:stop:
Galera...vcs parecem até que não moram no BRASIL.....
Vcs esqueceram que nossa COCOSOLINA, já tem ÁLCOOL e muito tempo...
Nossos motores já fazem milagre com o que usam, e vc ainda querem mais deles......fala sério.....:shock:
Versão Imprimível
:stop:
Galera...vcs parecem até que não moram no BRASIL.....
Vcs esqueceram que nossa COCOSOLINA, já tem ÁLCOOL e muito tempo...
Nossos motores já fazem milagre com o que usam, e vc ainda querem mais deles......fala sério.....:shock:
Marco,
Levantei essa lebre de usar álcool nas Cherokees em outro tópico justamente para debatermos esse assunto que está na moda aqui no Brasil em função dos preços dos combustíveis e pelo fato do álcool ser uma opção "viável" para aqueles que não possuem GNV a disposição.
A coisa não é tão simples assim....muita coisa deveria ser levada em consideração na susbstituição de gasolina para álcool em um motor.
Pelo que já pesquisei, esses módulos Flex só fazem mesmo é alterar o ponto de ignição dos motores, não monitoram a mistura/queima para corrigir o sistema automaticamente e apenas aumentam o período de injeção.
Se houvesse uma fórmula (equipamento) capaz de fazer a coisa da forma certa, eu seria o primeiro a usar, mas na atual situação em que é oferecido, acho que está muito longe do ideal.
Sem contar que na gasolina já usamos 25% de álcool anidro (sem água) e nas bombas de combustível de álcool ele é hidratado (com água) ou seja, o álcool é o combustível mais simples de adulteração pq é só o cara decidir abrir mais a torneira e pronto, vc terá álcool hiper-hidratado no seu tanque.
Junte isso a um Flex tabajara e a receita de mer... está feita.
Abs.
Marco,
Alteração de combustível é assunto pra mais de metro. Nada impede de numa emergência rodar até com absinto, mas se a idéia é fazer substituição pensando em médio ou longo prazo convém se precaver de possíveis complicações, além do que uma conversão bem feita tem que ser vista como investimento e não como despesa, e pra não ficar no genérico vou fazer uso das suas colocações.
"instalei um modulo flex"
Antes de mais nada, o nome é bonito, mas de flex estes módulos não tem nada, porque a única coisa que fazem é aumentar o tempo de injeção na base da porcentagem. Primeiro a ECU faz a leitura de "n" sensores, e em função desta leitura aplica polinômios, tabelas e o escambau, tudo isso levando em conta a gasolina como combustível, o que resulta no tempo de injeção e tempo de ignição para o próximo ciclo do motor. Daí aparece o módulo flex que simplesmente faz a leitura deste tempo e adiciona X% de acréscimo no tempo de injeção, onde X pode ser uma proporção fixa ou variável, ao gosto do freguês mas não ao gosto do motor, porque pra isso haveria a necessidade de monitorar "n" sensores, aplicar polinômios, tabelas e também o escambau, tendo o álcool como referência.
Tudo bem, desta forma o motor funciona e o refinamento da ECU manda lembranças, só que o álcool é um combustível com propriedades bem distintas da gasolina, onde capacidade energética por volume é apenas uma delas. A outra bem distinta é o tempo de queima, e sem a devida alteração no tempo de ignição, tanto a potência quanto economia e controle na emissão de poluentes também dizem adeus para o dono do carro, e nesta situação quem geralmente abre o bico é o catalisador (que de acordo com alguém aqui da lista e só de acordo com ele, pode ser substituído por uma "bananinha ôca" :-) ).
OK, queimar álcool com tempo de ignição pra gasolina não ocasiona danos imediatos ao motor, apenas pro bolso e pro nariz, mas os injetores de combustível são eleitos em função do tipo de combustível, onde a propriedade que interessa (neste caso) é a vazão, e aí a porca pode entortar o rabo, porque com o motor em alta carga (alto consumo) se os injetores originais estiverem próximos ao seu limite de vazão não terão como aumentar o débito em X% (onde X é algo em torno de 30%), o que resultará em mistura pobre, justamente na situação em que motor mais precisa de alimento. E mistura pobre em alta carga, além de diminuir a potência aumenta a temperatura da câmara, e aí quem pode mandar lembranças é o diabo, que poderá levar para o mármore do inferno o cabeçote, pistões, ou no mínimo a junta.
