Desenterrando o tópico. A foto do intercooler "made in home".
Versão Imprimível
Desenterrando o tópico. A foto do intercooler "made in home".
O meu esta com o filtro no lugar original e com o intercooler posicionado da seguinte maneira;
Vista lateral do Intercooler (essa foto foi tirada logo após a adaptação dos Dana 44)
A resolução não esta lá essas coisas pois a foto foi tirada no celular.
Coloquei o intercooler da F1000 lá embaixo apoiado sobre aquela travessa do chassi que apoiava o filtro de ar, 1/2 inclinado. Para não sofrer influência da troca de calor do radiador fiz um defletor em folha de alumínio sob as ventoinhas e uma tomada de ar utilizando o defletor original um pouco mais rebaixado e alongado com uma folha de aluminio até o intercooler.
Ele não aparece no visual, mas é bem efeciente.
Como o meu capô abre junto com o bigode e o filtro de ar está do lado de fora, facilita muito o trabalho de manutenção na frente do motor.
Abs.
Amigo André, seu motor é um Maxion certo?
Eu preciso colocar um intercooler no meu jota que também é motor Maxion, mas estou sem espaço.
Se for possível, posta fotos aqui.
Obrigado e um grande abraço,
Fala Celso.
O meu motor é MWM, mas quanto a isso acho que não faz diferença.
Vou tentar tirar umas fotos e posto aqui depois.
A questão são as dimensões dos intercoolers. Uns são quadrados ou quase quadrados como os da S10, Nissan Frontier, Maxcooler, etc.
Esses não dão para colocar na posição que eu coloquei por causa da altura, pois vão recdeber ar quente do radiador na troca de calor.
O único que é retangular que eu conheço é o da Ford(F1000 e Ranger).
Tem cerca de 15 cmsX 63cmsX5cms.
Quando eu postar as fotos vc vai entender.
Abs.
Celso e All.
Segue as fotos da instalação do intercooler conforme mencionei acima.
A última foto retrata a tomada de ar orginal do Jota, embaixo do parachoque e do radiador.
Abs.
Olá Pessoal,
Adquiri recentemente um JPX Montez 95 e lendo nos foruns e algumas home pages, ví como é o XUD 9A e como o radiador já foi trocado por um maior, vou trocar a bomba d'água e estou pensando em colocar um intercooler. Aguém sabe de experiências a respeito?
:concordo: Agradeço antecipadamente.
Fala Rafael,
Se vc procurar, vai ver que esse assunto já foi bastante discutido por aqui e que não há consenso sobre o assunto....
Na minha opinião, o intercooler só tem utilidade se for para aumentar a pressão da turbina e melhorar o desempenho do XUD...eu vou intercoolar meu jota mas a minha turbina nova tá com 0.9 de pressão (não coloquei mais pq a bomba injetora não dava vazão)...mas isso só é possível pq eu reforcei totalmente o XUD e ainda nem sei se dará certo (espero que de).
abs
Leonardo,
Desculpe eu não havia lido nada no forum, mas gostaria de dar uma olhada nas opniões.
Bem, eu estou pensando em intercoolar o XUD para ter mais segurança com relação ao superaquecimento. Eu uso o Jota para o dia-a-dia e gostaria de viajar com ele e se for aumentar a pressão da turbina, acho que aumenta o consumo de combustível, mas não sei se é muito ou pouco. No meu caso, prefiro ter mais autonomia do que potência embora se a troca for rasoável toparia fazer.
Estou fazendo orçamento para fazer meu XUD que tá com 152.000 rodados. Sabe se é preciso trocar os parafusos do cabeçote para fazer o motor? O mecânico sugeriu, mas estou com dúvida nisso.
Abraço e obrigado,:concordo:
Não precisa pedir desculpas...
bom, em relação ao intercooler, é possível que melhore a refrigeração. só não sei se será significativo. creio que a principal função do intercooler e resfriar o ar esquentado pela compressão da turbina. se a pressão tá baixa, o ar não esquenta tanto....
em relação aos parafusos, confesso que não sei. to fazendo o meu xud e não troquei não...mas uma pergunta: o seu XUD já parou ou vc quer faze-lo por garantia?!
abs
Rafael, quando fiz o motor do meu Jota o Mecanico ( Gustavinho - MGL ) mediu com o paquimetro o diametro dos estojos, parece que o aço escoa e o estojo alonga, acho que Ele trocou alguns. O Leo pode perguntar p/ o Ramiro, que aposto tb deve ter medido os estojos do cabeçote do Jota dele.
Abrs.