Postado originalmente por
batiati
Tem polêmica pra discutir até o ano que vem!!! hehehe
Um pouco de história: Esse motor originalmente desenvolvido pela Land Rover, se chamava 300tdi, evolução do 200tdi; Mesmo que equipou Defenders, Discoveries e até Range Rovers (pasmem!!!). Naquele tempo se amarrava cachorro com linguiça, então esses motores eram bastante potentes para a proposta dos veículos.
Quando em 1999/2000 entrou em cena o novo td5, eletrônico e adequado às normas de poluição vigentes na Europa naquele período, o projeto do 300tdi foi vendido para a Maxion/International que passou a fabrica-los no Brasil sob o nome HS 2.5, equipando os Defenders montados no Brasil. Na Europa os Defenders e Discos 2 passaram a usar o td5.
Por isso chamamos esses motores de 300tdi, apesar de Defenders entre 2000 e 2006 usarem o Maxion HS 2.5;
O fato relevante nessa história toda é que só a partir da produção no Brasil que os 300tdi passaram a equipar outros veículos, e junto com isso a sua má fama floresceu!
Se você pegar fóruns Europeus, a reputação do 300tdi é a melhor entre todas as motorizações já utilizadas nos Land Rovers.
Boa parte dos problemas enfrentados pelos Maxions HS 2.5 é devido à sua aplicação em veículos com propostas diferentes e com sistemas de arrefecimento diferentes.
Não quero dizer que o motor é maravilhoso nem tampouco confiável, mas que ele foi e é usado de forma diversa ao que foi designado isso sim.
Eu apenas gosto do meu 300tdi (um legítimo 300tdi, antes do projeto ser Maxion); sei das limitações dele e ele sabe das limitações do meu carro e vivemos felizes assim ... 110 Km/h como velocidade de cruzeiro não é nada mal para um jipe com aerodinâmica dos anos 50
Abraços!