Quer "flexibilizar" o motor? Tudo bem, tenha certeza de que na píor das hipóteses os injetores não permanecerão abertos em mais de 80% do tempo (tempo por ciclo em relação à máxima RPM) e faça uso de algo que incremente proporcionalmente o tempo de injeção com a devida correção do avanço de ignição.
O mínimo tem que levar em conta estes três itens. O ideal tem que levar em conta também a taxa de compressão e o uso de componentes resistentes ao álcool.
"...o funcionamento está 95% tirando umas falhas quando esta frio..."
Percepção percebida :-) na base da subjetividade.
Se é para dar chute dou um chutaço de que, com apenas aumento do débido de combustível, comparado à gasolina o rendimento do motor está lá pelos 70%, se chegar a tanto. E o problema aqui não é tanto a perda de eficiência e sim o que acontece com o álcool mal queimado, dentro e fora do motor.
"...viajo muito e na estrada fez 7,5 km/l..."
Quase duas toneladas impulsionadas por motor beberrão... odômetro aferido? Controle apurado no momento do abastecimento? Sem exagero, pra levar em conta uma verificação sobre consumo haveria a necessidade de observar uns 10 itens, e mesmo assim em alguns milhares de quilometros percorridos, e quanto mais simples for a verificação maior a margem de erro.
"...pelo que vejo o alcool é um combustivel limpo..."
Até a semana passada eu pensava o mesmo sobre outro combustível: leite.
Rapaz, depois dessa de adicionar água oxigenada e soda caustica ao leite eu não duvido de mais nada, e não pense que excesso de água no álcool passa batido, porque não passa. Se o álcool já faz estrago justamente por possuir uma molécula de oxigênio, imagine o potencial de estrago quando diluído em água, que é um solvente universal.
Quando o assunto é álcool combustível, uma coisa que até hoje ainda não encontrei justificativa plausível é sobre o uso de álcool hidratado. Justificativa para o motor e não para os usineiros...
"Oque posso danificar no motor ?"
A resposta é simples: qualquer coisa que esteja entre o bocal de abastecimento e a boca do cano de escape são candidatos em potencial, e se o dano acontecerá ou não depende do grau de proteção ao álcool.
"Vejo que o oleo do motor esta limpo apos 1000km !! diferente da gasolina ."
Não deixa de ser uma vantagem, mas mesmo esta vantagem tem que ser observada com critério, porque o álcool (e eventual impureza miscível em álcool) não será miscível em óleo combustível. Coisa do tipo só é observada depois de algum tempo, via de regra na forma de borra acumulada em regiões do motor sujeitos à variação térmica, e uma das coisas que acentua a presença desta borra é a queima incompleta do álcool.
Mais uma vez, isso não acontece da noite pro dia e depende até da forma com que o carro é utilizado, mas que pode acontecer, isso pode.
"O mecanico sugeriu colocar um aditivo a a cada 4 tanques."
Que tipo de aditivo? Com que finalidade? Porque a cada 4 tanques e não a cada 3 ou 5?
Resposta pra isso deixo pro seu mecânico. :-)
Álcool não deixa de ser uma ótima opção para diminuir gastos em combustível, mas sem os devidos cuidados só existe a impressão de economia, e não a economia de fato.
Sds,
Sukys
muito obrigado Sukis foi extremamente esclarecedor, agora sei dos riscos .
:shock::shock:
HOOOOOOO MESTRE SUKYS....
