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Convex Datacenter
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  • #61
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    30/09/2010
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    Citação Postado originalmente por Fabiano Klug Ver Post
    Nem cheguei la ainda, atualmente moro e trabalho em Indaial/SC mas a Cherokee esta em minha casa em Pomerode/SC fica a 30 km e só vou pra la finais de semana, ja estou montanto o itinerario para este final de semana......

    Este tópico também contem muitas informações uteis para quem tem que trocar o fluido do cambio

    segue o link;

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...atica-atf.html (Conhecendo o fluido para transmissão automática (ATF))

    T+

    Wilson

  • #62
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    20/10/2007
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    Pessoal,

    Quando tive minha Laredo Zj em 2010, ela havia sido comprada do unico dono desde 1998 e tinha 106.000km originais. Sempre muito bem tratada.
    Como sou um bom conhecedor de mecânica, fiz uma extensa pesquisa na internet sobre os assuntos relativos ao carro. Comprei o manual de manutenção da Haynes (o qual recomendo) e um scaner ODBII ( que custou miseros 85 dólares).
    O cambio 42re/44re/46re que equipa, respectivamente, as Zj 4.0, 5.2 e 5.9 é um câmbio Crhysler A500, um câmbio muito durável e extremante simples, de manutenção baratíssima em se tratando de câmbios aut.
    Se bem montados, suportam muita kilometragem e até alguns abusos.
    No caso da ZJ, nada adianta ficar torrando a cabeça tentando entender os fluidos ATF existentes no mercado nem tentar estabelecer correspondências falsas entre as marcas. Cada fabricante produz um fluido ATF com características próprias e a unidade de câmbio deve trabalhar com seu fluido ATF correspondente.
    No caso das ZJ, o único fluido ATF que deve ser usado é o Mopar ATF+4, já que os ATF+3 já não são mais produzidos e foram substituídos pelos ATF+4, que tem componentes sintéticos.
    Os ATF+4 são encontrados nas concessionárias Jeep/Mercedes, sendo muito difícil encontrar no mercado comum, mas há uma opção:
    A MOTUL FABRICA O MOTUL MULTI ATF, QUE ATENDE AS EPECIFICAÇÕES ATF+4.
    Ele é facil de ser encontrado ou encomendado nas distribuidoras da Motul.
    Fazendo a troca de fluido e filtro (somente a troca do cárter, que em geral corresponde a 40% do total) a cada 40 mil km, vc garante uma longa vida à transmissão. Em uso normal de cidade/estrada uma ZJ deve chegar aos 500 mil km sem maiores manutenções, inclusive com o câmbio.
    Usar fluido DexronIII ou os MerconV da Ford não ajuda seu câmbio e sujeita vc a uma vida reduzida de seus discos de fricção, gerando detritos que vão entupir e fazer falhar o corpo de válvulas.
    Da mesa forma, se vc tem um câmbio A500 com rpoblemas, não adiante ficar fazendo mágicas... deve -se abrir, trocar o kit completo (que custa 400 dólares) e após uma limpeza fazer seu fechamento dentro do que reza o seu manual de manutenção. As empresas de câmbio automático conhecem os A500 de cabeça pra baixo e não há razões para pânico. Com um gasto aproximado de 3 a 4 mil reais (mão de obra inclusa) vc refaz sua transmissão para muitos anos de serviço.
    Outro ponto que as pessoas não entendem em geral: a Zj tem uma mecânica um pouco mais sofisticada que a XJ no que se refere à tração. Na Zj, o acoplamento viscoso central, que fica dentro da CT, também requer cuidados e a CT também requer fluido ATF+4.
    Já vi muitos casos de gente com problemas no acoplamento (rangidos, estalos, barulhos) e colocando um câmbio perfeito em dúvida.
    Nossos mecânicos em geral não entendem nada de Jeep. Alguns poucos tem alguma noção do que é um 4x4, mas estão em geral acostumados com picapes 4x4 e suas CT de ligação direta.
    Para mexer em ZJ, WJ, WK etc o sujeito deve ter certeza e sapiência do que faz. Não são necessárias adaptações ou outras porcarias. Faça o que é certo fazer e vc terá um carro pra muitos anos. Os americanos usam as ZJ até hj, abusam, torturam, usam em trilhas, na neve, na lama, frio, calor e elas estão aí rodando e sendo úteis até hj.
    Vamos tentar fazer a manutenção conforme os manuais e deixarmos as adaptações e achismos de lado.
    A ZJ tem que usar fluido MOPAR ou um equivalente que atenda esta especificação. Ponto parágrafo.
    Câmbios que já sofreram e que já não mantem um funcionamento regular devem ser abertos e ter sua manutenção feita. Ponto parágrafo.
    As Zj hj em dia tem grande atrativo no seu preço, mas exigem um dono que tenha condições e conhecimento mecânico para sair das ciladas dos mecânicos "especialistas". Se vc for uma pessoa que nada sabe de mecânica e que depende 100% de oficinas, sugiro fortemente evitar o modelo.
    Se vc é uma pessoa que não tolera o consumo excessivo dos motores frandes e antigos, sugiro fortemente evitar o modelo.
    Se vc é uma pessoa que não lê inglês bem o suficiente para poder ler os manuais de manutenção da Jeep e da Haynes em detalhes, sugiro fortemente evitar o modelo.
    Se vc não dispõe de recursos para importar (o preço é ridículo) as poucas peças de manutenção regular, sugiro fortemente que evite o modelo.
    As ZJ/XJ/WJ/WK são carros fantásticos. Trate elas como devem ser tratadas e vc nunca mais vai usar um carro nacional.
    Boa sorte e juízo a todos.

