Tenho uma XJ 98 e o ar-condicionado funciona beleza, mas após algum tempo de uso (+- 1 hora), especialmente em estradas, ele vai perdendo "a força". Na verdade ele vai perdendo a eficiência de refrigeração e a ventilação fica como "bloqueada".
Já levei em alguns "especialistas" e o que diagnosticou melhor (eu acho) disse que era o interruptor de baixa pressão, que é uma valvula que fica acima do condensador, que não esta funcionando. Com isso, o compressor não é desacoplado quando baixa a temperatura, e vai criando gelo no evaporador até bloquear o ar.
O problema é que para colocar um interruptor nacional (parece que o do ecaesport serve) tem que cortar a fiação e trocar o plug. Alguem sabe dizer se essa é a melhor solução?
Valeu galera!
Tenha cuidado e principalmente certeza que o problema é mesmo isto, antes de fazer adaptações.
Já aconteceu exatamente isto com um carro aqui de casa, troquei esta valvula, melhorou por uns 2 meses e o problema voltou a acontecer como antes na primeira estrada que peguei.
O fato de acontecer em estradas é exatamente por estar com A/C ligado por um tempo maior.
Fui em varias casas de A/C aqui em BH sem sucesso, vendi o carro sem resolver isto.
Tenha cuidado e principalmente certeza que o problema é mesmo isto, antes de fazer adaptações.
Já aconteceu exatamente isto com um carro aqui de casa, troquei esta valvula, melhorou por uns 2 meses e o problema voltou a acontecer como antes na primeira estrada que peguei.
O fato de acontecer em estradas é exatamente por estar com A/C ligado por um tempo maior.
Fui em varias casas de A/C aqui em BH sem sucesso, vendi o carro sem resolver isto.
Essa é a bronca.
Já que é pra testar, queria colocar uma valvula original (sem ter que trocar o conector). Mas tá complicado.....
Tb tenho esse problema nas estradas... Boa solução essa da válvula.
Tem fotos?
Abs
Olha a foto aí! Ela fica em cima do acumulador. O problema para troca é que encontrei a rosca equivalente, mas o conetor elétrico não. A pressão de trabalho parece que é padrão.
Ola pessoal, faz uma semana que comprei uma cherokke 98 5.9, fiz uma viajem de 3 horas e também notei que o ar bloqueava após uns 80 km, era como se os ventiladores não estivessen girando, porém o problema foi resolvido com a troca de alguns fusiveis e um reparo na fixação da caixa de fusiveis.
Resolvido o problema do ar que, em certas ocasiões "sumia" do sistema de ventilação do ar condicionado.
Fazendo um breve histórico. O ar em certas ocasiões (quando se aumentava a velocidade do veículo) não saia pela saída de ar normal do ar condicionado.
Notei que ele saia pela ventilação do desembaçador do parabrisas.
Fui em um local especializado em ar condicionado e o pronto diagnóstico do mecânico foi a tal da válvula de vacuo. Me indicou comprar uma de gol ou de santana na concessionária (que é próxima). Comprei a do santana 2000.
Comprada a peça ele instalou na saída da válvula original da cherokee, que ele não removeu. Logo fiz os testes e...
Resultado, problema resolvido!
Preço: R$ 14,00 da válvula.
O mecânico nem cobrou!! mas eu lhe paguei R$ 10,00,julguei justo, pelo diagnóstico, pelo serviço, e pedaço de mangueira que ele utilizou, então temos R$ 24 (ui..).
Resolvido o problema do ar que, em certas ocasiões "sumia" do sistema de ventilação do ar condicionado.
Fazendo um breve histórico. O ar em certas ocasiões (quando se aumentava a velocidade do veículo) não saia pela saída de ar normal do ar condicionado.
Notei que ele saia pela ventilação do desembaçador do parabrisas.
Fui em um local especializado em ar condicionado e o pronto diagnóstico do mecânico foi a tal da válvula de vacuo. Me indicou comprar uma de gol ou de santana na concessionária (que é próxima). Comprei a do santana 2000.
Comprada a peça ele instalou na saída da válvula original da cherokee, que ele não removeu. Logo fiz os testes e...
Resultado, problema resolvido!
Preço: R$ 14,00 da válvula.
O mecânico nem cobrou!! mas eu lhe paguei R$ 10,00,julguei justo, pelo diagnóstico, pelo serviço, e pedaço de mangueira que ele utilizou, então temos R$ 24 (ui..).
Tenho uma XJ 98 e o ar-condicionado funciona beleza, mas após algum tempo de uso (+- 1 hora), especialmente em estradas, ele vai perdendo "a força". Na verdade ele vai perdendo a eficiência de refrigeração e a ventilação fica como "bloqueada".
Já levei em alguns "especialistas" e o que diagnosticou melhor (eu acho) disse que era o interruptor de baixa pressão, que é uma valvula que fica acima do condensador, que não esta funcionando. Com isso, o compressor não é desacoplado quando baixa a temperatura, e vai criando gelo no evaporador até bloquear o ar.
O problema é que para colocar um interruptor nacional (parece que o do ecaesport serve) tem que cortar a fiação e trocar o plug. Alguem sabe dizer se essa é a melhor solução?
Valeu galera!
Tenho esse mesmo problema, o "especialista" deu diagnóstico parecido, mas não encontro a peça. A autorizada diz que não é nada disso e que não tem essa peça, mas que ela não dá problema e que o ar está legal!!! O defeito acontece na estrada, após uns 45 min, o ar aparentemente esquenta, mas fica pingando (acho que alguma coisa congela), embaixo do porta-luvas.
Alguém conhece essa peça, ou sabe onde vende, se alguém importa, coisa e tal?
Olá, quando comprei minha 2ª cherokee sport ela apresentava este defeito e fui atras e descobri que ela não possui filtro anti-polen, com a circulação externa, puxa ar sujo e deixa o evaporador intupido, logo o ar que passa fica restrito com poucos minutos de uso o evaporador congela e não passa mais ar. Solução Desmontar o painel p/ retirar o evaporador e limpar as colmeias do mesmo remontar e voltar a ter ar-condicionado gelando e muito, o tempo todo! Abs.