sábado fui pra Atibaia pela Fernão Dias e quase que tive que desistir ! começou a falhar mais ainda principalmente no GNV. parei no acostamento e religuei o sensor de marcha lenta pra tentar ver se melhorava. só piorou, se acelerava a mais de 3000 rpm falhava demais dando uns trancos como se tivesse cortando, daí diminuia a rotação e andava mesmo que mal. mas não pdia passar de 3000 rpm. daí voltei pra gasolina e só melhorou um pouco, então tive que parar e desligar de novo o sensor da marcha lenta. na gasolina ( tava com Podium, quase sempre ponho essa ) não falhava mas se percebia que perdeu potência. no GNV só em plano e descida senão ao acelerar dava falhas feias. bom, cheguei lá fiz o que tinha que fazer e na volta, por incrível que pareça começou a melhorar, não sei se porque voltei pela Dom Pedro que não tem tanta subida/descida.
Parei no sítio já meio p da vida. no domingo de manhã tentei procurar por qualquer coisa solta no motor, cabo, tubo mangueira, e não vi nada. taquei limpa contato no sensor que fica bem na entrada do coletor, que não é o de fluxo de ar, fica depois dele, só não religuei o sensor de marcha lenta. resultado, voltou a funcionar e melhor ainda ! ainda não religuei o sensor de marcha lenta só pra testar, ficou bem forte o motor e parece que voltou a gastar menos pois na volta do sítio o GNV gastou o normal e tava bem forte mantendo giro nas subidas da Anhanguera em 4 marcha a uns 4000 rpm. então tem alguma coisa que liga/desliga ou dá mal contato e que está causando isso. com certeza motor não é pois quando está ok fica bem bom.
se agora a marcha lenta não voltar ao normal vou tentar trocar o sensor. tô pensando também na maledeta sonda lambda. nunca troquei, é tipo plug & play ou tem alguma manha pra trocar ? o sensor de marcha lenta que tenho visto na internet é de 2 contatos e o meu tem 3. no mercado livre tenho visto DPL mas pelo que li essa marca não serve né ? a sonda lambda qual modelo/marca seria ? são 4 fios, tem diferença de conector, tem que adaptar alguma coisa ? quero ver se arrumo isso pro feriadão, poder viajar com a família na tranquilidade.
resumindo : quero trocar a sonda lambda, talvez o sensor de marcha lenta e preciso achar as mangueiras que ficam em cima do motor
pois estão rachadas ( se tiver alguma fita mágica que resolva tb serve )