  • #63
    Usuário Avatar de Rustão
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    28/02/2011
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    Concordo com voce Raptor, e gostei do final..."sugiro fortemente que evite o modelo..." rsrs
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #64
    Usuário Avatar de Carloshts
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    26/11/2009
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    Concordo plenamente com os comentarios do VR. Quem não gosta de seguir especificão ou não entende porque tem que seguir especificações deve evitar este tipo de carro que quase não temos não de obra especialzada. Exatamente por isso encontramos ZJ com preços tão baixos para o padrão brasil.

  • #65
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Exatamente por isso se encontra um monte de XJ, ZJ, WJ em estado lamentável.. o pessoal compra por uma mixaria, não tem dinheiro ou conhecimento pra manter ela em dia, e usa "até detonar", quando não consegue mais resolver os problemas, vende ou abandona.. ou coloca um motor AP como umas pérolas que se vê por aí

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  • #66
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Exatamente por isso se encontra um monte de XJ, ZJ, WJ em estado lamentável.. o pessoal compra por uma mixaria, não tem dinheiro ou conhecimento pra manter ela em dia, e usa "até detonar", quando não consegue mais resolver os problemas, vende ou abandona.. ou coloca um motor AP como umas pérolas que se vê por aí

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    Hahahahaha, me fez lembrar denovo daquele topico.....

    Mas muito bacana, e estou feliz de estar cuidado de uma ZJ, isso esta me ajudando imensamente a aprender sobre o carro, pesquisando aqui e mesmo mechendo nela, eu felizmente tenho conta no ebay e paypal o que me ajudaria absurdamente a importar peças, recentemente cotei a 49 dolares um alternador novo, me chegaria custando uns 300 reais no maximo com impostos sendo bem pessimista.

    Quando puder ter a minha propria, não tenho interese em pegar uma ultra inteira e pagar absurdos, nem tão ralada a ponto de inviabilizar, porem tenho no meu sangue automobilismo, gosto muito de carros, então fuçar no carro de maneira a eu mesmo tratar ele é algo que me da imenso prazer.

