Postado originalmente por
Marcelo Carvalhal

Postado originalmente por
javabr
Entao pessoal,
Muito legal a ajuda que todos tem me dado.
Troquei a tampa do radiador na ultima semana.
Comprei uma original (R$ 76,00!!!) .
Ontem, qdo voltava para casa estava um PUUUUTA transito. Liguei o AR condicionado e vim com ela ate em casa. Qdo estacionei ela estava com o ponteiro entre 100 e 125 graus (bem no meio). Acho que eh 112 oC.
Nao deu outra. Comecou a ferver no reservatorio outra vez. Com um agravante: Comecou a vazar na tampa do radiador tbm e a assobiar, como se a tampa nao estivesse aguentando.
Notei que do lado da tampa há um cano que vai direto para o reservatorio. Provavelmente a mola da tampa nao aguenta a pressao, deixando com aque a agua vaze por este cano, fazendo com que o reservatorio ferva tbm.
Mas a minha pergunta. Se toda a cherokee trabalha nesta temperatura (112), pq so a minha tampa nao aguenta a pressao? Sera que comprei uma tampa com defeito ?
Sera que o meu radiador não é original e este caninho nao deveria existir ?
Grato mais uma vez.
Isso que aconteceu é normal...quando se usa o carro por longo período, masi ou menios umas 01 ou 2 horas direto, sem refrigeração na frente do carro o liquido refrigerante fica em seu limite de ebulição principalmente o que no instante em que vc desliga o carro fica na saida no motor, parte de cima do radiador, como vc desligou imediatamente de uma vez a hélice do motor pára, e o que tava pra ferver na hora atinge a temperartura e o resto do sistema interio tbm, por isso muita CHEROKEE ferve logo depois que é desligada, a vávula termostática com fadiga tbm atrapalha essa troca de calor, bem como um radiador com sujeira, vele a pena em carros que sempre rodarão no transito e estão com a mais de 60 mil qulômetro trocar o liquido refrigerante e fazer uma limpesa do sistema, e verificar o timing da valvula termostática.
Procure depois de um longo período de uso severo só desligar seu carro após 1 minuto, assim dá um tempo da hélice "resfriar" um pouco mais o sistema
Outro problema é o próprio acoplamento viscoso da HÉLICE principal que acinona o segundo estágio de rotação do motor, ele pode já estar prejudicado por desgaste, o teste é simples,procure um mecânica de carro a DIESEL que ele saberá como fazer o teste do acoplamento da hélice