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Convex Datacenter
  • #1561
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    Citação Postado originalmente por Wilsonaa Ver Post
    Amigos , encontrei esta tabela com os modelos das transmissões, tipo e quantidade de fluido a serem usados bem como o intervalo de trocas , nos modelos

    44RE
    MOPAR II
    7,4
    50.000
    46RE
    MOPAR II
    8,7
    50.000
    45RFE
    MOPAR II
    8,5
    50.000
    4R44-E
    MOPAR II
    8,5
    50.000
    Notem que a quantidade não é 11 litros , esta quantidade deve ser usada para uma troca no sistema flushing ou para ir trocando aos poucos , mas a capacidade da transmissao é a que se encontra na tabela .


    segue link da tabela completa

    Tabela Fluídos Hidráulicos | Hidramáticos Gutierres

    T+

    Wilson
    42RH/RE
    MOPAR II
    6,5
    50.000

    Não pode ta certo,eu consegui tirar 7 litros da minha.

  • #1562
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Essa tabela aí parece ser mais antiga que calcinha da minha avó. Só pra constar, o "MOPAR II" que eles recomendam aí era o ATF+2, que virou ATF+3 e hoje é o ATF+4. E as medidas de litragem de óleo estão todas trocadas, as das caixas de XJ e Dakotas por exemplo tem algumas medidas certas e algumas erradas, provavelmente as das ZJs estão erradas também.

    Valeu a intenção Wilson, mas essa tabela aí é capaz de criar mais confusão ainda por aqui hehe

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  • #1563
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    André:

    Qual o câmbio da XJ e qual o óleo correto a ser utilizado?

    Tenho visto muita informação confusa na internet...

    Abraço.
    Alexandro
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  • #1564
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    Vai ai mais uma , alem daquele link , este também esta usando esta tabela " Alfatrans"



    FLUIDOS LUBRIFICANTES - Alfatrans Oficina Especializada em Cambio Automatico

    Sera que tá tudo errado ?

    T+

    Wilson

  • #1565
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    Notem que os links acima são de duas empresas que trabalham com transmissão automática !

    Acredito que esta é a mais confiável ;
    Jeep Grand Cherokee WJ - Transmission service and maintenace

    T+

    Wilson

  • #1566
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    Alex, nas XJs automáticas o câmbio sempre é o AW4 (Aisin-Warner).

    Nas XJs manuais o câmbio era um AX15 ou AX5 ou um NV3550 (parecido com o da S10) dependendo do motor.

    Nas ZJs automáticas o câmbio sempre é um 42RH / 42RE / 44RH / 44RE / 46RH / 46RE..

    Os RH são totalmente hidráulicos e vinham nos modelos mais antigos. Os RE são controlados pela ECU pra ativar overdrive e controlar alguns sensores. Via de regra o modelo do câmbio aumenta com motores mais fortes, tipo, nas ZJs 6 cilindros vinha com o 42RE, nas 5.2 vinha o 44RE, nas 5.9 vinha o 46RE, mas pode variar principalmente nos modelos de exportação.


    Óleo correto, sem exceção:

    XJ automática: Dexron III

    Todos os outros: ATF+3


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  • #1567
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    Wilson, de acordo com o manual, a capacidade aproximada de "dry fill" no caso de preencher a caixa vazia é:

    7 a 8 litros nas XJs com AW4
    8 a 9 litros nas ZJ com 42re
    9 a 10 litros nas ZJ com 44re
    9 a 12 litros nas ZJ com 46re

    Na minha XJ quando faço a troca normal sai uns 4 litros só.

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  • #1568
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    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Um dos problemas do ATF+3 e óleos mais "avançados" é que ele não costuma mudar de cor e não dá cheiro de queimado, como os fluidos mais comuns tipo o Dexron, pra conseguir fazer isso tem que ser MUITO relaxado. Então não dá pra se basear na aparência dele. Fosse nos EUA, podia tirar um pouco do fluido com uma seringa, e na maioria das oficinas boas eles tem equipamento pra testar o cisalhamento do fluido. No Brasil infelizmente não temos essa facilidade até onde eu sei.

    Não sei se vale a pena trocar o óleo todo, se a troca parcial não mudou em nada o comportamento. Se bem que comparado ao gasto de refazer a caixa, é uma tentativa se estiver disposto a gastar um pouco agora pra tirar a dúvida, mas eu não teria muita esperança.
    Antes de abrir, pede na oficina pra andarem com o scanner conectado e ver se ele detecta alguma falha quando acontece o problema, pra tirar a dúvida, mas tudo indica que é decorrente de aquecimento e desgaste excessivo mesmo, até porque esse teu câmbio é todo hidráulico-mecânico, não tem módulo dedicado ou muitos controles eletro-eletrônicos que possam dar problema.