  • #67
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    25/06/2012
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    Pessoal.
    Como membro novo desse fórum, primeiramente gostaria de mencionar que me impressionou a grande quantidade de informações úteis e de alto nível que circulam aqui. Posso afirmar que estou aprendendo bastante com vocês.
    Agora, gostaria de solicitar ajuda. Vejam o cenário em que me encontro:
    Sou fã da marca Jeep e com o objetivo de fazer alguns passeios em estradas de terra batida, na semana passada comprei um Grand Cherokee Laredo 4.0 97/98.
    Ele está em ótimo estado, tem 120.000km, motor e câmbio em ótimo funcionamento, pintura original, tudo funcionando, etc., etc.. O veículo era único dono até então, pessoa por sinal que demonstrou gostar muito de carros e se preocupar bastante com o aspecto manutenção.
    De fato, a única coisa que não esteve com todo o “prometido pelo vendedor” foi um pequeno vazamento que pude constatar no final de semana pela mancha de óleo encontrada no chão da garagem, na região entre motor e câmbio. Ele havia me dito que o veículo não tinha nenhum vazamento, que em função de estar absolutamente limpo quando eu fui testá-lo, não houve como eu constatar isso naquele momento.
    O antigo dono não soube me responder sobre trocas de óleo do câmbio. Apenas disse que sempre fez todas as manutenções e me e informou qual é a oficina que ele utilizava. Ao procurar o dono da oficina, que por sinal é um engenheiro mecânico aparentemente bastante competente, ele me informou que desde que começou a cuidar desse veículo, nunca trocou o óleo do câmbio, mas que sempre verificava o nível e completava o óleo. Sempre usando o DEXRON3...
    Bem, como sabemos, no manual da ZJ está explícito que o DEXRON não é o fluído adequado para o veículo, mas sim o ATF+4 e pelo que tenho aprendido nos fórums, me parece que o câmbio é o calcanhar de Aquiles dos Grand Cherokee, em função dos detalhes envolvidos em sua manutenção e o consequente alto custo caso essa manutenção não seja feita de forma apropriada.
    Como faço questão de deixar meus veículos com a maior confiabilidade possível, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que devo fazer agora. Eu vejo três possibilidades, mas se vocês tiverem outra, por favor, fiquem à vontade para apresentá-la:

    1. Troco o óleo pelo óleo correto (ATF+4) com o risco de que isso cause um mau funcionamento do câmbio que consequentemente terá que ser completamente refeito ($$$).
    2. Tiro parte do óleo e vou substituindo aos poucos pelo ATF+4. Acho que essa opção envolve o mesmo risco do item anterior ($$$), não?
    3. Continuo usando o veículo, e vou “gerenciando” o vazamento até que ele esteja muito grande ou então que o câmbio apresente algum mau funcionamento quando daí eu entendo que não terei outra opção senão refazê-lo.
    Agradeço antecipadamente caso possam me ajudar.
    Abraço a todos.
    Alberto.

  • #68
    Usuário Avatar de andretomasi
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    16/05/2003
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    Alberto, o que vaza é óleo do motor ou do câmbio? Confere ele, se for óleo do motor é fácil pra trocar o retentor. Se for óleo da caixa aí já complica um pouco.

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  • #69
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    25/06/2012
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    André.
    O que vaza é óleo do câmbio. Por sinal, esqueci de mencionar, ele tem uma coloração normal (vermelho claro) e sem cheiro.
    Abraço.
    Alberto.

  • #70
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    Citação Postado originalmente por AlbertoCN Ver Post
    Pessoal.

    1. Troco o óleo pelo óleo correto (ATF+4) com o risco de que isso cause um mau funcionamento do câmbio que consequentemente terá que ser completamente refeito ($$$).
    2. Tiro parte do óleo e vou substituindo aos poucos pelo ATF+4. Acho que essa opção envolve o mesmo risco do item anterior ($$$), não?
    3. Continuo usando o veículo, e vou “gerenciando” o vazamento até que ele esteja muito grande ou então que o câmbio apresente algum mau funcionamento quando daí eu entendo que não terei outra opção senão refazê-lo.
    Agradeço antecipadamente caso possam me ajudar.
    Abraço a todos.
    Alberto.

    O certo mesmo seria a opçao 2 , ir trocando aos poucos , ate que se tenha 100% do fluido substituído e depois abrir o cárter para trocar o filtro, parece loucura , mas é o certo quando não se tem um acompanhamento das trocas anteriores , o problema é encontrar o ATF+4 , neste caso é melhor ir gerenciando, pois não se sabe o que vai encontrar depois de abrir o cárter.

    Boa sorte

    T+

    Wilson

  • #71
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    NO caso de ir trocando aos poucos, quantos litros seriam recomendáveis substituir de cada vez, 1 litro?

    Também, é alto o risco de falha no câmbio em função desse processo?

    Abraço.

    Alberto.

  • #72
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    05/03/2011
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    Se abrir o carter, não estaria sendo jogado fora todo o fluido denovo? Como na abertura do carter do motor?

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