-
Problemas com Cherokee 97/97,
Os sintomas que vc descreveu, levam a crer que o problema seja no sensor de O2 ( Sonda Lambda) que na Sport são 02, um antes do catalisador e outro apos. O que acontece é que o fio que leva aquecimento ao sensor ( ele é aquecido eletricamente) deve estar partido , normalmente isto pode acontecer em um conector próximo ao distribuidor ( conector grande multivias). Este veículo possui auto diagnóstico e é muito simples de ser acionado e tem sua leitura no proprio display do painel. para ler os código é simples, basta ligar e desligar a chave de ignição sem dar partida por 03 vezes e em menos de 5 segundos, terminando na posição " On" ou seja On-off,On-off,On-off, ON ! Apos isto comecara a ser " displayado" o código de erro, que se não me engano deverá ser 21 2 + 1 ," Falha no circuito de aquecimento do sensor de O2" aih é só seguir com muito cuidado a fiação e ver onde ela esta partida..... a sequencia seria 21 e para finalizar 55. Veja neste site http://autorepair.about.com/cs/troub...l_dtcs_87a.htm
a lista de códigos. Detalhe só se aplica a cherokee sport ate 1998 se não me engano.
Boa sorte.
-
Bom, com a troca do servidor do Fórum, perdemos as mensagens de hoje, 06/04, mas não tem importância.
Apenas, resumindo, temos em pendência a questão dos solenóides da transmissão automática, que estamos pesquisando como causa das falhas das Cherokees minha, do Chris e do Marcelo.
O Chris está com a transmissão aberta, e ia trocar os solenóides. Estamos aguardando o resultado.
Em relação ao comentário sobre o sensor, descobrimos que a sonda lambda trabalha a quente, mas o aquecimento vem do próprio gás de escapamento, pois a temperatura é de 315 C (600 F). A fiação tem a função de levar o sinal da variação de tensão gerada pelo sensor, que deve ser "lida" pelo módulo de controle.
O módulo, se "entende" que a variação de tensão está fora dos padrões, grava o código 21, que se refere não exatamente na questão da temperatura do sensor, mas sim da tensão por ele gerada que estaria fora do normal.
Como é o módulo que recebe o sinal de tensão, pode, eventualmente, haver problemas não no sensor, mas na fiação, que deve passar num teste de continuidade.
É isso, acho que há um grande empenho de muita gente boa e interessada em resolver esse "drama" das Cherokee's.
Don't give up !!!! (Peter Gabriel)
-
Bom meu caro Luis...
Estou em busca da tal solenoide... se tiver alguma dica por favor me avise... Gostaria de 1º colocar uma usada para testar e depois se for o caso comprar uma nova...
Preciso de duas:
1º - 4797-402 ( nº velho ) / 5016120-AA ( nº novo ), solenoide de transmissão, fica no corpo de valvula dentro da tampa de carter da transmissão.
2º - 4797-403 / 5016121-AA , solenoide de transmissão, fica no corpo de valvula dentro da tampa de carter da transmissão.
Bom , se tiver algum canal para as peças eu agradeço...
E tb vou precisar de importadores , se tiver algum de confiança e puder me passar tb agradeço...
Quantos pedidos !!! rsrs
Valeu...
Abçs.. Chris...
-
Chris,
pelo que pesquisei essas peças, lá na "Gringolândia" custam cerca de US$ 160,00, cada.
Agora, fica a questão, como trazer. Algumas peças, pedi direto e chegou belezinha, mas, certeza absoluta que chega, não tenho não.
Você tentou com alguma especializada em transmissão automática? Em Sampa tem várias, não custa perguntar.
Acho que o Wallace tem condição de trazer as peças, já o consultou?
-
Pessoal,
Ontem fiquei sem receber e-mail (acho que pelo problema que o Luis falou) e não havia visto as novidades!!!
Vou fazer o teste da ignição on off on off etc e ver o que dá...
De qualquer forma consegui uma oficina que tem o scanner pra este carro em minha cidade e vou ver isto amanhã...
Tenho esperanças do defeito do meu carro não ser as solenóides pois quando falha, o motor dá uns "tiros" como se fosse falta de combustível e na minha ignorância penso que no caso do defeito de caixa o motor não falharia.
O que vocês acham???
-
Somente complementando, importei algumas peças e tive um excelente atendimento e preços.
Segue e-mail - contato Sr.Cláudio
claudio@quicksupplies.com.br
-
Marcelo
parece incrível, mas os solenóides podem sim causar um efeito desses, desde um corte, até a parada total do motor.