    [ ]'s
    André, mas não existem relés\sensores\cabos e coisas a serem checadas e que possam influenciar nesse problema?
    Vou falar com o mecânico para ver se ele saberia como fazer a troca completa dos 10L de óleo e ver se vai mudar alguma coisa no comportamento do câmbio.

    Na outra resposta tu perguntou..
    "Ela começa a patinar sem trancos, simplesmente parece que começa a escapar a marcha, sobe o giro e não sai do lugar?"
    ela não da trancos, apenas escapa a marcha e sobe o giro.. mas se houvesse trancos teria alguma diferença?

    ATT,
    Lucas.
    -> Cherokee Sport 2010 3.7 V6
    -> Grand Cherokee LIMITED V8 5.2 1998
    -
    > Sandero Expression 1.0 2011
    -> EX Ranger XLT CE V6 1999 :(

  • #1569
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    Esse câmbio não tem controle eletrônico, quando passar o scanner, se tiver problema elétrico, ele vai acusar um dos três, solenóide do conversor de torque, sensor de pressão do óleo ou sensor de velocidade. O resto é tudo mecânico, não aparece no scanner. Se tivesse problema em alguma dessas peças, ou nas regulagens de cintas/cabo/etc ele não ia patinar assim, ia errar a troca das marchas, não fazer a troca, fazer muito tarde, forçar o motor com a overdrive engatada, etc, mas não perder torque como acontece na tua. Pode tentar sim fazer regulagem do cabo kickdown que é fácil; a regulagem das cintas só se faz quando a cinta é nova, depois nunca mais deveria ser necessário até ela desgastar por completo. Se quiser arriscar, o Wilson aqui do fórum tem experiência com isso e pode te passar os valores de torque etc.

    Se desse trancos poderia ser outras coisas indicando problema na troca de marchas, problema nas cintas, regulagens nos cabos, solenóide do conversor de torque dando problema (que é bem comum de acontecer). Mas se ela simplesmente escapa a marcha e sobe o giro como se estivesse pisando na embreagem, não parece ser nenhuma dessas hipóteses e sim desgaste por aquecimento. Digo isso porque quando entra água no câmbio, o material de fricção das cintas se desmancha pois não reage bem com água, e aí como perde totalmente a fricção acontece exatamente isso que tá acontecendo na tua. Por isso acho que é desgaste interno mesmo.

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  • #1570
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    A regulagem das cintas é indicada em casos de uso extremo e deve ser feita no momento da troca de fluido e filtro ou seja na troca completa .
    Trata-se de uma manutenção "preventiva" bastante discutida em fóruns como este ; Transmission Band Adjustment - JeepForum.com


    Não adianta tentar regular depois que a transmissão já apresenta sintomas de desgastes nos discos de embreagem , ou seja começar a patinar como se a marcha desengatasse ou se estivesse pisando na embreagem ,neste caso , só abrindo para ter um diagnostico.

    Estas regulagens são necessárias apenas nos cambios das ZJ , no caso das XJ esta regulagem é automática .
    Sa as cintas não forem reguladas corretamente , voce pode ter o superaquecimento da transmissão e fritar alem das cintas os discos de embreagens junto com a unidade de overdrive , se deixar muito solta as mudanças se tornarao asperas e pode prejudicar outros componentes da transmissão .
    Segue um link com maiores detalhes sobre as regulagens e as transmisoes que necessitam de regulagens
    94+ Ram AT band adjustment

    T+

    Wilson

  • #1571
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    Wilson, como bem disseste, a regulagem das cintas é indicada em casos de uso extremo.

    Alguns fatos:

    - As cintas são projetadas pra serem instaladas na montagem do câmbio, ou seja: Quando o carro é 0km, elas são reguladas na fábrica, ou quando se faz uma reforma completa no câmbio, trocando o kit master, se refaz a regulagem
    - Elas são projetadas pra não necessitarem de regulagem, a idéia é que o desgaste dela acompanhe a vida útil do câmbio
    - As cintas nesses câmbios da Chrysler e Dodge controlam o engate da ré, e a entrada e saída da 2a marcha (troca da 1a pra 2a e da 2a pra 3a)

    Elas não são feitas pra necessitar regulagem a cada troca de óleo, tem um desgaste programado depois de regulado; se ficar apertando e mexendo nas cintas o tempo todo provavelmente vai fazer com que elas se desgastem mais rápido. Aperto excessivo vai fazer com que "coma" o material que é colado na superfície da cinta; muito solta vai fazer com que elas esquentem, provocando aquecimento do óleo, e aí pode acontecer como está o câmbio do amigo Lucas aí.

    Nesse link que enviaste fala algumas dessas coisas que mencionei também.

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  • #1572
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    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    .... e aí pode acontecer como está o câmbio do amigo Lucas aí...

    [ ]'s
    TRUCO !!!

    T+

    Wilson

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