
Postado originalmente por
arildo eletrecista
Isso mesmo, originalmente o hodometro marca certo, porem o velocímetro marca 5 a 10% para mais, então se voçe coloca o pneu 5 a 10 % maior a velocidade no velocímetro vai diminuir e marcar próximo da velocidade real do gps, porem a km do hodometro que marcava certo também vai diminuir marcando para menos na mesma proporção da aleração pneu/velocímetro/odometro, ou seja ou fica com velocidade marcando errado e odometro certo ou acerta o velocímetro e marca errado no odometro, sim a informação do velocímetro odometro geralmente vem do cambio/roda, e quando se altera a relação final tudo se altera na mesma proporção, quanto maior o pneu menos voltas ele precisa dar p/ rodar 1km por exemplo, consequentemente menos voltas nos semi eixos, diferencial, cambio, velocímetro, odometro, rpm, isso é uma logica bem simples, assim como maior o pneu maior a vida útil dele (tipo aro 13 dura 25.000km, aro 16 dura 70.000km, ou seja quanto maior, menos voltas dão) se não houvesse a diferença 5 a 10% entre odometro e velocímetro seria mais fácil, em partes, ou não, (isso pode ser alterado nos velocímetros mecânicos ou digitais, porem é difícil pacas quem faça isso, trocando engrenagens ou resistências, etc.) parece complicado, mas é bem simples, se seu velocímetro agora esta marcando igual o gps, o odometro estará marcando errado a km p/ menos.