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  • #1
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    Cherokee GNV Esquentando




    Pessoal,

    Tenho uma cherokee que chaga a +- 110 oC ... ate ai tudo bem.. qdo desligo, ferve a agua e transborda pelo reservatorio deixando o jeep completamente sem agua. Resultado: tenho que esperar esfriar e reabastecer a agua novamente para poder continuar. Detalhe: So ferve e transborda quando eu desligo o jeep.

    Alguem ja passou por isto? Sabe como resolver? A ventoinha, e sensores parecem estar ok.

    A qtos graus trabalha a Cherokee de vcs no transito de SP ? mais de 100 ?

  • #2
    O que eu vou falar pode ser uma mega besteira, mais ai vai... a tampa do radiador está em ordem? Tá segurando a pressão numa boa? Isso acontecia com o Wrangler 93 que eu tinha, só que não chegava a esvaziar tudo.
    []' s

  • #3
    Começou depois do GNV ?? Ou nada a ver ...

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Txsco
    O que eu vou falar pode ser uma mega besteira, mais ai vai... a tampa do radiador está em ordem? Tá segurando a pressão numa boa? Isso acontecia com o Wrangler 93 que eu tinha, só que não chegava a esvaziar tudo.
    []' s
    Entao, parece que com a tampa esta tudo em ordem.

    Eu gostaria de confirmar qual a pressão que a tampa tem que suportar: Tipo: na minha esta escrito 18 libras... será que esta é a pressao para a cherokee ?É que nao parece ser a tampa original. Comprei a cherokee a pouco tempo. Como saber se uma tampa nao esta em ordem ? A impressao que eu tenho (vou confirmar no final de semana) eh que ferve e sai agua pelo reservatorio, e nao pela tampa do radiador. Porem, se a tampa esta sem pressao, a agua ferve em 100 oC. A minha, no transito ta dando 110 oC direto.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Petya
    Começou depois do GNV ?? Ou nada a ver ...
    Isto nao da pra ter total certeza, pq comprei ela e levei no GNV no mesmo dia. Eu tenho que deixar ela ligada parada ou em muito transito para que ela ferva quando eu desligo. Eh, eh isto mesmo: So sai agua pelo reservatorio fervendo que nem tarada quando eu desligo o motor. Nao importa a temperatura. Deve ser pq a agua esta sendo succionada para dentro do motor.

    O cara do GNV me falou que o carro a gas tende a esquentar um pouco mais sim, mas que isto não é motivo para preocupacao, nem mesmo para ferver. De qualquer maneira, vou colocar uns 20,00 de gasolina nela pra fazer um teste neste final de semana... he he he

  • #6
    A tampa deve ser 18 lbs mesmo, já que a minha Cherokee Sport é de 16 lbs.
    Precisa verificar se a tampa esta ok e se tem aditivio de radiador na proporção recomendada.
    Isso para iniciar.
    Trabalhar muito quente é normal.
    Tem que ver também o óleo do cambio, pois deve ter um trocador de calor do cambio no radiador.
    Pode estar esquentanto mais no transito se a marcha lenta do GNV estiver mais alta. Pode verificar isso colocando em Neutro toda vez que parar.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    A tampa deve ser 18 lbs mesmo, já que a minha Cherokee Sport é de 16 lbs.
    Precisa verificar se a tampa esta ok e se tem aditivio de radiador na proporção recomendada.
    Isso para iniciar.
    Trabalhar muito quente é normal.
    Tem que ver também o óleo do cambio, pois deve ter um trocador de calor do cambio no radiador.
    Pode estar esquentanto mais no transito se a marcha lenta do GNV estiver mais alta. Pode verificar isso colocando em Neutro toda vez que parar.
    Nossa.. antes de mais nada... obrigado a todos pela ajuda.. nao imaginava que neste forum existissem tantas pessoas querendo ajudar.. grato mesmo!!!

    Uma pergunta Imbecil:
    1. Como eu sei se uma tampa de radiador está boa ?

    Alguem de vcs poderia me indicar uma mecanica boa (mesmo) que conheça MUITO de cherokee ?

  • #8
    Existe um teste, que uma boa firma especializada de radiador deve fazer.
    Mas pode ser mais barato e seguro comprar outra tampa!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Existe um teste, que uma boa firma especializada de radiador deve fazer.
    Mas pode ser mais barato e seguro comprar outra tampa!
    hummm

    vou fazer este teste entao... se o pessoa quiser me cobrar alguma coisa pelo teste, compro a tampa e faco o teste do meu jeito! (10 minutos ligada na garagem já o suficiente pra ela chegar no 110oC)

    grato

  • #10
    Cara, a minha não chega a 110 quase nunca.
    Uso GNV também todo dia e só vi subir uma vez a temperatura uma vez numa subida que eu acelerei mais.
    Normalmente rodo com ela entre 98 e 100oC

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Solução!!!

    Oi galera se for ajudar gaostaria de dar um pitaco

    Não sei o ano de sua cherokee, mas todas vem com acoplamento viscoso no ventilador do radiador, que na verdade so tem ele mesmo, ele pode estar armando mais tarde que o normal, esse e o unico problema de aquecimento de cherokee 4.0 l, desde que tabm nao haja fuga pelo cabeçote que eu acho muito difícil acontecer neste motor, ele sempre vai ferver quando vc parar por que quando vc desliga o carro o ventilador para imediatamente mas o calor da agua que estava com sua temperatura no limite como não tem mais o auxilio da refrigeração da hélice por alguns segundos tende a subir e a pressão no reservatorio aumentar, peça para checar a bomba de agua de seu carro, se ele tiver mais de 80 mil km, e o antigo proprietario nao fez a troca do aditivo com 60 mil, ela pode estar deteriorada a helice, O ADITIVO QUE EXISTE TAMBEM E LUBRIFICANTE DO ROTOR da bomba evite ao máximo usar agua de torneira, ela é clorada e com sulfaço, que são usados no tratamento, use sempre os aditivos de radiadores com aditivo, logico que não o anti frozem!!!
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Outra coisa o carro a gás tem de estar com o sistema um filtro de ar menos restritivo, ele aquece mais pois ha mais atrito porque o gas e combustivel seco e a gasolina mesmo a mais vagabunda tem um aditivos que ajudam na lubrificaçao,EVITE AO MAXIMO ANDAR NO GAS COM SEU CARRO AINDA FRIO, os materiais internos não atingiram a dilataçao correta isso vai deteriorar seu anéis de segmento e cilindros
    PEÇA PARA VERIFICAR A VALVULA TERMOSTÁTICA ela é importante talvez ela esteja com fadiga e abrindo muito tarde, ou algum mecanico malandrão achou que ela nao servae para nada e TODOS DIZEM, mas é ela que mantem a temperatura de trabalho quente do motor, na verdade sua funçao é esquentar o motor, use oleo do motor semisintético ele foi desenvolvido para esse óleo, e troqueo a cada 5 mil, ou dez no máximo se vc anda só em transito, sempre sim, use um aditivo de oleo, e deixe tbm o nivel pelo memos 100ml a mais do que a vareta indica, se isso tudo não ajudar, NÃO DESISTA ME PASSA O QUE ESTA ACONTECENDO
    Marcelo Carvalhal
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