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  • #1



    Caro Gilberto, não o Gil, mas o Jipeiro

    Permita-me sugerir o seguinte, se é que você já não tentou:

    Desconecte o sensor de O2 que fica antes do catalisador, fica no tubo de escapamento na vertical, perto do coletor; o acesso fica pela frente do lado esquerdo da viatura; deixe deconectado, e teste.

    Nem ligue se a luz do Engine Check acender no painel.

    Ainda hoje passo como testar o sensor de O2.

  • #2
    Antes de qualquer coisa, o que apresento a seguir, é fruto de minhas pesquisas pessoais sobre o funcionamento e controle do motor da Cherokee Sport 1997, o que significa que não se trata, de forma alguma, de conceitos e soluções definitivas, podendo, inclusive, como tem sido comum em meus relatos, ocorrerem revisões para ajustar e aprimorar as informações.

    Neste ponto, agradeço pessoal e publicamente ao Wallace e ao Marcelo Carvalhal, , sem desprezar todos os outros colegas de fórum, , que têm me ajudado a aprimorar não só o conhecimento sobre Cherokee Sport, mas também os prórpios conceitos de mecânica e eletrônica embarcada.

    SENSOR DE OXIGÊNIO PARA CHEROKEE SPORT 1997

    O sensor de Oxigênio, O2, está localizado no sistema de escapamento. Na Cherokee Sport 1997 existem 2 sensores; um fica no tubo de escapamento, parte vertical, logo após o coletor fixo ao motor, e o outro fica no próprio corpo do catalisador, na parte posterior.

    Um sensor de O2 tem por função fornecer ao módulo de controle do motor um sinal de tensão (voltagem), que varia conforme a presença de oxigênio no gás de escapamento.

    O módulo usa essa informação (sinal da variação de tensão) para ajustar a relação combustível/ar na mistura proporcionada pela ação dos bicos injetores.

    Um sensor de O2 deve gerar uma variação de tensão entre 0 e 1 volt (V), e tem uma vida útil esperada de mais de 100.000 km. Não é possível fazer alguma manutenção no sensor, portanto, se tiver algum problema deve ser trocado.

    O sinal de tensão é maior, quanto mais rica for a mistura, sendo que, na média, a tensão fica por volta de 900 mV; quando a mistura for pobre, a tensão é de 100 mV ou menos.

    Existem 2 tipos de sensores, com e sem sistema de aquecimento; o primeiro, em geral, tem apenas 1 fio no chicote, e o segundo, 4 fios. Em qualquer situação, não geram tensão quando frios, e, quando aquecidos, há queda na impedância, produzindo corrente elétrica de baixa intensidade.

    Para testar um sensor de O2 sem aquecimento, pode-se usar o seguinte roteiro:

    1. usar um voltímetro digital de alta impedância, com escala ampla para uma faixa entre 100 e 1000 mV;
    2. aquecer o motor na temperatura normal de funcionamento;
    3. desconectar o sensor do chicote;
    4. colocar a sonda positiva do voltímetro no fio do sensor, e a sonda negativa no “terra”;
    5. ligar o motor, e medir a tensão gerada, que deve variar entre 100 e 1000 mV;
    6. se não variar, é que o sensor está danificado, devendo ser trocado.

    Para testar um sensor de O2 com aquecimento, usar o roteiro:

    1. usar um ohmímetro digital, com escala ampla para a faixa de até 10 ohms;
    2. com o motor frio mesmo, desconcetar o sensor;
    3. “fechar” as sondas do ohmímetro nos fios brancos do terminal do sensor;
    4. a leitura deve ser entre 5 e 7 ohms;
    5. se a leitura estiver muito acima ou infinito (circuito aberto), o sensor está danificado devendo ser trocado.

    Estas indicações, foram obtidas do Haynes Repair Manual para o Jeep Cherokee, e fiz, pessoalmente, o teste de sensor com aquecimento na minha Cherokee, que indicou que o sensor estava danificado (leitura infinita para a impedância).

    Pelo que pesquisei, um sensor de O2 com aquecimento, funciona da mesma forma e nas mesmas faixas de impedância, portanto, em tese, são intercambiáveis os sensores de qualquer carro; apenas, deve variar a forma física e os conectores.

    Um sensor de O2 original da Cherokee Sport 1997 custa R$ 980,00, em São Paulo; um possivelmente equivalente da Ford custa R$ 230,00.

