor de chevette mais resistente do que um que equipa uma Defender? Sinceramente, estou completamente perdido.
    Abraços,
    Paulo

  • 30/12/2013, 09:21
    KnuppBH
    Paulo, onde vc fez as manutenções e reparos no seu Defender? Aqui em bsb mesmo? Quais oficinas?
    Tô perguntando só para futuras referências.
    Abraço,
  • 30/12/2013, 23:25
    paulo.serejo
    Pessoal, respondendo por partes:

    Clemente, obrigado. Vou tomar um cuidado extremo com a lubrificação de agora em diante. Estou curioso para ver o que aconteceu dentro do motor. A propósito, já comprei o kit para conversão do motor para 2.8. Por indicação, comprei na Leão Diesel. Não tenho intenção em correr, não passo de 100. Mas já que vou fazer o motor, melhor deixá-lo melhor. Pelo que li e conversei, não há contra-indicação, não é isso?

    Hugo, vou comprar esse madman, sem dúvida. Pena que ele não tenha também RPM. Não entendi a diferença entre o modelos EMS1 e EMS2. Você poderia me dizer qual o melhor? Valeu!

    Pedro, vim fazendo a manutenção anual, como se fosse um carro a gasolina, no Makoto. Não tenho nada a reclamar dele. Apenas que nossos carros exigem um conhecimento melhor. Por exemplo, jamais lubrifiquei as cruzetas. Só mesmo no final de cada ano... Já a revisão na bomba injetora deixou muito a desejar. Estou desconfiado com a qualidade do serviço e não aceito que um carro fique numa oficina por 15 dias sem um diagnóstico e ainda saia de lá com uma garrafa de coca-cola recolhendo óleo. Putz. O bombista foi o Fernando Bombas Injetoras.

    abraços a todos,
    Paulo
  • 31/12/2013, 09:08
    lucar
    Tem defender com maxion 2.5 hsd rodando com mais de 500.000km sem ter problemas.

    Como todo veiculo tem que fazer manutenção e manter tudo em dia. se não não aguenta. Pode ser o melhor motor do mundo ou o motor de um javali CBT 3 cilindros, se não souber como ou onde fazer a manutenção CORRETA, vai ter problemas!

    Meu pitaco. Não tenho nada mal a dizer do meu 300TDI, pelo contrario acho ele robusto e de simples manutenção para o fim que foi designado ser um jipe, no caso do defender! Acredito que o Ford Puma deva ser um excelente motor se tratado em dia e com seus componentes devidamente isolados de umidade pois já escutei relatos de que as Pumas tem alergia a água (provavelmente exagero, não?). O Troller mesmo em 2013 teve um probleminha crônico que com o seu potente 3.2 eletronic deixou muita gente na mão com cabelo em pé e bolso vazio, pois nem a ford sabia o que estava acontecendo com seu novo conjunto.

    Outro exemplo que posso dar é o velho willys... todo mundo acaba adaptando motor de opala, AP, cambio de chevette, enfim faz uma salada de "peças" para querer melhorar um projeto antigo. Eu não troco meu hurricane 6 canecos, com cambio sincronizado de 3 marchas e a reduzida originais por nenhum outro conjunto. Nem mesmo o freio a disco eu acho necessário adaptar ao willys. Já fiz muita trilha com ele original (exceto os pneus que uso aro 16 porém maiores) e nunca fiquei na mão. Pelo contrario sempre tive que trazer os super adaptados guinchados pois difícil ter uma boa adaptação. Ou seja na minha concepção o willys, para sua época, teve o que existia de melhor e não faz sentido querer mudar aquilo que já provou o que tinha para provar, como é o caso da defender! Alguem ainda tem dúvida a respeito deste jipe?

    Enfim... quer ter um jipe, se prepara a aprender o minimo de mecânica, se não vai dançar conforme muitos "mexânicos" ditam a música e vai sofre ao invés de ter alegrias.
  • 31/12/2013, 09:22
    ClaudioMartins
    Eis aí um depoimento claro, simples e bem colocado.


    Citação:

    Postado originalmente por lucar Ver Post
    Tem defender com maxion 2.5 hsd rodando com mais de 500.000km sem ter problemas.

    Como todo veiculo tem que fazer manutenção e manter tudo em dia. se não não aguenta. Pode ser o melhor motor do mundo ou o motor de um javali CBT 3 cilindros, se não souber como ou onde fazer a manutenção CORRETA, vai ter problemas!

    Meu pitaco. Não tenho nada mal a dizer do meu 300TDI, pelo contrario acho ele robusto e de simples manutenção para o fim que foi designado ser um jipe, no caso do defender! Acredito que o Ford Puma deva ser um excelente motor se tratado em dia e com seus componentes devidamente isolados de umidade pois já escutei relatos de que as Pumas tem alergia a água (provavelmente exagero, não?). O Troller mesmo em 2013 teve um probleminha crônico que com o seu potente 3.2 eletronic deixou muita gente na mão com cabelo em pé e bolso vazio, pois nem a ford sabia o que estava acontecendo com seu novo conjunto.

