Neste ponto, agradeço pessoal e publicamente ao Wallace e ao Marcelo Carvalhal,





SENSOR DE OXIGÊNIO PARA CHEROKEE SPORT 1997
O sensor de Oxigênio, O2, está localizado no sistema de escapamento. Na Cherokee Sport 1997 existem 2 sensores; um fica no tubo de escapamento, parte vertical, logo após o coletor fixo ao motor, e o outro fica no próprio corpo do catalisador, na parte posterior.
Um sensor de O2 tem por função fornecer ao módulo de controle do motor um sinal de tensão (voltagem), que varia conforme a presença de oxigênio no gás de escapamento.
O módulo usa essa informação (sinal da variação de tensão) para ajustar a relação combustível/ar na mistura proporcionada pela ação dos bicos injetores.
Um sensor de O2 deve gerar uma variação de tensão entre 0 e 1 volt (V), e tem uma vida útil esperada de mais de 100.000 km. Não é possível fazer alguma manutenção no sensor, portanto, se tiver algum problema deve ser trocado.
O sinal de tensão é maior, quanto mais rica for a mistura, sendo que, na média, a tensão fica por volta de 900 mV; quando a mistura for pobre, a tensão é de 100 mV ou menos.
Existem 2 tipos de sensores, com e sem sistema de aquecimento; o primeiro, em geral, tem apenas 1 fio no chicote, e o segundo, 4 fios. Em qualquer situação, não geram tensão quando frios, e, quando aquecidos, há queda na impedância, produzindo corrente elétrica de baixa intensidade.
Para testar um sensor de O2 sem aquecimento, pode-se usar o seguinte roteiro:
1. usar um voltímetro digital de alta impedância, com escala ampla para uma faixa entre 100 e 1000 mV;
2. aquecer o motor na temperatura normal de funcionamento;
3. desconectar o sensor do chicote;
4. colocar a sonda positiva do voltímetro no fio do sensor, e a sonda negativa no “terra”;
5. ligar o motor, e medir a tensão gerada, que deve variar entre 100 e 1000 mV;
6. se não variar, é que o sensor está danificado, devendo ser trocado.
Para testar um sensor de O2 com aquecimento, usar o roteiro:
1. usar um ohmímetro digital, com escala ampla para a faixa de até 10 ohms;
2. com o motor frio mesmo, desconcetar o sensor;
3. “fechar” as sondas do ohmímetro nos fios brancos do terminal do sensor;
4. a leitura deve ser entre 5 e 7 ohms;
5. se a leitura estiver muito acima ou infinito (circuito aberto), o sensor está danificado devendo ser trocado.
Estas indicações, foram obtidas do Haynes Repair Manual para o Jeep Cherokee, e fiz, pessoalmente, o teste de sensor com aquecimento na minha Cherokee, que indicou que o sensor estava danificado (leitura infinita para a impedância).
Pelo que pesquisei, um sensor de O2 com aquecimento, funciona da mesma forma e nas mesmas faixas de impedância, portanto, em tese, são intercambiáveis os sensores de qualquer carro; apenas, deve variar a forma física e os conectores.
Um sensor de O2 original da Cherokee Sport 1997 custa R$ 980,00, em São Paulo; um possivelmente equivalente da Ford custa R$ 230,00.
Pode-se, alternativamente, testar no próprio carro, ai, tem que no momento em que aparecer os sintomas do defeito, desconectar o sensor (apenas o conector), nem precisa retirar o sensor do escapamento, e verificar se o motor volta a funcionar normalmente. Obviamente, este é um teste infalível.
Outra coisa que aprendi nestas pesquisas, é que sensor de O2 tira o sono de muita gente no mundo inteiro.
Boa sorte!!!