http://i657.photobucket.com/albums/u...ps88d826b8.jpg
...Boa noite Henrique,
pronto, a cama do rei Defender I ...não é cinco estrelas, mas o visual das janelas compensa a quebra de protocolo eheheh!
Versão Imprimível
http://i657.photobucket.com/albums/u...ps88d826b8.jpg
...Boa noite Henrique,
pronto, a cama do rei Defender I ...não é cinco estrelas, mas o visual das janelas compensa a quebra de protocolo eheheh!
Bom dia Gauer, OK, me convenceu sobre a bombinha elétrica, realmente é bem compacta e simples de instalação.
...apesar de prever o desmonte constante dos cubos , uma hora carrega moto, outra se leva um sleeping deck, nada que duas ligações , a elétrica e a conecção do tubinho d´gua, inviabilize a operação na prática.
...essa ótima dica do tanque auxiliar da Antoalde já esta anotada e a dúvida é: ele enche por transbordo do tanque principal?? ...ou tem bocal separado?? ...show!! será o primeiro equipo a entrar no Defender.
no veleiro resolvi o trocador de calor com trinta mangos de tubo de cobre enrolado no coletor de escape e... ficou bom demais!!!
...por enquanto não vejo muita utilidade em ter banho quente no jipão, passamos um ou dois dias no carro pra ficar xeretando o ceu com uma luneta e depois corremos para um HOTEL com um BOM banhão quente. voce sabe: para as moças, se leva banho , tem que levar box com os tubos, plásticos, cordinhas, espelho etc e a coisa vai ficando um pé no saco.
Gauer, tudo bem, eu tambem gostaria MUITO de ter uma solda dessas. ai te pergunto voce já soldou? cara, é bem complexo fazer um bom serviço sem muita experiencia. é sempre assim, no começo voce solda a morsa na bancada, solda a bancada no alicate, a chapa repuxa e fica bem feinho eheh. enfim é bem dificil um trabalho bem feito e com boa aparencia como gostamos.
se fosse voce, faria uma dobradeira artesanal pra virar a chapa de alumínio e resolveria tudo com rebites. porque não? era assim que se construiam chassi dos carros de corrida até pouco tempo.
...ou que tal usar fibra de vidro? acho um material fantástico, é bem facil de ser usado. gera peças leves e com formas curvas que facilitam o encaixe e o uso, já que ficam mais ergonomicas. eu gosto bastante da construção unindo papelão e posterior laminação.
uma ultima questão: como é esse aquecedor que pretende usar no jipe?? penso em colocar um a diesel no veleiro e isso me interessa bastante.
um abraço e obrigado pela consultoria!
*essa é a´geladeirinha´Renaut da van que pretendo usar, de inicio entre os bancos dianteiros. depois...
http://i657.photobucket.com/albums/u...psab114a3d.jpg
http://i657.photobucket.com/albums/u...ps0d2aa5ad.jpg
http://i657.photobucket.com/albums/u...ps7f3db59e.jpg
http://i657.photobucket.com/albums/u...ps8073e8b2.jpg
Estava pensando em algo assim QUQUQ Campingbox - YouTube . talvez com acesso por cima também.... e com colchão inflável ao invés de espuma. as malas vão para os bancos dianteiros na hora do sono. Afinal não é o proposito de ficar dias acampado, portanto suprimentos para uns 2 ou 3 dias são suficientes... claro que vai ter uma churrasqueira pequena, pois não vivo sem!
No caso de ficar dias acampado mais tempo optaria por uma dessas com uma bela barraca de teto! Gustavo Brasil - Carros
Esses dias deixei de comprar uma carreta barraca camping star único dono por não ter onde guardar... dia que arrumar espaço pretendo fazer uma off road!
Esse mês a coisa anda aqui.....ufaa....
Meccano,
a idéia é deixar a bomba parafusada em um local junto ao tanque d'água, localizado na caixa de roda esquerda. Ou seja tudo que você precisa é fazer um conector para água. Abriu a torneira a bomba liga sozinha. Pronto.
Tanque Antoalde; ele fica localizado entre o bocal e o tanque principal. Rodo uns 1200km sem abastecer. Segue link com infos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post1765632
O trocador de calor no escape é uma boa, resta saber se no Defender surtirá efeito, haja visto que em lenta o escape leva um bom tempo para aquecer.
Sim, alumínio rebitado é uma boa idéia. Como nos aviões. Sim, solda é coisa de artista, soldei bastante com elétrica convencional e um pouco de acetileno. ±... Mas eu admiro a coisa...
O aquecedor Webasto é muito popular na europa, para facilitar a partida e o descongelamento do carro. Você programa a hora e ele liga. Funciona com Diesel e um pouco de eletricidade. Começa aquecendo um pino, depois pulveriza o Diesel, uma turbina sopra ar e a queima inicia. Uma vez quente, o pino permanece aquecido pela queima sem auxilio elétrico. Ao redor desta fornalha corre água e opcionalmente ar, o primeiro mantém o motor ou boiler aquecido em — 90˚C e o segundo pode aquecer a cabine. A unidade tem o tamanho de uma bateria de moto, muito pequena. Para regiões acima de 2mil metros é recomendado uma bomba de dosagem de menor fluxo, evitando assim falhas em razão de queima incompleta...
