Powered by vBulletin

SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 128 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111252102 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/04/2006, 21:55
    Amostardeiro
    Fernando

    Vou aceitar as tua sugestões e lubrificar as articulações, mas creio que possa ser algum problema no óleo ou bomba hidraúlica, o meu mecânico acha que não é a bomba.

    Depois falamos sobre o resulltado.

    Abraço
  • 06/04/2006, 20:07
    Alexander
    Amigos,

    Estou precisando trocar as molas traseiras da minha sportage. Na D Paschoal o atendente me informou que as mesmas são similares às do monza. Alguém pode confirmar esta informação ou informar de qual carro posso comprar as molas (menor custo/benefício) para o meu carro. Favor indicar o ano e modelo do veículo.

    Grato,

    Alexander.
  • 06/04/2006, 23:35
    Amostardeiro
    Pessoal

    O problema na direção hidraúlica da minha viatura é, segundo um especialista, no setor que deve estar com vazamentos internos e portanto não acionando a direção corretamente, pergunto:

    - Alguém tem alguma idéia de como esolver ou, já passou por isso???

    - É possível trocar os reparos do setor???

    Abraço
  • 07/04/2006, 15:41
    Fernando Costa
    Alexander,

    O colega Bica, no tópico antigo, trocou as molas traseiras pelas do monza hatch 89, e segundo ele o carro subiu 2cm.
  • 07/04/2006, 15:46
    Fernando Costa
    Amostardeiro,

    No meu caso, era a caixa da DH que estava vazando, como iria ter que abrir mesmo, mandei dar uma geral em oficina especializada em DH. A mesma é desmontada, sendo trocados todos os anéis e vedações, bem como verificados os rolamentos e demais peças. Cada caixa de direção tem um kit de reparos próprio, que só essas oficinas compram. Vi na oficina Hilux, Corolla, Civic e vários outros carros novos, todos também com defeitos na DH.

    A oficina me orçou em R$ 320,00, independente do defeito que fosse detectado, com garantia de 6 meses, e ficou muito bom, está mais leve do que nunca.

    Abraço.
  • 07/04/2006, 17:05
    panzer
    Oi Moçada,blz?!!
    mandei um email outro dia mas não sei onde foi parar!
    Estou achando o carro baixo, acompanhei alguns emails no topico este coreano guenta mesmo, que falavam de um calço de 2 polegadas para colocar acima das molas, é isso? desculpe-me a leiguice,
    1-mas isto levanta todo o carro ou só a carroceria?

    2- levantaria +- quantos cm do chão?

    3 - se colocasse os pneus 225 75 15 já faria uma diferença significativa na altura? os meus são 205 70 15

    Alguem poderia me dar o contato do cara do calço? se não me engano o nome dele é marcelo.

    Uso meu carro basicamente na cidade e em viagens curtas, mas comprei-o para poder fazer uns passeios off road e tenho a impressão de que da forma que está ele raspará muito no chão( pedras, barrancos,etc..)

    perdão pela "encheção de saco", desde já agradeço,
    abraços e um bom final de semana!!!!

    Panzer.
  • 07/04/2006, 19:02
    Alexander
    Fernando,

    obrigado pela dica .

    Valeu !!!
  • 07/04/2006, 21:58
    Amostardeiro
    Fernando

    É mais ou menos isso mesmo, a previsão é gastar no máximo R$ 400 para a troca dos anéis, vedações, buchas, etc do setor, diz o cara da DH que fica zerado. Segunda estou largando na oficina.

    Abraço
  • 07/04/2006, 22:25
    Cesar Boschetti
    Panzer,

    Essa história dos pneus não é nova, mas como o assunto nunca se esgota e nosso arquivo anterior de mensagens ainda não foi desmembrado vamos lá.

    Vou tentar dar uma resumida no que já foi discutido por aqui. Os colegas me ajudem se eu falar alguma bobagem.

    Em primeiro lugar não se preocupe com mato e barro debaixo do carro. Isso é normal. Até mesmo um Hummer H1 com 40 cm de vão livre vai ter mato e barro de baixo dele. O que você não pode encontrar em baixo são batidas e amassados por causa de pedras e buracos mais fundos, fato que com certeza é detectado imediatamente.

    Se você está com pneus 205/70R15 seu carro está 1cm mais baixo do que estaria se estivesse com os 205/75R15, que também são originais do carro.

    Levantar um carro envolve aspectos técnicos e aspectos pessoais. Em geral o gosto pessoal acaba prevalecendo.

    Levantar o corpo do carro sobre a suspensão (body lift) ou levantar a suspensão sobre os eixos (suspension lift) vai deixar o carro mais alto, mas a distância livre entre o diferencial e o chão continua na mesma. Para aumentar essa distância só mesmo colocando pneus maiores.

    Supondo uma situação sem exageros, aberrações ou gambiarras, temos o seguinte quadro:

    Levantamento do carro >
    A) Vantagens
    -fica mais bonito;
    -ganha-se maior visibilidade no trânsito, tanto carro quanto motorista;
    -ganha-se maior ângulo de ataque e de saída nas trilhas.
    B) Desvantagens
    -perde-se estabilidade devido ao centro de gravidade mais alto;
    -toda a suspensão sofre mais e fica sujeita a quebra mais frequentes;
    -um trabalho bem feito requer planejamento especializado e modificações dispendiosas.

