Quando você abre o cárter , todo o fluido do sistema desce de uma vez só e pode decantar as partículas soltas fazendo com que elas se acumulem sobre o corpo de válvulas, o fluido velho com o passar do tempo acumula partículas que se transformam em uma especie de lixa hidráulica, abrindo os canais por onde passam com pressão e se transformam em um tipo de borra formando trilhas em alguns lugares onde o fluido trabalha com menos pressão.
Bem o fluido novo vem com uma especie de detergente em sua formula que faz com que estas partículas se soltem limpando todo o sistema e adivinhem para onde vai toda esta sujeira ? Para o filtro .
Com certeza o risco de falha no cambio com o processo de ir trocando aos poucos existe , mas é menor , fazendo a troca aos poucos , você elimina o risco de decantação e trocara o filtro somente quando a maior parte das partículas já estiverem presas a ele .
Imaginem um radiador que nunca viu Fluido , se você não fazer uma limpeza antes ,e colocar o aditivo ,a sujeira ficara solta e circulando dentro do sistema até entupir tudo .
Esta troca aos poucos funciona da mesma forma , o fluido que foi colocado aos poucos servira apenas para preparar para a troca final .
Para ir trocando aos poucos , o sistema é o seguinte ;
Lá na frente da VTR tem um radiador pequeno na frente do radiador de água .
Solte a grade .
Solte a mangueira em formato de L presa por duas braçadeiras .
Coloque duas mangueiras, aquelas de nível de aproximadamente 1,5metros cada, uma na entrada e outra na saída.
A Mangueira da saída , coloque dentro de uma garrafa de dois litros
Na Mangueira de entrada coloque um funil , pode ser aqueles de 1,99 , é por ai que você vai colocar o óleo novo
Calce a VTR e ligue ela em P ,somente quando você colocar a alavanca na posição 1,2 D ou R é que o fluido ira sair para dentro da garrafa .
Retire os dois litros e coloque dois litros , faça isso mais uma vez e rode com a Vtr no minimo uns 20 quilômetros, espere o óleo esfriar e repita o processo .
Como vai aproximadamente 11 litros em uma troca completa , o ideal é repetir o processo umas três vezes .
Pronto , se nesse processo a sua VTR ainda estiver rodando , pode soltar o cárter e trocar o óleo e o filtro tranquilho ,a próxima troca , poderá ser feita conforme o manual e não precisara mais trocar aos poucos .
Boa sorte
T+
Wilson