Paulo, ao que parece, o problema no motor não surgiu repentinamente e os sintomas do desgaste estavam sendo mascarados por outros fatores. Concordo que se soprava óleo pelo respiro e a bomba estava fechada teria que fazer fumaça branca, contudo há outros fatores que influenciam na cor da fumaça (ponto da bomba adiantado, por exemplo).
Pelos relatos que se lê aqui no forum, 245 mil Km está na média da vida útil desse motor, assim como de muitos outros motores diesel de alta rotação (hsd).
Se por um lado não tenho Land, por outro, como amante do off-road, sou candidato a um dia ter uma (assim como Troller, Band...) e venho acompanhando os relatos sobre a mecânica da Defender e "na minha opinião" um projeto como esse merecia um motor um pouco mais resistente. O colega Renato citou a Ranger como exemplo de aplicação mal sucedida do HSD2.5, mas há um caso muito pior: Blazer e S10 até 2000 são um retumbante fiasco. Tudo bem que não tinha intercooler, entre outras diferenças de instalação, mas o fato é que trata-se do mesmo motor.
A realidade, que poucos conseguem aceitar, é a de que os motores diesel de giro rápido e baixa cilindrada duram menos do que um motor a gasolina de potencia similar e são muito mais melindrosos quanto ao uso e caros quanto à manutenção. Muitos ainda se apegam ao mito da longínqua durabilidade e resistência dos motores diesel, ocorre que esse benefício ficou perdido na época em que caminhonetes e jipes usavam motor de caminhão (sem turbina).
Abraços e boa sorte com a retífica.
PS. Alguns virão aqui para argumentar acerca da manutenção, mas essa é uma regra genérica e vale para qualquer veículo e combustível (até um Fiat 147 ou um Lada com manutenção impecável vai durar muitos KM).