Já tive uma limited 4.7 2009, estou a procura de uma 2014/2015 com procedência, mas não está muito fácil, estava com medo de pegar a diesel por causa de muitos comentários negativos que o motor quebra fácil etc. Mas lendo esse tópico esclareceu bastante. Meu uso é misto 600km mensais na estrada e talvez uns 500km na cidade. Neste cenário será que compensa pegar a diesel ou a gasolina tem melhor custo/benefício?
Eu estou aqui fazendo a mesma ponderação, rs.
Pelo o que eu to vendo, tudo vai depender de colocar as coisas no lápis e fazer as contas.
A limited 2014 está em torno de 111k (webmotors em SP) e a Diesel 2014 mais barata 140K (sem considerar procedência, apenas vendo os anúncios).
Se conseguir pegar a vista o carro, acho que vale a pena ir direto na diesel, pois não tem os valores de parcela do financiamento que vc precisa considerar. Se não for o caso, é bom tentar ver o custo mês a mês que tem nos dois cenários.
Eu vou te dar o exemplo da minha "dor" e das contas que estou fazendo para tomar a minha decisão:
Pelo exemplo acima, a GC a gasosa está cerca de 29K mais barata. Embora você gaste menos com combustível no mês usando a diesel, você tem uma parcela maior pra pagar no financiamento (que com os juros, deixam o valor bem salgado). O seguro e o licenciamento/ipva são mais caros também. Então, você precisa pegar os custos agregados e colocar na ponta do lapis e fazer os cálculos de quanto seria seu custo com o carro a gasolina por mês e quanto seria o custo da opção a diesel.
Como você tem bastante trecho urbano (500km em cidade é bastante coisa), pode ser que o diesel ainda mais que seja mais caro, compense no final das contas.
No MEU caso, no meu uso pretendido, eu estou na dúvida pois o custo a longo prazo de ter uma diesel seria mais caro do que ter uma opção a gasolina. Pra mim a rodagem seria basicamente estrada.
Agora pra você sugiro colocar todos os custos esperados e fazer como se fossem mês a mês e veja qual é o seu gasto final. Se tiver duvidas de consumo, eu uso o Combustivel.app - Consulta o consumo de combustiveis dos carros pra ter uma base (não é exato, mas creio que seja o registro informado pela montadora).
Já tive uma limited 4.7 2009, estou a procura de uma 2014/2015 com procedência, mas não está muito fácil, estava com medo de pegar a diesel por causa de muitos comentários negativos que o motor quebra fácil etc. Mas lendo esse tópico esclareceu bastante. Meu uso é misto 600km mensais na estrada e talvez uns 500km na cidade. Neste cenário será que compensa pegar a diesel ou a gasolina tem melhor custo/benefício?
Motor quebra fácil?... afff
As Cherokas diesel 2008 a 2010 possuem o motor Mercedes Benz OM642 que dispensa comentários... eu tive uma 2009 e só vendi por causa da suspensão dianteira que não suporta um off road mais intenso... senão estaria com ela até hoje. Vendi para um amigo por 70 mangos, hoje ela vale 80.
Em relação ao motor diesel das WK2 (atual geração), trata-se de VM Motori 3.0 com 240cv e 56 kg de torque, tem virabrequim de aço forjado, bem diferente do 3.0 das Disco e Range Rover. Inclusive este é o mesmo motor nas RAM 1500 nos EUA... um sucesso absoluto.
Meus caros, para compensar uma viatura diesel, tem que rodar muito para tirar a diferença do investimento no combustível.
Se vc rodar 3.000Km por mês no diesel (5 reais o litro), vai gastar R$ 1.500,00 reais (300 litros - 10km/l)... se for na gasosa (7 reais o litro), vai gastar R$ 4.200,00 (600 litros - 5km/l). No final do mês a economia no diesel será de R$ 2.700,00. Num ano a economia será bem interessante: R$ 32.400,00.
Além da economia, o diesel te proporciona um maior torque e uma impressionante autonomia superior a 1.000 nas Cherokas com câmbio de 8 marchas a partir de 2014.