Bom, isso evidentemente, a partir do que pesquisei a respeito dos tais solenóides, entretanto, fiz uma consulta técnica a um especialista e estou aguardando uma resposta, tomara que venha rápido.
-
Valeu Luis,
Se tiver novidades avisa.
Imprimi há pouco o material no link que o CJ5milk passou e acho que facilita as coisas. Os códigos de erro que aparecem no autodiagnóstico tem correspondência com os que você me passou por e-mail. Talvez nem precise scannear o carro. Pode ser que o defeito apareça no autodiagnostico.
Abraços
-
Pessoal,
Com o autodiagnóstico do carro apareceram alguns defeitos. Não levei nem o carro prá scannear. Estou a princípio acreditando que o problema possa ser o que apareceu. Vejam:
def 12 - Battery power to PCM was disconnected
def 54 - No Cam signal at PCM
def 21 - Oxygen sensor circuit
def 17 - Engine running too cool
def 55 - Completion of fault code display
Segundo o mecânico os códigos 12 e 54 não são defeitos. Apenas porque o teste é feito com o motor apagado. O cod 17 apareceu provavelmente por ter feito o teste com o motor frio e o 55 indica que acabou o teste.
Quanto ao código 21, testamos o circuito das sondas com uma lâmpada e ele parece OK. Retiramos as duas sondas e a de fio curto estava meio amassada na ponta enquanto que a de fio comprido estava carbonizada. Melhorarmos o amassado e limpamos a outra e colocamos de volta.
Vocês acham que pode ser este o defeito? Seria melhor trocar as sondas? Ou o código 21 significa exclusivamente problema no circuito?
Luis, feito isto fui a um especialista em automático e pedi que ele desse uma olhada no carro. Segundo ele, quando o solenóide está com problema as marchas "demoram" para passar e as vezes dá a impressão de que está patinando. De qualquer forma me deixa saber se no scanner do seu carro apareceu o defeito das solenóides (PO743,753,740,783). Também agendei prá trocar o óleo da caixa na próxima semana.
CJ5milk, valeu mesmo pela ajuda. O defeito scanneado foi extamente o que você descreveu.
Pessoal, obrigado pela ajuda e aguardo os contatos.
Abraços
-
Rodrigues,
Quem é esse especialista em transmissão automática?
É o Renê em Niterói? Se for, já ouvi falar muito bem do cara, q não tem melhor q ele no RJ.
Abraço,
Ary
-
Amigos boa noite,
desculpe mais estive foram uns dias e não pude escrever. Seguinte existem vários tipos de sensores de O2 ( Sonda Lambda) o da Cherokee Sport é aquecido , ou seja ele tem uma resistencia interna que o aquece , afim de proporcionar estabilidade no valor gerado para a leitura pelo módulo, já que este valor é muito pequeno , da ordem de milivolts . Já envie o link para vcs com a lista de códigos. Nesta versão o teste ON -OFF , ON -OFF , ON -OFF , ON dara a mesma leitura do scanner.
Se aparecer o códiogo 21, podem ter certeza que a sonda não esta recebendo esta tensão ( 12Volts) , é muito fácil ver isto, masi o primeiro conselho desligar a bateria e os 03 conectores do modulo de injeção afim de evitar algum problema, e depois é só vir seguindo a fiação com um multimetro para ver continuidade. Se for o fio partido, devra aparecer o códiogo 21 duas vezes, visto que as duas sondas ( uma antes do catalizador e a outra apos) não estão recebendo a tensao necessária ao aquecimento. Outro teste que pode ser feito , para diagnosticar se o problema é este, é muito simples, manter o veículo parado depois de aquecido ( 100 Graus no marcador de temperatura) e elevar a rotação do motor para 2500 RPM por 5 minutos até que a sonda seja aquecida pelos gases da descarga e só aih sair com o carro, se o problema sumir... pode procurar ou o fio tá partido em algum ponto ou a sonda ta ruim.... mais é dificil este tipo de sonda pifar...... e mais facil o fiop quebrar juntop ao conector que me referi.
Abcs
-
Só acrescentando uma coisa, os sensores de O2 podem ser testados, após desligadas as fiações, aquecido normalmente o motor, com o motor ligado, e um voltímetro de alta impedância, para faixas de milivolts, medir a tensão com a sonda positiva no sensor e a negativa na massa, se estiver ok, haverá uma oscilação de tensão entre 100 e 1.000 mV. Se não houver oscilação, a sonda está com defeito.
Insistindo, o motor deve estar quente e ligado, quando fizer esse teste.