Postado originalmente por
fertag
Olá, Alexandrodorner !
Busquei a tua resposta com o Roberto, e o que ele me passou foi o seguinte :
# o melhor radiador(o certo) para a Sptg é o das primeiras turbo, ano 2000, contendo 3 carreiras de tubos na colméia (anteriormente coloquei erradamente “colméias” em lugar de “carreiras de tubos da colméia”, conforme haviam me passado – outro conhecido, aquele da Sptg com 198 k km);
# algumas Sptg 2001 saíram com um radiador de 3 carreiras de tubos na colméia e outras, mais tarde, com um de 2 carreiras apenas;
# a minha ex-GSptg TD2001 estava montada com o radiador certo, de 3 carreiras de tubos;
# não existe radiador original de fábrica com mais de 3 carreiras, a não ser que se mande fabricar/adaptar, mas aí teria de colocar uma bomba d’água maior, para possibilitar maior vazão;
# os engenheiros, lá na Coréia, após testes lá efetuados, com clima diferente do nosso, aqui no Brasil, modificaram os radiadores, fazendo-os com apenas 2 carreiras de tubos na colméia, talvez até, por uma redução de custos;
# as Sptg 2003 tinham o mesmo problema;
# a fábrica nunca assumiu/corrigiu a deficiência;
# ocorreram muuuuitos casos de cabeçotes com trincas após baixíssima km, 1000 km, 2000 km, etc, e a fábrica não deu garantia nenhuma;
# em minha vtr a primeira pane(por trincas no cabeçote, entre o 3. E o 4. Cilindro) se deu com ~52k km(duas semanas após os dois anos de garantia ou os 50 k km)>>sem garantia !
# várias dessas situações onde o cabeçote apresentou deficiência, o foi por trincas/corrosão, e a fábrica não reconhecia como falta de qualidade do produto, e sim alegava que o aditivo colocado na água do radiador era o causador do problema (isto é, sem cobertura de garantia);
# um erro fatal que geralmente é visto é que após o primeiro sinal de aquecimento no motor, a primeira ação é tirar a válvula termostática, o que vai levar a temperatura do motor a oscilar, e levar a um possível choque térmico nos cilindros; isso em viagens longas, compromete e muito o motor...
É isso ! Abçs.