Veja os produtos inclusive o fogão a Diesel.
Webasto Caravan :: Heating and Cooking with Diesel in your motorhome
Geladeira, cuidado, esta Renault parece ser termo-elétrica. Consomem muito e resfriam pouco e funcionam non-stop. Ideal são as de compressor, que gastam 1/10 menos energia e as noites são tranquilas, sem o zunido do ventilador das demais. As de compressor chegam sem problemas até -18˚C.
Veja esta cozinha e este Jimny:
swissRoomBox "Home on Board" World Innovation - YouTube
Suzuki Jimny review - 4x4 hire in South Africa, Botswana and Namibia - YouTube
Abs
Clemente
Clemente muito bacana este modelo de barraca. Não conhecia esta marca e fiquei impressionado com as barracas de teto Airtop. Já tinha visto um sistema com roldanas e manivela, mas este outro é bacana!
Por acaso você já viu uma Mangiolina Airtop ao vivo? Saberia me dizer qual o sistema usado para erguer ela?? Seria algum tipo de amortecedor (sabe qual tipo) ou um conjunto de molas??
Tinha visto um projeto (DIY) de uma feita em alumínio (achei que ficou pesada pelas fotos) cujo sistema para erguer era um conjunto de manivela, cabos e polias ... mas esse sistema automatizado me atraiu atenção!
Outra coisa que fiquei curioso é que o "casco" é de fibra de vidro, não?? Deve ter um esqueleto de alumínio ou seria uma só peça laminada??
Lucar,
as Maggiolina são a absoluta "nata" das barracas de teto, leves, aerodinâmicas e podem comportar toda a bagagem necessária para um casal. A cama está sempre pronta. Existem modelos ultra-finos em fibra de carbono e outros variados tamanhos, seja na capacidade de carga ou no número de pessoas, como até 2 adultos + duas crianças e enorme espaço para carga, quando fechada.
Elas operam através de um sistema de tesouras, como o sistema de elevação dos vidros de um carro. Engrenagens e tesouras.
A única desvantagem das Maggiolina é o fato de sua "pegada" ser o dobro das convencionais, também fabricada por eles. Ou seja, no teto de um 110 onde poderiam dormir 4 em duas barracas dobraveis ao meio, com a Maggiolina só dormem 2.
Sim, eu já as ví, nos EUA e Europa, bem como no Chile. São as únicas que não sacodem no vento e ainda possuem um kit para clima ártico.
Próxima viagem ao Chile voltarei com uma no teto. ;)
Abraços
Clemente
Somente para ilustrar:
Anexo 393136
Olá pessoal,
Muito bacana o tópico, tenho certeza que ele faz a imaginação de todos viajar longe. hehe
Muitas possibilidades e alternativas criativas.
Pois bem, minha dúvida ficou no limite de peso que o teto do Defender suporta com segurança.
Um exemplo, essa barraca Maggiolina, diga-se de passagem 'maneiríssima', no site fala em 55~60kg dependendo do modelo. Aí tem o peso das pessoas que vão ficar na barraca fora os adicionais.
Já o manual do carro fala em algo em torno de 75kg no máx. se não me falha a memória.
É tranquilo, por peso no teto 'a vontade', ou a longo prazo isso pode trazer algum problema para estrutura da carroceria?
Abraço,
Knupp,
de fato 75kg é o limite segundo o manual, tanto pela estrutura das calhas quanto pela segurança dinâmica. Fato é que MUITA gente anda com mais de 100kg, sem maiores problemas. Importante é existir suficiente apoio para o bagageiro junto a calha, distribuindo assim o máximo possível o peso em todas as calhas.
Os prejuízos de andar com excesso de peso é o comprometimento da segurança em eventual manobra de emergência, maior consumo e eventuais trincas junto as calhas.
Seguindo a filosofia da engenharia, se dizem 75kg, pode colocar 100 que agüenta. Mas no caso do LR, não ficaria surpreso se 60kg já fosse o limite...
Sim, a Maggiolina é DUKA!
Abs
Clemente
chama-se coeficiente de segurança, pra garantir que loucos (vocês, claro) não ferrem com o carro mesmo abusando das especificações técnicas, e tmb pra garantir que defeitos durante a produção do veículo não afetem o produto. Mas sinceramente, tentem não passar dele, pois eu creio que o engenheiro do defender não planejava isso quando criou ele.
http://i657.photobucket.com/albums/u...ps749b0baf.jpg
...loucos? quem?? eheheh
...Angelo, ao menos voce na sua idade, tem um pouco de juizo aqui eheh! frequente mais...
Obrigado Meccano, dentro do meu limite tento contribuir, e também tento aprender, pois ainda sei muito pouco sobre carros. Mas, no pouco que aprendi no meu curso de arquitetura, é que não se deve dar funções a uma peça/local se ele não foi planejada para tal. Mas a ideia do Clemente não está totalmente errada, as peças sempre devem ser pensadas para um uso maior do que vão ter (não necessariamente são, que não deve ser o caso do defender), mas repito, não é bom abusar. Afinal, os pobres engenheiros tiveram tanto trabalho pra planejar o carro, por que estragar o trabalho dos coitadinhos????? heheheheheh