Postado originalmente por
gustavoullmann
Opa! Chegou a minha vez de dar contribuição ao tópico!
20.000 km atrás eu coloquei semi-eixos e tulipas Brit-part no Land. Já tinha ouvido falar bem e mal da brit-part, mas como tinha recém comprado o jipe e desconhecia outras opções acabei colocando esse conjunto. Agora verificou-se folga nos semi-eixos e embora eu ache que eles durem mais um tempo, optei por trocar de uma vez. (adotei a política de zero brit-part em partes/peças importantes ou de difícil acesso. Nesses locais só primeira linha e de preferência algo heavy-duty).
Pelo preço que eu paguei e tipo de uso que dou ao 110 (não faço trilhas, uso 75% em viagens e 25% no urbano, raras vezes com o veículo carregado, tenho o pé leve na embreagem e raras vezes erro o pé e dou tranco do conjunto), afirmo que as peças da brit-part duraram muito pouco.
Hoje as opções seriam (em ordem de preferência):
- Conjunto original;
- Conjunto ensimec;
- Qualquer conjunto heavy-duty vendido no exterior;
- Semi-eixos enfer (embora tenha que arrumar uma tulipa de outra marca)
- Soldar o conjunto desgastado (embora não me agrade)
- Cabo de vassoura entalhado a facão;
- Andar sem tração traseira;
- Um novo conjunto brit-part.
Brincadeiras a parte, optei pelo conjunto ensimec devido a facilidade de compra, ao preço (R$ 1.323,00 latinhas à vista), ao novo método produtivo (deixaram de ser fresadas e passaram a ser laminadas), aos relatos positivos de outros jipeiros e por se tratar de produto nacional.
Outro que me recomendou os ensimec foi o meu mecânico (Henrique Josino). Ele fala muito bem dos Enfer também, mas infelizmente esses não possuem um conjunto com tulipas...
Sei que alguns tiveram problemas com semi-eixos ensimec torcidos junto ao estriado, mas creio que isso foi uma falha já superada no processo produtivo, tendo atingido apenas uma parcela dos semi-eixos. (li algo como falha de têmpera em determinados lotes) Entretanto acho que isso faz parte de quem desenvolve um novo produto, pois trabalho com geotecnologia e algumas das metodologias que desenvolvemos também possuem falhas que, com o tempo, pesquisa e trabalho são superadas e resultam num bom produto.
Tô pagando pra ver e daqui alguns bons kilo km eu posto minha opinião quanto ao produto da ensimec!
Os semi-eixos foram despachados ontem e devem chegar aqui amanhã ou quarta-feira. Assim que chegarem coloco as tradicionais fotos.
Gustavo.