Eu ainda não entendi qual RL está atualmente na sua VTR, é a manual AVM?
Versão Imprimível
Fala Lucena, bom dia!!!!
Pois é, tenho a AVM Manual instalada e a original guardada, quando comprei o carro já estava assim e o antigo proprietário me cedeu várias coisas que foram trocadas mas, numa emergência podem ser usadas. Então passeando no fórum, vi diversos comentários e fotos e fui analizar e após entrar numa fria como já contei, cheguei a esta dúvida (ou seria certeza!!!) de voltar para a automática original. Só tenho dúvidas na sequência de montagem e lubrificação por não ter visto este sistema aberto até hoje!!!! Na realidade, nunca haviam me apresentado este sistema. Tenho um Niva 4x4 full time que não tem isso aí fica-se sem procurar saber como é!!!
Um abraço,
Boa Tarde!
Então, se vc já tem as originais guardadas então fica mais fácil ainda. Se vc estiver com receio em fazer a instalação e a manutenção das RL é melhor levar em um mecânico que meche com 4x4, não deve ser muito caro a instalação das RL.
:concordo:
Chico, acho a maior loucura essa história de tirar a AVM funcionando e colocar a original que vc nem sabe se está legal. E mesmo se estiver, com certeza uma hora não vai funcionar... e mesmo que vc use uma vez por ano, justamente na hora que for precisar não sabe se está ok...
O único inconveniente da AVM é descer para acionar.
Ora, vc pode acionar a roda livre 20km ou 30km antes de entrar na terra e só acionar a alavanca do 4x4 na hora da terra..
Ou seja, vc gira a AVM e trava a RL, mas não liga a tração.
No dia do casamento que vc comentou, deveria ter feito isso. Na hora que saiu de casa, já acionar a AVM...
Num mexe com troca não sÔ!!!!!!!! :concordo:
Concordo 100% com o Gleison...voltar para as originais com todos os seus problemas não faz o menor sentido, ainda mais no seu caso, q pretende usar uma vez na vida, aí sim é q não vai funcionar. A minha só deu galho uma vez e já encomendei a AVM manual. Ficar naquela expectativa: "será q engatou?".
Essa me fez lembrar do uso da reduzida, muitos não utilizam a reduzida e vão apenas de 4x4, mas quando precisam de força...já é tarde demais até para reduzida...Abs!
Lucena, Gleison e Pescador,
Valeu pelos comentários e preocupações:concordo:. Na verdade não tenho muita certeza de que vou trocar..... de qualquer forma, vcs sabem como é a lubrificação daquele treco todo :putz:??? Todas as peças estão como novas, acho que foram bem pouco usadas ou todas trocadas e depois resolveu pôr as AVM. O dono anterior era muito rigoroso com manutenção, eu diria até "chato". eheheheheh
abraços a todos,
Roda livre AVM NAO pode ser lubrificada. Basta um WD dentro sem excesso. Na parte de engrenagem, que fica lacrada ao cubo, graxa de rolamento. Só.
Nao troque AVM por automatica...melhor vc se incomodar em descer do carro e engatar o 4x4 do que descer do carro com chuva, pisar no barro 12km para chamar um trator...escolha!
A roda livre automatica mecanica que vc citou que tem um aparte gasta, o ideal é fazer em antimonio, pq senao gasta udo de novo devido ao atrito das molas. Vai fazer de latao e vai durar duas semanas. Essa medida tem de ser exata, senao escapa ao menor sinal de esforço dando trancos ao sistema todo. Esta sim lubrificar com graxa, sem exagero.
Boa noite, Nava.
Valeu pelas dicas:concordo:. Rapaz, que escolha mais maluca vc jogou pra mim... 12 Km de pé na lama..... kkkkkkkkkkkk!!!!!!!! Tô fora :mrgreen:!!!!!!!
Me diz outra coisa: Mexendo nas RL, obrigatóriamente mexerei com aperto de rolamentos dos cubos??? Ou são coisas independentes??? Acho que depois que satisfizer minha curiosidade, vou deixar as AVM manuais mesmo!!!
Abraços,
Quando tive problemas com as RL originais (como todos tiveram) coloquei as AVM automáticas e até hoje está tudo ok. Não uso muito. Coloquei as originais para vender. O alvo? Alguém que tem as originais, quebrou uma e não que investir para trocar tudo. Acho até que foi alguém aqui do fórum que comprou (maselétrico) para tirar peças. Fica com as AVM e sei lá.....vende estas originais. Até para não ficar tentado a coloca-las.:concordo:
Olá Chico,
Existe uma peça para travar os rolamentos dianteiros. O problema é que quando se substitui as rodas-livres originais pelas AVMs essa peça que trava os rolamentos não é mais utilizada, aí dá folga nos rolamentos. Dá uma olhada na matéria que publiquei no tópico rolamentos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=58768
Obs.: Nas Sportages com RLs a vácuo o sistema de aperto dos rolamentos é diferente.
Abraço :concordo:
Fala Julio, valeu pelo caminho!!!:concordo:
Essas peças que vc cita, eu tenho e estão perfeitas. Agora, o que está me preocupando é o torque ou o "ritual" para ajustar os benditos rolamentos, se ficarem folgados, vão pro saco e, se ficarem presos demais, ídem....:pensativo:
Abraço,
Finalmente instalei as RL's AVM 460... quem tiver interesse nas Rodas Livres originais a vácuo da Sportage estão a venda, as duas estão em perfeito estado, e são da marca Warn, quem diria essa eu não sabia... Manda uma mensagem privada, Abs.