Suas respostas são como àgua para nossos desidratados minúsculos cérebros...obrigado.:oops:
Agora que vc tem muita educação e paciência ( mais que um monge ) o se tem...haaaa..tem..E VOCÊS POR FAVOR!!..V.T.C.B.D.B.:mrgreen: ( siglas dos velhos tempos...:mrgreen:)
Tá vendo só....vc tira o sarro quando o Sukys pega no meu pé....dessa vez foi sua vez com o lance da bananinha....cuidado, vai que esse apelido pega e vc fica igual ao seu conterrãneo aí que ganhou o de cenorinha...sabe quem é o cara né ? :mrgreen:
Falando 100% sério agora. Que tal listarmos todas as alterações para a alteração do combustível em uma Cherokee de gasolina para álcool. Mesmo que não seja economicamente viável, pelo menos a receita certa permecerá para consulta de todos.
Começando:
- Trabalho de cabeçote para aumento de taxa de compresão.
- Substituição de bomba de combustível e tubulação para modelos resistentes ao álcool.
- Reconfiguração do módulo de injeção para mudanção da largura do pulso de injeção e ponto de ignição (OBS. o ponto de ignição nas Cherokees só podem ser alterados pelo módulo pq o distribuidor é fixo).
E aí ? Com certeza existem mais alterações, alguma sugestão ?
Abs.
Nada dilson....vc não leu direito..o catalisador estoura por conta do uso do combustível ( álcool ou gaso/alcool/solvente)....e acaba com emissão de poluentes....não tira onda não..que a emissão do BEETHOVEM no caburex, tá longe de ser ideal...
Eu só dou um pitaco em substituir o catalizador por uma BANANA por conta de quem tem a sonda lambda antes do catalizador, quem tem sonda depois do catalizador ou no próprio catalizador, tem que infelizmente colocar outro catalizador....tendeu....catalizou...:mrgreen:
Vc não paRa de arrumar problema....PAAAAARRAAAAAAAAAAA!!!!!!:stop::stop:: putz::putz::putz::putz::putz:Citação:
Postado originalmente por [SIZE="3"
Boa saída essa sua...:concordo:....Mas acredite, o Beethoven tá melhor do que vc imagina nessa questão...tenho um analisador de gases aqui no trabalho e já medi...tá bem legal.
É mas não tem jeito...o cat tá lá por uma razão, diminuir poluentes...o motor pode até ficar legal sem o catalizador...mas é errado....mesmo eu odiando a idéia de ter que usar catalizador na Cherokee, vamos acabar sendo obrigados a conviver com eles.
Não assim, é que eu gosto de desafios, vc sabe disso. :concordo:
Mas o fato, possível é, precisamos apenas montar a receita correta. Mesmo que não seja economicamente viável, mas é bom que fique o registro aqui. Temos sempre perguntas do tipo no fórum, mas nunca debatemos isso de forma correta. Essa é a hora, não ?
Abs.
Senhores, Li e reli todo o texto e cheguei a conclusão de que o Alcool é muito prejudicial, :???: ou menos, pouco recomendado, no entanto, E o GNV??? :discordo: Este tipo de combustivel tambem não é prejudicial? Um Abraço.
Mário,
Dá uma lida nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...926#post485926
Lá está tudo sobre o GNV na Cherokee.
Abs.
Olá pessoal
dando uma satisfação sobre a conversão pARA alcool ,já rodei 2500km e por enquanto só alegria , de manha injeto 3 segundos de podium e pega de prima depois so no alcool a minha melhor média foi a 110km 7km/l e a pior em sampa no transito 4km/l ,agora com a ferrada do lula no gas acho que é a melhor opção ,vou continuando como cobaia e sempre serei sincero quanto aos resultados,o modulo que estou usando me custou R$ 500,00 já com a instalação e a partida a frio ,esse modulo injeta 25% a + de combustivel .até a proxima espero continuar no alcool até o encontro de atibaia assim voces poderão ver com os proprios olhos.
Marco, diz aí a sua receita completa. Qual módulo usou, onde instalou...e até fotos (do reservatório)...pra gente ter uma idéia como ficou.
É legal ter os relatos por aqui pra fomentar a discução saudável da coisa.
Abs.