Quando tive minha Laredo Zj em 2010, ela havia sido comprada do unico dono desde 1998 e tinha 106.000km originais. Sempre muito bem tratada.
Como sou um bom conhecedor de mecânica, fiz uma extensa pesquisa na internet sobre os assuntos relativos ao carro. Comprei o manual de manutenção da Haynes (o qual recomendo) e um scaner ODBII ( que custou miseros 85 dólares).
O cambio 42re/44re/46re que equipa, respectivamente, as Zj 4.0, 5.2 e 5.9 é um câmbio Crhysler A500, um câmbio muito durável e extremante simples, de manutenção baratíssima em se tratando de câmbios aut.
Se bem montados, suportam muita kilometragem e até alguns abusos.
No caso da ZJ, nada adianta ficar torrando a cabeça tentando entender os fluidos ATF existentes no mercado nem tentar estabelecer correspondências falsas entre as marcas. Cada fabricante produz um fluido ATF com características próprias e a unidade de câmbio deve trabalhar com seu fluido ATF correspondente.
No caso das ZJ, o único fluido ATF que deve ser usado é o Mopar ATF+4, já que os ATF+3 já não são mais produzidos e foram substituídos pelos ATF+4, que tem componentes sintéticos.
Os ATF+4 são encontrados nas concessionárias Jeep/Mercedes, sendo muito difícil encontrar no mercado comum, mas há uma opção:
A MOTUL FABRICA O MOTUL MULTI ATF, QUE ATENDE AS EPECIFICAÇÕES ATF+4.
Ele é facil de ser encontrado ou encomendado nas distribuidoras da Motul.
Fazendo a troca de fluido e filtro (somente a troca do cárter, que em geral corresponde a 40% do total) a cada 40 mil km, vc garante uma longa vida à transmissão. Em uso normal de cidade/estrada uma ZJ deve chegar aos 500 mil km sem maiores manutenções, inclusive com o câmbio.
Usar fluido DexronIII ou os MerconV da Ford não ajuda seu câmbio e sujeita vc a uma vida reduzida de seus discos de fricção, gerando detritos que vão entupir e fazer falhar o corpo de válvulas.
Da mesa forma, se vc tem um câmbio A500 com rpoblemas, não adiante ficar fazendo mágicas... deve -se abrir, trocar o kit completo (que custa 400 dólares) e após uma limpeza fazer seu fechamento dentro do que reza o seu manual de manutenção. As empresas de câmbio automático conhecem os A500 de cabeça pra baixo e não há razões para pânico. Com um gasto aproximado de 3 a 4 mil reais (mão de obra inclusa) vc refaz sua transmissão para muitos anos de serviço.
Outro ponto que as pessoas não entendem em geral: a Zj tem uma mecânica um pouco mais sofisticada que a XJ no que se refere à tração. Na Zj, o acoplamento viscoso central, que fica dentro da CT, também requer cuidados e a CT também requer fluido ATF+4.
Já vi muitos casos de gente com problemas no acoplamento (rangidos, estalos, barulhos) e colocando um câmbio perfeito em dúvida.
Nossos mecânicos em geral não entendem nada de Jeep. Alguns poucos tem alguma noção do que é um 4x4, mas estão em geral acostumados com picapes 4x4 e suas CT de ligação direta.
Para mexer em ZJ, WJ, WK etc o sujeito deve ter certeza e sapiência do que faz. Não são necessárias adaptações ou outras porcarias. Faça o que é certo fazer e vc terá um carro pra muitos anos. Os americanos usam as ZJ até hj, abusam, torturam, usam em trilhas, na neve, na lama, frio, calor e elas estão aí rodando e sendo úteis até hj.
Vamos tentar fazer a manutenção conforme os manuais e deixarmos as adaptações e achismos de lado.
A ZJ tem que usar fluido MOPAR ou um equivalente que atenda esta especificação. Ponto parágrafo.
Câmbios que já sofreram e que já não mantem um funcionamento regular devem ser abertos e ter sua manutenção feita. Ponto parágrafo.
As Zj hj em dia tem grande atrativo no seu preço, mas exigem um dono que tenha condições e conhecimento mecânico para sair das ciladas dos mecânicos "especialistas". Se vc for uma pessoa que nada sabe de mecânica e que depende 100% de oficinas, sugiro fortemente evitar o modelo.
Se vc é uma pessoa que não tolera o consumo excessivo dos motores frandes e antigos, sugiro fortemente evitar o modelo.
Se vc é uma pessoa que não lê inglês bem o suficiente para poder ler os manuais de manutenção da Jeep e da Haynes em detalhes, sugiro fortemente evitar o modelo.
Se vc não dispõe de recursos para importar (o preço é ridículo) as poucas peças de manutenção regular, sugiro fortemente que evite o modelo.
As ZJ/XJ/WJ/WK são carros fantásticos. Trate elas como devem ser tratadas e vc nunca mais vai usar um carro nacional.
Boa sorte e juízo a todos.