    Pneus maiores>
    A) Vantagens
    - aumenta vão livre do diferencial
    - fica mais bonito
    - pode ser mais eficiente no barro e na areia
    B) Desvantagens>
    - também compromete estabilidade e a vida da suspensão
    - aumenta o consumo de combustível
    - altera velocímetro e odômetro
    - reduz o torque (aceleração do motor)

    Finalmente não é demais lembrar que alterações mais profundas, que supostamente nos trazem benefícios e alegrias imediatas, podem comprometer o valor de revenda do veículo mais tarde, seja por perda de originalidade, seja por evidenciar um uso mais abusado do veículo.

    Baseado nisso e no seu gosto pessoal, procure um mecânico de confiança e converse a respeito. Procure ver diversas opiniões e dicas a respeito. Quanto mais informação melhores são as chances de um trabalho bem feito.

    Minha humirde opinião:-
    Se você é como eu que anda 80-90% do tempo no asfalto e 10-20% na terra (com muito mato, subidas escorregadias, buracos e poças de lama), coloque um pneu 215/75R15 ou 225/75R15 de uso misto que vai estar bem servido e sem grandes modificações e alterações do carro. Para mim só está faltando um protetor de carter que pretendo providenciar logo.

    Tem gente aqui do fórum que consegue trabalhar com pneu 235/75R15 sem raspar em lugar algum. Acredito que seja por causa de rodas diferentes da original (offset menor ou até negativo). Pneus maiores também é possível, mas ai será obrigatório levantar o carro.

    A minha roda original 15x7 (offset = +44mm) faz com que os pneus 235 raspem no amortecedor. Uso atualmente pneus remold da BSColway Highway 500 (50%-50%) na medida 225/70R15. Não posso me queixar do desempenho nem no asfalto nem na terra. Os pneus vieram junto com o carro praticamente novos. Mas pretendo no futuro trocar por um 215/75R15 - 80% on road e 20% offroad. É um pouco mais alto e vai me proporcionar maior economia no uso diário. Os pneus 50%-50% tem alto nível de ruído e atrito, consumindo mais combustível.

    Um dado curioso é que no meu manual diz que a roda é 6x15, mas medi e encontrei na prática uma roda 7x15. Isso faz diferença, pois o mesmo pneu fica mais largo quando montado numa roda mais larga.

    Bom é isso. Se voce optar por levantar, tem muita gente aqui com boas dicas a respeito.


    []s
  • 08/04/2006, 08:58
    Fernando Costa
    Panzer,

    Eu tinha lhe enviando a resposta, mas parece que ela tambem sumiu! :parede: Segue novamente.

    Este assunto já foi muito discutido no tópico anterior "Sportage - esse Koreano aguenta?", mas foi temporariamente retirado do ar.

    Recomendo inicialmente trocar os originais 205/75 por 225/75 R15, ganho imediato de ~ 2cm.

    Próximos ganhos de altura:

    1. Calços na dianteira de 1", sobre os pratos da molas, que elevam a frente em 4cm, devido à geometria da suspensão.

    2. Calços na traseira, na parte superior das molas, de 2", que elevam o carro exatamente na sua altura, 5cm.

    Ganho total: Frente: 2cm + 4cm = + 6cm.
    Traseira: 2cm + 5cm = +7cm.

    Uma boa maneira de aferir é medir a distância da aba inferior do para-lama ao chão, numa linha que passe pelo eixo da roda. Note que a Sportage vem "nivelada", tal distância ao chão é a mesma na frente e traseira. A diferença de 1cm é boa para compensar a traseira quando andar com o carro carregado.

    Ainda acho que se vc. colocar 2" também na frente esta ficará mais alta que a traseira, dando a impressão do carro estar "empinado".

    Esses calços são de Technil ou poliuretano alta densidade (mais caro). Um bom torneiro mecânico pode usiná-los. Como levantam a suspensão, levantam o conjunto todo (chassis + carroceria).

    Aqueles calços que levantam só a carroceria são colocados entre a mesma e o chassi, e é chamado de Body Lift, usados quando se quer grande ganho de altura sem alterar o desenho da suspensão. Tem o incoveniente de submeter a carroceria a maiores torções, devido à maior distância do chassi.

    Abraço.
  • 08/04/2006, 09:06
    Fernando Costa
    Panzer,

    Tinha esquecido, na traseira, ao elevar o carro em 2", seria bom colocar prolongadores nos amortecedores originais, de 5cm. Se um dia precisar trocar, compre os amortecedores traseiros da Besta GS 16 lugares, possuem 50mm a mais de curso e dispensam os prolongadores.
  • 08/04/2006, 09:26
    Fernando Costa
    Pessoal,

    Alguém sabe a referência dos rolamentos da roda dianteira e o preço? Os meus emitem um leve ruído após os 80Km/h, ainda dá para rodar, mas quero estar prevenido.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 128 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111252102 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:35.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy