Olá, Alexandrodorner !
A primeira pane na minha ex-GSTD2001 apareceu do nada ! Nenhum excesso de temperatura foi percebido durante o funcionamento, ou mesmo motor falhando ou perda no desempenho, absolutamente nada ! E eu estava subindo e descendo serras, em estradas perto de minha cidade, viajando de volta para casa, à noite ! Na manhã seguinte, ao tentar dar a partida no motor, não o conseguia, ou, após várias tentativas, funcionava, mas dando trancos. Consegui tirar o carro da garagem e fui, “corcoveando” e fazendo uma fumaceira branca( a água do motor que entrava pela trinca do cabeçote diretamente na câmara de combustão), me arrastando até a oficina. Ali, o Roberto(que trabalhava lá) me atendeu e já foi dizendo da suspeita dele: cabecote trincado ! E não deu outra ! Eu não percebi nenhum sinal de sobreaquecimento no motor, mas provavelmente, o material de que era feito o cabeçote desse motor Mazda diesel estava muito no limite da resistência e deve ter sentido o problema, que o levou à ruptura. Foram tiradas fotos e encaminhadas, pela própria ccs Kia, com relatório narrando o ocorrido, à Kia do Brasil, mas nunca foi recebida alguma resposta (essa era a garantia que a Kia dispensava para os seus clientes-consumidores)...Em resumo, Alexandro, nessa primeira situação, o cabeçote fraco foi a causa da pane...noutras palavras, falta de qualidade de produto...
Se eu soubesse da existência, naquela época, 2003, deste fórum, teria vindo direto espalhar o ocorrido, mas só vim a saber do fórum 4x4 Brasil em 2009.
Quanto à tua sugestão de pegar outra Sptg diesel, nem posso pensar, pois a “navegadora”, perto dos 8 anos de Sptg, estava sempre se queixando muito de dores nas costas devido aos bancos da vtr, e também ficava reclamando que se sentia mal e com dores de cabeça por causa das inclinadas que a Sptg dava, nas curvas das “nossas”estradas de serra aqui da região...isso e mais o tráfego se tornando cada vez mais pesado/travado -35km a ser percorrido em uma hora e meia(!)- nos caminhos freqüentes até Porto Alegre, com o tal para-e-anda e as repercussões do câmbio mecânico(embreagem+freios+acelerador+joelho esquerdo do motorista(!)), me obrigaram a partir para uma outra vtr, desta vez, automática, embora também 4x2, 4x4H e 4x4L, e diesel, boa de curvas, mas por isso pagando o preço: suspensão dura em estradas de chão, o que me bloqueia um pouco em minhas “andadas” aqui pelas cercanias...
Mas que tenho muitas saudades da ex-GSptg TD 2001, isso tenho...!
Abçs e boa sorte com a tua Sptg !