    Pode-se, alternativamente, testar no próprio carro, ai, tem que no momento em que aparecer os sintomas do defeito, desconectar o sensor (apenas o conector), nem precisa retirar o sensor do escapamento, e verificar se o motor volta a funcionar normalmente. Obviamente, este é um teste infalível.

    Outra coisa que aprendi nestas pesquisas, é que sensor de O2 tira o sono de muita gente no mundo inteiro.

    Boa sorte!!!

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    PARABÉNS LUÍS........................................


    Ainda acho que se tivesse só trocado resolveria o problema




    []"s preocupado com a saude mental do colega
    Marcelo Carvalhal
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    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #4
    Luis

    Moro na Bahia, mas graças a deus nao sou gil como aquela figura nefasta

    na minha Sport tirei o calalizador a uns 2 anos ja que o mesmo quebrou a ceramica e fazia um barulho insuportavel. coloquei um escape praticamente direto com um abafador grande de 2 pol.

    estas modificaçoes influemciariam na vida do sensor ? ( andei um bom tempo sem problemas)

  • #5
    Gilberto

    Não encontrei informação alguma sobre a influência da falta de catalisador e a vida útil do sensor de O2; arriscaria a dizer que embora pertencentes ao mesmo sistema, a sonda, em si, não seria prejudicada pela falta do catalisador.

    Já fez o teste?

  • #6
    sem o catalizador o carro ficou bem melhor. Vou deixar assim enquanto a inspeçao veicular nao chegar por aqui

    Farei oteste este fim de semana pois tenho que andar ate dar o defeito na rodovia

  • #7
    Gilbertojipeiro38,

    Muita gente diz que tirar o catalisador melhora, mas tenho para mim, que só melhora em alta, pois em baixa há uma maior descompressão nos cilindros, provocando perda de torque. Esse sintoma em motores de 16 válulas é bem marcante, pois normalmente já são ruins em baixa.

    Como a Sport tem bom torque, isso nem deve ser sentido, e em alta deve melhorar o "flow".

    Outra coisa, como já sugeriu o Marcelo Carvalhal, não custa, se der o defeito, verificar o sensor de temperatura que fica na tampa da válvula termostática. Ai, é desconectar e ver se o funcionamento do motor volta ao normal.

    Se quiser fazer uma medição no sensor de temperatura é bem mais fácil, basta medir a resistência, que a frio deve ser na faixa de 7000 Ohms ou mais, e a quente 1000 Ohms ou menos.

    O sensor de temperatura modifica um sinal de tensão "lido" pelo módulo, que usa os valores para controlar a mistura, o avanço eletrônico da ignição e a ação da válvulo EGR.

    Boa sorte nos testes.

  • #8

    Leigo torrando a paciência



    Só pra constar.......tô muito satisfeito por não haver mais Cherocas Sport com defeito

    E também pro tema não mudar de página

    Abraços.............

  • #9
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    Pessoal,

    Depois de 1200Km sem defeitos, meu carro voltou a dar problema. Desta vez, passando o auto-diagnóstico deu código 17 (engine running too cold). Alguém me ajuda a identificar???

    Obrigado

  • #10
    Ai Marcelo, pensou que tinha acabado, hein?

    Que tal testar o sensor de temperatura, sob expressa recomendação do Marcelo Carvalhal?

    Dê uma olhada na mensagem que respondi ao Gilberto, o Jipeiro.

    Conte, os sintomas são os mesmos? Falhação de motor? ou só a luz acende?

    Se o motor tá frio, veja o circuito de arrefecimento (em outra mensagem, não lembro onde foi, o Marcelo Carvalhal deu uma aula sobre isso), e, principalmente a válvula termostática. Uma coisa sei, melhor frio do que "quente".

  • #11



    ai, ai , ai..............foi só abrir a boca e começou de novo............

  • #12
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    Oi Luis,

    Achou que não íamos mais nos falar, né???

    Eu tenho acompanhado as discussões mas não tenho feito comentários pois achava que tinha resolvido...mas agora o problema voltou...

    Os sintomas são exatamente os mesmos...motor falha após subir serra ou seja:- após "trabalhar forte" e voltar ao normal...

    O que descobri desta vez é que se parar o carro por alguns segundos ele engasga, treme, pipoca e fica bom sozinho...

    Vou ver o sensor de temperatura pois o maldito código 21 não está mais aparecendo logo penso não haver problemas com as sondas

    Abraços

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