A minha Cheroka é 2013, completou 100.000km há pouco tempo... agora é que tá amaciando... o motor 3.0 empurra as 2,5 toneladas sem dificuldade, anda pra KCT, chega nos 200Km/h fácil, faz de 0-100 em míseros 8 segundos... Amarok V6 sofre para acompanhar e ainda bebe o dobro da Cheroka.
Só para esclarecer, eu não fico castigando o carro, só ando na tranquilidade dos 110 a 130 Km/h mantendo sempre o giro abaixo de 3.000 rpm.
Carro TOP, muito TOP mesmo... sem falar nos inúmeros itens de conforto e segurança que a viatura oferece (4x4 integral com 5 modos de tração + reduzida, controle de descida, aquecimento em todos os bancos, teto solar nas 2013 e 2018 em diante, 6 air bagas, etc, etc, etc... não saio da linha Grand Cherokee por nada, pois é o SUV diesel grande com a melhor relação custo-benefício do mercado.
Encontrei uma GC CRD 2013 num valor que eu consigo comprar, com 130k KM rodados.
Eu fui la ver o carro e parece que está tudo ok com ele. Mas no visual. O carro é de leilão, pequena monta e entendo os riscos, mas queria aproveitar a oportunidade.
Vou pedir ao dono do carro que leve numa oficina especializada para avaliar se o carro está ok na parte de motor e estrutura, porém gostaria de saber o que deveria ter sido feito de troca até os 130k rodados e pelo tempo também.
Além das trocas de óleo, amortecedores e freios, o que eu deveria ficar de olho se foi trocado? Poderiam me guiar em relação ao manual, recalls e problemas crônicos que o veículo nessa condição já deveria ter sido tratado?
Encontrei uma GC CRD 2013 num valor que eu consigo comprar, com 130k KM rodados.
Eu fui la ver o carro e parece que está tudo ok com ele. Mas no visual. O carro é de leilão, pequena monta e entendo os riscos, mas queria aproveitar a oportunidade.
Vou pedir ao dono do carro que leve numa oficina especializada para avaliar se o carro está ok na parte de motor e estrutura, porém gostaria de saber o que deveria ter sido feito de troca até os 130k rodados e pelo tempo também.
Além das trocas de óleo, amortecedores e freios, o que eu deveria ficar de olho se foi trocado? Poderiam me guiar em relação ao manual, recalls e problemas crônicos que o veículo nessa condição já deveria ter sido tratado?
Obrigado!
Sugiro verificar se a seguradora irá aceitar segurar este carro e qual % da Fipe (se for 90% está bom para um carro de leilão).
Quanto a manutenção, sugiro substituição de todos os fluidos (incluindo de freio e câmbio), além dos filtros, verificação nos amortecedores, suspensão e freios como você falou. Acho que este veículo possui corrente e tensor, então supostamente está na km para trocar (se for correia substitua também).
O kit correia do alternador (poly V) é aconselhável substituir também.
Sugiro verificar se a seguradora irá aceitar segurar este carro e qual % da Fipe (se for 90% está bom para um carro de leilão).
Quanto a manutenção, sugiro substituição de todos os fluidos (incluindo de freio e câmbio), além dos filtros, verificação nos amortecedores, suspensão e freios como você falou. Acho que este veículo possui corrente e tensor, então supostamente está na km para trocar (se for correia substitua também).
O kit correia do alternador (poly V) é aconselhável substituir também.
Perfeita a sugestão. Se a seguradora aceitar fazer o seguro, pode comprar.
Sugiro verificar se a seguradora irá aceitar segurar este carro e qual % da Fipe (se for 90% está bom para um carro de leilão).
Quanto a manutenção, sugiro substituição de todos os fluidos (incluindo de freio e câmbio), além dos filtros, verificação nos amortecedores, suspensão e freios como você falou. Acho que este veículo possui corrente e tensor, então supostamente está na km para trocar (se for correia substitua também).
O kit correia do alternador (poly V) é aconselhável substituir também.
A seguradora pegou 100% da fipe, mas por um custo de 5k por ano. Somado aos 5k do IPVA, e as prováveis manutenções que terei, acho que o custo fica muito elevado pro meu cacife, kkkk.