    Outro exemplo que posso dar é o velho willys... todo mundo acaba adaptando motor de opala, AP, cambio de chevette, enfim faz uma salada de "peças" para querer melhorar um projeto antigo. Eu não troco meu hurricane 6 canecos, com cambio sincronizado de 3 marchas e a reduzida originais por nenhum outro conjunto. Nem mesmo o freio a disco eu acho necessário adaptar ao willys. Já fiz muita trilha com ele original (exceto os pneus que uso aro 16 porém maiores) e nunca fiquei na mão. Pelo contrario sempre tive que trazer os super adaptados guinchados pois difícil ter uma boa adaptação. Ou seja na minha concepção o willys, para sua época, teve o que existia de melhor e não faz sentido querer mudar aquilo que já provou o que tinha para provar, como é o caso da defender! Alguem ainda tem dúvida a respeito deste jipe?

    Enfim... quer ter um jipe, se prepara a aprender o minimo de mecânica, se não vai dançar conforme muitos "mexânicos" ditam a música e vai sofre ao invés de ter alegrias.

  • 31/12/2013, 10:16
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por paulo.serejo Ver Post
    Pessoal, respondendo por partes:

    Clemente, obrigado. Vou tomar um cuidado extremo com a lubrificação de agora em diante. Estou curioso para ver o que aconteceu dentro do motor. A propósito, já comprei o kit para conversão do motor para 2.8. Por indicação, comprei na Leão Diesel. Não tenho intenção em correr, não passo de 100. Mas já que vou fazer o motor, melhor deixá-lo melhor. Pelo que li e conversei, não há contra-indicação, não é isso?

    Hugo, vou comprar esse madman, sem dúvida. Pena que ele não tenha também RPM. Não entendi a diferença entre o modelos EMS1 e EMS2. Você poderia me dizer qual o melhor? Valeu!

    Pedro, vim fazendo a manutenção anual, como se fosse um carro a gasolina, no Makoto. Não tenho nada a reclamar dele. Apenas que nossos carros exigem um conhecimento melhor. Por exemplo, jamais lubrifiquei as cruzetas. Só mesmo no final de cada ano... Já a revisão na bomba injetora deixou muito a desejar. Estou desconfiado com a qualidade do serviço e não aceito que um carro fique numa oficina por 15 dias sem um diagnóstico e ainda saia de lá com uma garrafa de coca-cola recolhendo óleo. Putz. O bombista foi o Fernando Bombas Injetoras.

    abraços a todos,
    Paulo


    Paulo

    O EMS1 tem inclinômetro e pode ser facilmente fixado com Velcro, o EMS2 precisa de um furo no painel.
  • 31/12/2013, 15:00
    paulo.serejo
    Valeu, Hugo.

    É isso, Lucar. É preciso aprender um mínimo de mecânica. Difícil é quando a aprendizagem é mais lenta do que o surgimento dos problemas eheh. Felizmente esse forum pode adiantar muitas coisas.

    Com a conversão do motor para 2.8, os que já a fizeram há algum tempo, tem algo a dizer? Vou ter de trocar a embreagem? E o sincronismo (ponto) da bomba injetora no motor convertido é diferente do ponto do 2.5 original?

    Abs.
  • 04/02/2014, 07:56
    paulo.serejo
    Bom, pessoal, parece que a história chegou ao final.
    Retirei a viatura ontem da oficina do Patrick, em Brasília. Converti o motor para 2.8, com peças originais compradas na Leão Diesel, por indicação do Luiz Fraga. Troquei também bomba de óleo, bicos injetores, selos e válvulas.
    Primeiras impressões:
    -não há mais vazamento de óleo e a fumaça desapareceu. Zero. Apenas nas trocas de marchas, com baixa rotação, mas na primeira acelerada, zero fumaça. Ufa.
    -o motor era 2.5 e estava com a bomba fechada. Agora está com motor 2.8 e a bomba regulada para ele. Resultado, o carro é outro. Confesso que estou até preocupado, pois havia me acostumado com o jeito antigo (subidas longas com carro cheio, às vezes tinha de pôr até a segunda marcha. Evidentemente estava errado). Agora, de quinta, a 80 km/h, numa subida, se eu acelerar ela vai para cima. Impressionante. Fiz um retorno de terceira!
    -o som do motor mudou bastante. O lento claque-claque agora está acelerado. Não sei se é questão de regulagem, ou bomba muito aberta, ou se é assim mesmo. A impressão que tenho é que está no dobro da rotação (pensem num metrônomo). Disse o mecânico que em marcha lenta ela está regulada para 800 RPM. Há também um barulhinho das válvulas trabalhando, que o Patrick me mostrou, esclarecendo que é normal dos motores convertidos.
    - na entrada de ar, na lateral do carro (onde vai o snorkel), com a mão próxima dá pra sentir o ar entrando. Encostando o ouvido, o som parece de água em ebulição, só que muito mais rápido e grave, quase um ronco. Esse som agora eu ouço dentro do carro também, como que saindo por baixo do painel, no lado do passageiro. Não é alto, mas não existia. Será que eu devo aumentar a entrada de ar?
    - o que me preocupou foi a temperatura. Com todos os problemas que enfrentei, a temperatura jamais subiu. Sempre esteve razoavelmente abaixo do centro. Às 6 da manhã, rodava mais de 10 km (de quinta) com o indicador marcando pouco acima do frio. Agora o marcador fica próximo do centro, o tempo todo. Não gostei disso.
    - Ainda não deu para ver como ficou o consumo, com essa potência toda. Quando medir, posto aqui.
    Abraços a todos,
    Paulo
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:05.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy