Postado originalmente por
mfdomingues
IdBotão, boa tarde e seja bem vindo.
Cara a minha não é gasolina, mas, vamos lá tentar
Teste do copo: Com o motor FRIO retire a mangueira do reservatório do radiador, localize a tampa do radiador, da base desta sai uma mangueira fina que vai até o reservatório do radiador, desconecte do reservatório do radiador e coloque no copo de água, lembrando que esse teste não é 100% pode haver problemas no cabeçote que só parecerá com o motor bem quente, mas, se for algo crítico (cabeçote muito ruim) aparecerá na hora.
A tampa do radiador original (se estiver ainda com a etiqueta) possui dizeres em koreano, inglês e outras línguas, vc verá que existe indicação que ela é usada pela Hyundai / Kia e a etiqueta é de cor escura as de cores vermelha são paralelas (a minha veio sem etiqueta nenhuma).
A ventoinha dela é discofan / viscofan, ou seja, trabalha por acoplamento viscoso, com ela fria a hélice gira com certa facilidade, ao contrário com o motor quente deve girar bem mais travada, verifique a resistência desta para ter certeza que está boa, ou não.
A SPTG não tem mecânica muito especifica ou muito complicada, possui a mesma concepção que outros veículos, o que tem que observar são as condições gerais como qualquer outro veiculo: vazamentos, velas, mangueiras em bom estado (as que ficam atrás do motor são críticas, por exemplo do ar quente, que ninguém vê e elas geralmente estão em mal estado).
Quanto ter uma nota de revisão, isto não quer dizer muita coisa a minha também tinha nota, descobri que o dono da retifica era amigo do cara que vendeu, ai há viu né, nada foi feito no motor.
Boa sorte na busca ai.